60 ideias de decoração em estilo Boho Chic e ainda muitas dicas para você se inspirar

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 8 minutos

O estilo de decoração Boho, ou Boêmio é o chamado estilo de espírito livre, que retrata o modo despreocupado de viver dos moradores de uma casa.

Baseado em cores vibrantes, itens com história pessoal e uma mistura eclética, esse estilo despojado consegue deixar ambientes extremamente agradáveis. Se você está buscando montar um ambiente assim na sua casa, nessa postagem selecionamos várias ideias para você se inspirar.


Se você é uma pessoa que gosta de levar a vida com liberdade e chegou aqui procurando um estilo de decoração que espelhe esse seu modo de vida, mas nunca ouviu falar em Boho Chic, sugerimos também a leitura do texto “Você sabe o que é decoração em estilo Boho?”, que publicamos aqui no blog “Lar, Doce Lar”, temos certeza que você vai se identificar imediatamente com esse estilo de decoração.

Ancorada em uma globalidade e no enfoque em itens de decoração não convencionais e fortemente coloridos, a decoração no estilo Boho oferece uma excelente maneira de expressar o individualismo e amor por diferentes culturas em um único ambiente.

Se você já domina esse estilo de decoração, deve saber que, além de ser uma combinação eclética, ele é único e personalíssimo, portanto não existe uma “receita de bolo” para decorar no estilo Boho.

É por esse motivo que reunimos abaixo ideias criativas de decoração que adotaram esse estilo para você se inspirar, mas não copiar, caso contrário seu ambiente, ou toda a sua casa, com decoração no estilo Boho não vai espelhar o seu modo de vida, mas o modo de vida de quem você copiou.

Lembrando também que a essência do estilo boêmio de decorar é correr riscos e quebrar as regras da decoração clássica. Se é justamente essa a sua ideia, apostar em uma abordagem aleatória de estilos é muito valiosa para que a estética fique única.

Conforme explicamos no texto que sugerimos a leitura acima, a chave para alcançar o sucesso no estilo Boho é, a partir de uma base neutra, acrescentar peças e móveis de diversos estilos coletados intencionalmente para formar uma sensação eclética, porém coesa e harmônica.

Entretanto essa arte de misturar padrões de objetos, cores, épocas e texturas não é para qualquer um. Antes de iniciar seu projeto esteja ciente que, provavelmente, o resultado final ficará bem exótico e, para algumas pessoas esquisito, mas que se esse resultado refletir seu modo de vida, você acertou a mão.

Essa mistura eclética pode conter tapeçarias orientais, macramé, tapetes kilim coloridos, lustres e luminárias de cores extravagantes, mini árvores em vasos grandes, diferentes espécies de plantas (artificiais ou naturais), enfim, tudo o que você imaginar para criar um ambiente aconchegante e confortável.

Descubra tudo sobre decoração Boho Chic

As cores de tons brilhantes e padrões marcantes são as marcas do estilo boêmio de decoração. O uso, algumas vezes até exagerado, de cores, texturas e padrões são o que define sua utilização em um ambiente.

Esse estilo de decoração também deve incorporar influências culturais de vários países que marcaram a vida do morador em uma harmonia perfeita.

Prefira as cores metálicas, brilhantes e quentes. O estilo Boho não é para pessoas que preferem ambientes sutis e pastéis, mas sim para quem prefere coisas exuberantes e chamativas. Como cores base para o estilo prefira marrons, cinzas e verdes. Use o branco apenas como pano de fundo. Distribua itens com tons vívidos de laranja, azul, vermelho e outras cores quentes.

Estabelecidas suas preferência, abra o ambiente com tecidos tingidos e padrões originados em vários locais do mundo.

Como chegar a um resultado que você se agrade?

A resposta a essa pergunta é um tanto óbvia, utilizando apenas itens que sejam do seu agrado. Mas antes de visitar nossa galeria de imagens de decoração Boho abaixo, atente para algumas dicas de como as pessoas que criaram esses ambientes chegaram ao resultado que procuravam.

Existem duas maneiras de se chegar a esse visual eclético, uma delas é a forma denominada “ALL IN” (numa tradução livre, de tudo um pouco), na qual há uma mistura de cada padrão, cor e textura que você possa imaginar, sem limites para a criatividade e para a ousadia.

A outra maneira é a mais sutil, na qual, aos poucos, você vai adicionando alguns detalhes ecléticos ao ambiente e observando se o resultado agradou. Fazendo dessa forma, com a atenção certa a cada detalhe e às cores que você vai escolhendo, o estilo Boho Chic pode ficar super interessante.

Um quarto, por exemplo, com uma paleta de base neutra ou silenciosa e que aos poucos vá recebendo alguns padrões selvagens e gritantes pode ficar muito interessante.

Seja qual for a maneira que você escolher para seu projeto, tenha sempre em mente que os ambientes decorados em estilo Boho buscam alcançar uma sensação aconchegante e convidativa para permanecer. Quando você observar as fotos de inspiração boêmia que selecionamos, provavelmente perceberá que o único elemento que todas têm em comum é que todas elas parecem convidativas.

Dicas de como criar um ambiente Boho Chic aconchegante

  1. Use e abuse de plantas vivas ou artificiais

Utilize muitas plantas na decoração, quanto mais plantas melhor, observe as fotos de ideias, são raros os ambientes sem plantas.

É claro que plantas vivas são as ideais para aumentar a energia do ambiente e purificar o ar, porém, se não houver iluminação suficiente para plantas de verdade, utilize plantas artificiais, existem hoje plantas artificiais perfeitas.

As plantas sempre trazem aquela vibração de natureza e quebram o clima frio de metrópoles. Você pode pendurá-las ou colocá-las em vasos no chão. Trepadeiras que se derramam sobre paredes e móveis deixam o clima perfeito, elas enchem ambientes que parecem vazios.

Além das trepadeiras, os cactos e suculentas, que são resistentes, são especialmente populares na tendência de decoração Boho. Plantas são sinônimo de boas vibrações, isso deixa o ambiente ainda mais aconchegante.

  1. Utilize texturas à vontade

Um detalhe que nunca pode faltar e que também nunca é demais na decoração Boho é a variedade de texturas. Você pode adicionar textura a um ambiente de muitas formas, como por exemplo:

  • Cestos;
  • Filtros dos sonhos;
  • Tapeçarias nas paredes;
  • Macramê;
  • Tapetes de fibra natural, sisal;
  • Tapetes persas coloridos;
  • Almofadas;
  • Móveis de madeira;
  • Sofás em estilo antigo;
  • Obras de arte;
  • Livros;
  • Terrários;
  • Artesanatos coletados em viagens.

Comece trazendo vários itens que você imagina utilizar na decoração do ambiente e mova-os de um lugar para outro, simule com diferentes formas e materiais até achar que encontrou o lugar de cada item.

Distribua esses itens pelo ambiente de uma maneira harmônica. Pendure uma tapeçaria, distribua muitos enfeites de viagens sobre os móveis, sobreponha tapetes de estilos diferentes, distribua almofadas tanto sobre o sofá como também pelo chão. Se achar que exagerou, diminua o número de itens.

O estilo Boho Chic praticamente está associado ao maximalismo, mas se um ambiente maximalista não é a sua praia, você ainda assim pode adotar esse estilo em um ambiente mais minimalista.

Os tapetes sobrepostos proporcionam uma oportunidade muito interessante para misturar padrões e cores, além de adicionarem ainda mais textura. Um tapete vintage com um padrão bem colorido e chamativo colocado sobre um tapete de juta de fibra natural ou sisal pode causar um efeito fantástico.

  1. Assentos baixos

A filosofia que orienta a decoração Boho é a de descontração e relaxamento em um ambiente confortável.

As almofadas espalhadas pelo chão – grande e pequenas -, os pufes e os chaise lounges são os representantes mais populares dessa opção de de assentos baixos, eles convidam as pessoas a se sentarem ou deitarem e permanecer por mais tempo.

As almofadas marroquinas, por exemplo, cumprem pelo menos duas funções na decoração Boho, trazer cor e conforto para o ambiente.

  1. Evite usar itens pretos

A cor preta no estilo decoração Boho Chic deve se limitar a pequenos detalhes. Móveis e objetos grandes predominantemente pretos ou de madeiras escuras deixam o ambiente pesado e formal, contrariando completamente o estilo.

Prefira móveis de madeiras claras ou pátinas de tons neutros, ou de cores vibrantes. Móveis claros proporcionam leveza ao ambiente e funcionam como pano de fundo para as cores brilhantes, padrões e texturas que o ambiente receberá.

Um ou dois itens em cores escuras funcionam para provocar um contraste na decoração, mas sem exagero.

  1. Acrescente itens vintage

Objetos vintage podem se adaptar a praticamente qualquer estilo de decoração e emprestam um detalhe marcante a todos eles.

Móveis antigos de família, quadros e outros objetos vintage podem ser vistos em quase todos os ambientes Boho Chic.

Brechós, antiquários e lojas de produtos usados são uma mina de ouro para encontrar esses objetos. Você pode optar por peças de madeira, vime e outros materiais naturais. Peças metálicas como vasos de latão, castiçais, porta-revistas, cabideiros, bandejas e outros podem dar um toque fantástico ao ambiente.

Você também pode reciclar objetos que já tem, dando uma nova função para eles.

  1. Iluminação

A iluminação adequada é importante em qualquer ambiente, independente do estilo de decoração escolhido.

Na decoração Boho prefira luzes de corda, lanternas, lustres modernos, velas, abajures e lâmpadas de leitura. Você pode misturar e combinar vários tipos de fonte de luz.

  1. Abuse da mistura de padrões

Da mesma forma que o estilo Boho exige a mistura de muita textura, a mistura de padrões é essencial para chegar a um resultado satisfatório.

Escolha uma paleta de cores abrangente e trabalhe dentro dela. Por exemplo, violeta e ouro, ferrugem e marinho. Esse colorido misturado é o que cria o estilo casual do ambiente Boho.

Procure também criar espaços no ambiente para os olhos “descansarem”, a sobrecarga visual se não for feita com muita maestria pode botar a perder a ideia de deixar o ambiente aconchegante.

Evite o que na decoração é denominado de “muita informação”, para isso procure aproximar um tapete muito colorido e chamativo de um móvel com cores menos fortes e chamativas. Uma tapeçaria ou quadro com uma grande explosão de cores pendurado atrás deu um sofá ficará mais agradável aos olhos se esse sofá for de uma cor neutra, mesmo que sobre esse sofá haja almofadas coloridas.

  1. Pinte algo de uma cor vibrante

Pinte uma parte do ambiente ou um item de uma cor chamativa, uma parede turquesa, uma cadeira pintada de azul vibrante, uma cristaleira amarela, ou ainda uma coluna laranja darão um efeito muito interessante.

Se o item pintado tiver aparência de improvisado ou reaproveitado o efeito é melhor ainda, pois o estilo boêmio reflete justamente esse comportamento relaxado. O charme está na não preocupação com o tradicional.

  1. Aromas

O impacto que um aroma causa em um ambiente é inegável. Da mesma forma que as pessoas usam perfume para exalar um cheiro que as caracterize, uma casa com o aroma adequado ao clima que se quer criar é fundamental.

Não há um perfume padrão para chegar ao resultado esperado, utilize o aroma que você mais gosta, ele vai transportar a sua personalidade ao ambiente.

Você pode fazer isso com velas perfumadas, aromatizadores de ambientes, plantas, sachês, incenso, entre outras opções. As opções de aromas são intermináveis, encontre o que mais combina com a personalidade que você deseja para sua casa.

  1. Distribua no ambiente as coisas que você adora

Se decorar um ambiente com os itens que amamos e que nos trazem boas lembranças é muito prazeroso, no estilo de decoração Boho então, é fundamental.

Objetos e itens que de alguma forma contam uma história de coisas especiais que você viveu em suas viagens, por exemplo, vão trazer felicidade todos os dias. É como olhar para um álbum de fotos.

Seguindo as dicas acima, temos certeza que os espaços criados ficarão com a sua cara e o resultado obtido vai ser muito reconfortante. E se esse ambiente parecer o ideal para você, também será para quem você recebe.

Vamos então as ideias para inspiração? Delicie-se com as fotos de ambientes Boho Chic abaixo. Esses designs de interiores são a síntese do estilo Boêmio de ser.


Se você gostou deste assunto, provavelmente também vá gostar dessas postagens:
Dicas de decoração de quarto de casal
Dicas e 60 ideias para montar um escritório no sótão
Bom gosto, você tem?
Inspire-se com esses móveis multifunção, que aproveitam melhor os pequenos espaços
Vasos autoirrigáveis
32 ideias de lareiras externas
Você mora em uma casa ou um lar?

Compartilhe...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *