32 ideias de lareiras externas

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

ideias de lareiras externas

Você está procurando por ideias de lareiras externas? É um pouco difícil encontrar ideias aqui no Brasil, não é mesmo? Então, nesse post vamos procurar te ajudar.

Ainda pouco comuns no Brasil, as lareiras externas dão um toque de charme que transformam o jardim de qualquer casa em um espaço de lazer extremamente aconchegante e acolhedor para os dias de frio.

O fato de ser um país tropical, onde poucos são os estados em que o outono e o inverno são rigorosos, talvez seja o principal motivo para o reduzido número de casas com esse espaço de lazer e reunião de família e amigos.

Porque usar uma lareira externa?

Receber amigos em torno da lareira é comum em casas do sul e sudeste do país, onde faz mais frio. No entanto fazemos isso em ambientes fechados. Diferentemente de muitos países, onde o frio é até mais intenso do que por aqui, mas que mesmo assim as pessoas preferem utilizar as áreas externas em muitos encontros de família e grupos de amigos para bate papos.

Então, se você acha que ficar em frente de uma lareira é uma delícia, imagine uma lareira sob a luz da lua, ou sob aquele sol quentinho de inverno?

No Brasil, inverno é sinônimo de ambientes fechados, porém, em certos momentos ansiamos por espaços mais abertos e amplos, onde o ar não esteja viciado. Viver confinado no inverno não precisa ser um regra constante, há dias propícios para utilizar a parte exterior da casa também.

Porque ter uma lareira externa

As lareiras externas também tem a função de resgatar nosso jardim, que fica esquecido e abandonado nas épocas mais frias do ano. Assim, elas dão vida ao ambiente, deixando-o mais requintado e aconchegante, provocando nossa vontade de frequentá-lo mais. E com uma decoração adequada ao espaço disponível, o ambiente fica completo. Por exemplo, sofás, cadeiras, mantas, almofadas, mesas e acessórios que nos proporcionem conforto e bem-estar.


Se o espaço disponível no jardim não for muito grande, pode ser criado um ambiente mais íntimo ou romântico. Mas, em ambientes mais espaçosos a imaginação é o limite. Então, veja em nossa galeria de imagens abaixo inúmeras ideias maravilhosas para explorar os espaços externos disponíveis com esse equipamento.

Quanto custa montar um espaço com lareira externa?

Montar um ambiente externo em volta de uma lareira não precisa ser necessariamente caro. Assim, com criatividade e, muitas vezes, usando materiais e equipamentos que já temos em casa, é possível montar um ambiente aconchegante e confortável.

É possível aproveitar uma depressão no terreno, um recanto que já exista no jardim, uma varanda pouco utilizada. Ou até um espaço ao lado da piscina, que geralmente é muito pouco utilizado nessa época do ano.

Até mesmo pode ser criado um ambiente “temporário” utilizando os mesmos móveis e utensílio de dentro de casa. Utilize móveis apropriados para jardim e tecidos com tratamento impermeabilizante pois o mais indicado é que sobre a lareira não exista teto. Para a lareira você pode fazer uma caixa quadrada, em tijolo refratário no centro do ambiente.

Se você tem crianças em casa, um aspecto importante a ser observado é a segurança contra o fogo. Portanto, procure projetar lareiras que dificultem o acesso das crianças às chamas. As lareiras podem conter vidros na volta, por exemplo, ou grades, de forma que a curiosidade infantil não transforme a lareira em um problema.

As lareiras podem ser a lenha, gás, carvão, álcool, enfim, existem inúmeras formas de alimentar o fogo. Podem ser de pedra, ferro, aço, tijolo, concreto, vidro, ou até mesmo cavadas diretamente no chão. Podem ter diversos formatos e tamanhos, dependendo do espaço que se deseja aquecer. Para cada espaço disponível e valor que se deseja gastar existe o modelo mais apropriado.

Fotos de modelos de lareiras para áreas externas

Passeie pelas imagens abaixo e sonhe com a sua.


Leia também:
Decoração, acerte nas cores
Bom gosto, você tem?
5 plantas para cultivar dentro de casa
Vasos autoirrigáveis
Sugestões de Presentes Criativos
Você mora em uma casa ou um lar?
Itens que todo mundo deveria ter em casa para facilitar as tarefas do dia a dia

Compartilhe...

5 comentários em “32 ideias de lareiras externas

  1. SUZANA disse:

    Gosto mais das redondas

  2. Silvio Ibraim disse:

    Qual a distância ideal, entre a fogueira e as pessoas?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Silvio, isso é muito relativo, depende da temperatura externa e média na região onde a lareira é instalada. Obviamente que é necessário observar algum afastamento entre materiais inflamáveis e a chama, mas não existe uma regra de distância para pessoas.

  3. Alcino Santos disse:

    Gostaria de saber se a estrutura da lareira a gás é comprada e quem vende? Quais as dimensões etc. com quem poderia conversar.

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Alcino, aconselhamos procurar lojas especializadas, eles certamente terão condições de orientá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *