60 ideias de decoração em estilo Boho Chic e ainda muitas dicas para você se inspirar

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 9 minutos

ideias de decoração Boho Chic

Você está em busca de ideias de decoração Boho Chic? Esse estilo, Boho, ou Boêmio é o chamado estilo de espírito livre. Isso porque ele retrata o modo despreocupado de viver dos moradores de uma casa.

Portanto, baseado em cores vibrantes, itens com história pessoal e uma mistura eclética, esse estilo despojado consegue deixar ambientes muito agradáveis. Se você está buscando montar um espaço assim na sua casa, nessa postagem traremos várias ideias para você se inspirar.

Para quem o Boho Chic é perfeito?

Se você é uma pessoa que gosta de levar a vida com liberdade e chegou aqui em busca de um estilo de decoração que espelhe esse seu modo de vida, então, sugerimos também a leitura do texto “Você sabe o que é decoração em estilo Boho?”. Em outras palavras, temos certeza que você vai se identificar de imediato com esse estilo de decorar.

Assim, ancorada em uma globalidade e no enfoque em itens de decoração não convencionais e muito coloridos, a decoração no estilo Boho oferece uma excelente maneira de expressar o individualismo e amor por diferentes culturas em um único cômodo da casa.

Então, se você já domina esse estilo de decorar, deve saber que, além de ser uma mistura eclética, ele é único e personalíssimo. Portanto, você já sabe que não existe uma “receita de bolo” para decorar no estilo Boho.

É por esse motivo que reunimos abaixo ideias criativas de decoração que adotaram esse estilo para você se inspirar, mas não copiar, caso contrário seu cômodo, ou toda a sua casa, com decoração no estilo Boho não vai espelhar o seu modo de vida, mas o modo de vida de quem você copiou. Assim, aproveite ideias de decoração Boho Chic para criar a sua.

Lembrando também que a essência do estilo boêmio de decorar é correr riscos e quebrar as regras da decoração clássica. Se é essa a sua ideia, apostar em uma abordagem aleatória de estilos é muito valiosa para que a estética fique única.

Como ter sucesso com esse estilo?

Conforme dissemos no texto que sugerimos a leitura acima, a chave para alcançar o sucesso no estilo Boho é, a partir de uma base neutra, acrescentar peças e móveis de diversos estilos coletados com a intenção de formar uma sensação eclética, porém coesa e harmônica.

No entanto, essa arte de misturar padrões de objetos, cores, épocas e texturas não é para qualquer um. Antes de iniciar seu projeto esteja ciente que, o resultado final poderá ficará bem exótico e, para algumas pessoas, esquisito. Mas, se esse resultado refletir seu modo de vida, você acertou a mão.

Assim, essa mistura eclética pode conter tapetes orientais, macramé, tapetes kilim, lustres e luminárias de cores fortes, mini árvores em vasos grandes, diferentes espécies de plantas. Enfim, tudo o que você imaginar para criar um ambiente aconchegante e confortável.

ideias de decoração Boho Chic

Descubra tudo sobre decoração Boho Chic

As cores de tons brilhantes e padrões marcantes são as marcas do estilo boêmio de decoração. O uso, algumas vezes até exagerado, de cores, texturas e padrões são o que define sua utilização em um ambiente.

Além disso, esse estilo de decoração também deve incorporar influências culturais de vários países que marcaram a vida do morador em uma harmonia perfeita.

Prefira as cores metálicas, brilhantes e quentes. O estilo Boho não é para pessoas que preferem ambientes sutis e pastéis, mas sim para quem prefere coisas exuberantes e chamativas. Como cores base para o estilo prefira marrons, cinzas e verdes. Use o branco apenas como pano de fundo. Distribua itens com tons vívidos de laranja, azul, vermelho e outras cores quentes.

Estabelecidas suas preferência, então abra o ambiente com tecidos tingidos e padrões originados em vários locais do mundo.

Como chegar a um resultado que você se agrade?

A resposta a essa pergunta é um tanto óbvia, usando apenas itens que sejam do seu agrado. Mas, antes de visitar nossa galeria de imagens de decoração Boho, atente para algumas dicas de como as pessoas que criaram esses espaços chegaram ao resultado que queriam.

A princípio existem duas maneiras de se chegar a esse visual eclético. Assim, uma delas é a forma denominada “ALL IN” (numa tradução livre, de tudo um pouco), na qual há uma mistura de cada padrão, cor e textura que você possa pensar, sem limites para a criatividade e para a ousadia.

No entanto, a outra maneira é a mais sutil. Nessa, aos poucos, você vai adicionando alguns detalhes ecléticos ao cômodo e observando se o efeito dessa adição agradou. Fazendo dessa forma, com a atenção certa a cada detalhe e às cores que você vai optando, o estilo Boho Chic pode ficar muito bom.

Um quarto, por exemplo, com uma paleta de base neutra ou clara e que aos poucos vá recebendo alguns padrões selvagens e gritantes pode ficar ótimo.

No entanto, seja qual for a maneira que você escolher para seu projeto, tenha sempre em mente que os ambientes decorados em estilo Boho buscam alcançar uma sensação aconchegante e convidativa para permanecer. Portanto, quando você observar as fotos de inspiração boêmia que selecionamos, provavelmente perceberá que o único elemento que todas têm em comum é que todas elas parecem convidativas.

Dicas de como criar um ambiente Boho Chic aconchegante
  1. Use e abuse de plantas vivas ou artificiais

Use muitas plantas na decoração, portanto, quanto mais plantas melhor, observe as fotos de ideias, são raros os ambientes sem plantas. Dessa forma, nas ideias de decoração Boho Chic que selecionamos abaixo, você verá muitas plantas.

É claro que plantas vivas são as ideais para aumentar a energia do ambiente e purificar o ar. No entanto, se não houver luz suficiente para plantas de verdade, utilize plantas artificiais, existem hoje plantas artificiais perfeitas.

As plantas sempre trazem aquela vibração de natureza e quebram o clima frio de metrópoles, você pode tanto pendurá-las como colocá-las em vasos no chão. Além disso, trepadeiras que se derramam sobre paredes e móveis deixam o clima perfeito, elas enchem ambientes que parecem vazios.

Além das trepadeiras, os cactos e suculentas, que são resistentes, são especialmente populares na tendência de decoração Boho. Assim, plantas são sinônimo de boas vibrações, isso deixa o ambiente ainda mais aconchegante.

ideias de decoração Boho Chic

  1. Utilize texturas à vontade

Acima de tudo, um detalhe que nunca pode faltar e que também nunca é demais na decoração Boho é a variedade de texturas, você pode adicionar textura a um ambiente de muitas formas. Então, abuse de itens como cestos, filtros dos sonhos, tapeçarias nas paredes, macramê, tapetes de fibra natural. Além disso, são indicados tapetes persas coloridos, almofadas, móveis de madeira, sofás em estilo antigo, obras de arte, livros, terrários e artesanatos coletados em viagens.

Então, comece trazendo vários itens que você imagina usar na decoração do ambiente e mova-os de um lugar para outro. Dessa forma, simule com diferentes disposições e materiais até achar que encontrou o lugar de cada item.

Assim como, distribua esses itens pelo ambiente de uma maneira harmônica. Então, pendure uma tapeçaria, distribua muitos enfeites de viagens sobre os móveis, sobreponha tapetes de estilos diferentes, distribua almofadas tanto sobre o sofá como também pelo chão. Mas, se achar que exagerou, diminua o número de itens.

O estilo Boho Chic praticamente está associado ao maximalismo, mas se um ambiente maximalista não é a sua praia, você ainda assim pode adotar esse estilo em um ambiente mais minimalista.

Os tapetes sobrepostos proporcionam uma oportunidade muito interessante para misturar padrões e cores, além de adicionarem ainda mais textura. Por exemplo, um tapete vintage com um padrão bem colorido e chamativo colocado sobre um tapete de juta de fibra natural ou sisal pode causar um efeito fantástico.

  1. Assentos baixos

Em síntese, a filosofia que orienta a decoração Boho é a de descontração e relaxamento em um ambiente confortável.

Por exemplo, as almofadas espalhadas pelo chão – grande e pequenas -, os pufes e os chaise lounges são os representantes mais populares dessa opção de de assentos baixos. Isso porque eles convidam as pessoas a se sentarem ou deitarem e permanecer por mais tempo.

As almofadas marroquinas, por exemplo, cumprem pelo menos duas funções na decoração Boho, trazer cor e conforto para o ambiente.

  1. Evite usar itens pretos

Sobretudo, a cor preta no estilo Boho Chic deve se limitar a pequenos detalhes. Então, móveis e objetos grandes pretos ou de madeiras escuras deixam o ambiente pesado e formal, contrariando esse estilo.

Portanto, prefira móveis de madeiras claras ou pátinas de tons neutros, ou de cores vibrantes. Isso porque móveis claros proporcionam leveza ao ambiente e funcionam como pano de fundo para as cores brilhantes, padrões e texturas que o ambiente receberá.

Um ou dois itens em cores escuras funcionam para provocar um contraste na decoração, mas sem exagero.

  1. Acrescente itens vintage

Objetos vintage podem se adaptar a quase todos os estilos de decoração, além disso, emprestam um detalhe marcante a todos eles. Nas ideias de decoração Boho Chic abaixo, você poderá ver muitos itens assim.

Móveis antigos de família, como por exemplo, quadros e outros objetos vintage podem ser vistos em quase todos os ambientes Boho Chic.

Portanto, brechós, antiquários e lojas de produtos usados são uma mina de ouro para encontrar esses objetos, e você pode optar por peças de madeira, vime e outros materiais naturais. Além disso, peças metálicas como vasos de latão, castiçais, porta-revistas, cabides, bandejas e outros podem dar um ótimo toque ao ambiente.

Você também pode reciclar objetos que já tem, dessa forma você vai criar uma nova função para eles.

  1. Iluminação

O volume de luz adequado é essencial em qualquer espaço, então isso não depende do estilo de decorar escolhido.

Assim, na decoração Boho prefira luzes de corda, lanternas, lustres modernos, velas, abajures e lâmpadas de leitura. Dessa forma, você pode misturar e combinar vários tipos de fonte de luz.

  1. Abuse da mistura de padrões

Da mesma forma que o estilo Boho exige a mistura de muita textura, a mistura de padrões é essencial para chegar a um resultado satisfatório.

Portanto, escolha uma paleta de cores abrangente e trabalhe dentro dela. Por exemplo, violeta e ouro, ferrugem e marinho. Dessa forma, esse colorido misturado é o que cria o estilo casual do ambiente Boho.

Além disso, procure também criar espaços no ambiente para os olhos “descansarem”. Isso porque, a sobrecarga visual se não for feita com muita maestria pode botar a perder a ideia de deixar o ambiente aconchegante.

Evite o que na decoração é chamado de “muita informação”, então, procure aproximar um tapete muito colorido e chamativo de um móvel com cores menos fortes e chamativas. Um tapete ou quadro com uma grande explosão de cores pendurado atrás deu um sofá ficará mais agradável aos olhos se esse sofá for de uma cor neutra, mesmo que sobre esse sofá haja almofadas coloridas.

  1. Pinte algo de uma cor vibrante

Pinte uma parte das paredes ou um item de uma cor chamativa, uma parede turquesa, uma cadeira pintada de azul vibrante, uma cristaleira amarela, assim como uma coluna laranja. Esses detalhes darão um efeito muito interessante.

Se o item pintado tiver aparência de improvisado ou reaproveitado o efeito é melhor ainda, pois o estilo boêmio reflete justamente esse comportamento relaxado. Nesse sentido, o charme está na não preocupação com o tradicional.

  1. Aromas

O impacto que um aroma causa em um ambiente é inegável. Da mesma forma que as pessoas usam perfume para exalar um cheiro que as caracterize, uma casa com o aroma certo para clima que se quer criar é essencial.

Não há um perfume padrão para chegar ao resultado esperado, então use aromas que você gosta, eles vão transportar a sua personalidade ao espaço.

Em síntese, você pode fazer isso com velas perfumadas, aromatizadores de ambientes, plantas, sachês, incenso, entre outras opções. Assim, as opções de aromas são intermináveis, encontre o que mais combina com a personalidade que você deseja para sua casa.

  1. Distribua no espaço as coisas que você adora

Se decorar um espaço com os itens que amamos e que nos trazem boas lembranças é prazeroso, então, no estilo Boho então, é essencial.

Por exemplo, objetos que de alguma forma contam uma história de coisas especiais que você viveu em suas viagens vão trazer felicidade todos os dias. Portanto, é como olhar para um álbum de fotos.

Conclusão

Por fim, com as dicas acima e as ideias de decoração Boho Chic abaixo, esperamos ajudar você a criar seu próprio estilo.

Seguindo as dicas acima, temos certeza que os espaços criados ficarão com a sua cara e, assim, vão ficar ótimos. Então, se esses espaços parecerem ideais para você, também será para quem você recebe.

Vamos então as ideias para você se inspirar? Então, delicie-se com as fotos de espaços Boho Chic abaixo, pois esses designs são a síntese do estilo Boêmio de ser.

60 ideias de decoração Boho Chic


Leia também:
Móveis para casa de praia: dicas para deixá-la prática e bonita
Inspire-se com esses móveis multifunção, que aproveitam melhor os pequenos espaços
32 ideias de lareiras externas
Móveis para casa de praia: dicas para deixá-la prática e bonita
Descubra seu estilo preferido de decoração e melhore seu bem-estar

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *