Como aproveitar o espaço atrás do sofá + 50 ideias para inspiração

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Nas salas com ambientes integrados ou com vários ambientes muitas vezes a melhor posição para o sofá não é encostado na parede, mas no meio da peça. Por diversas vezes o sofá acaba até atuando como o item divisor dos dois ambientes.

Mesmo em salas com um único ambiente algumas vezes a melhor posição para o sofá não é de costas para a parede, mas de costas para uma área espaçosa, que tem potencial para ser aproveitada não apenas como um simples corredor de passagem.

Além disso, atualmente muitos arquitetos e decoradoras têm aplicado a técnica de utilizar o sofá como separador de ambientes, mesmo em salas menores. São justamente nesses pequenos espaços que algumas vezes essa distribuição criativa dos móveis proporciona um aproveitamento melhor do espaço.

E quando o sofá é uma peça de design então, muitas vezes adotar essa técnica valoriza-o ainda mais, deixando a sala mais elegante e sofisticada. Aliás, como comentamos acima, os decoradores adoram fazer isso, pois acreditam que móveis “flutuando” em um ambiente dão mais vida a ele.


Separar ambientes com sofás também tem uma grande vantagem em relação a usar armários ou mesmo biombos, que é aumentar a sensação de amplidão da sala, em função da altura do sofá ser mais baixa que a maioria dos outros móveis.

Como aproveitar o espaço atrás do sofá

No entanto, o uso dessa técnica, muitas vezes vem acompanhada de um problema, principalmente em ambientes pequenos, pois, conforme explicamos acima, em peças pequenas ter um espaço com potencial de aproveitamento inútil acaba mais por atrapalhar do que ajudar no aproveitamento de espaço.

Para resolver essa situação, tanto em salas pequenas como em salas espaçosas – em que somente o sofá separando os diferentes ambientes algumas vezes causa a sensação de estar faltando alguma coisa -, algumas vezes é interessante usar alguns móveis ou objetos para aproveitar melhor esse espaço ou para trazer mais harmonia ao ambiente geral.

Mas, o que colocar atrás de um sofá que divide ambientes?

São muitas as opções para aproveitar ou decorar o espaço atrás de um sofá. Então, vamos descrever algumas e depois apresentar diversas imagens com ideias que poderão ajudar em sua decisão de ocupar esse espaço em sua sala.

Antes de definir o que colocar atrás do sofá, considere sempre deixar um espaço livre para circulação de no mínimo 60 centímetros.

Ideias para sofás que dividem ambientes

Usando uma console atrás do sofá

Essa provavelmente seja a ideia mais óbvia e fácil de implementar. Uma console é uma quase sempre uma ótima opção para cobrir as costas do sofá e ainda assumir diversas funções de decoração e armazenamento de itens.

Se o espaços que você tem atrás do sofá é pequeno, avalie colocar uma console estreita e com prateleiras abertas para proporcionar uma aparência leve e organizada. Esse tipo de console aberta também é uma ótima opção para exibir peças decorativas que alegrarão e sofisticarão ainda mais a sala.

Se o espaço atrás do sofá for maior ou se o que você pretende armazenar na console são itens que não gostaria que ficassem a vista, então pense em uma console ou um balcão fechado com portas ou gavetas, pelo menos parte dela.

Um dica interessante para que que a console fique em harmonia com o sofá. Se possível opte por uma que tenha alguns centímetros a menos do que a parte de trás do sofá e que tenha até 2/3 de sua profundidade.

Usando bancos ou puffs atrás do sofá

Essa é uma outra solução interessante que economiza espaço, principalmente em salas pequenas. Um banco ou um puff posicionado atrás do sofá é uma ótima forma para ter assentos extras na sala de estar. Dessa forma eles podem ser reposicionados quando necessário acomodar mais pessoas.

Essa também é uma opção especialmente útil se a parte de trás do sofá estiver voltada para a entrada da sua casa e você precise de um banco como um local para sentar e fazer alguma coisa antes de sair.

E se você precisar de um local extra de armazenamento, o puff também pode ser formado por um baú. Você pode guardar nele objetos de pouco uso ou de usos sazonais.

Se os bancos ou puff que você usar atrás do sofá ficarem desproporcionais ao seu tamanho, você pode completar esse espaço com luminárias de chão, cestas para armazenar algumas coisas ou até mesmo uma console menor.

Usando um sofá atrás de outro sofá

Sua sala tem mais de um ambiente? Então, uma excelente opção é usar outro sofá de costas para o que você quer aproveitar as costas. Esse espaço pode ser ótimo para colocar um recanto de leitura, uma lounge ou até mesmo poltronas.

Por exemplo, duas cadeiras ou poltronas para uma conversa mais próxima entre duas pessoas que não estão participando da conversa principal dos outros ocupantes da sala de estar, não pode ser uma boa ideia?

Da mesma forma que os bancos e puffs atrás do sofá, essa solução permite que se use essas cadeiras ou poltronas para serem reposicionadas e aumentar a capacidade de assentos da sala principal.

Usando uma mesa ou escrivaninha atrás do sofá

Para salas pequenas, essa pode ser uma opção mais funcional e útil do que as alternativas anteriores. Ela é uma boa solução caso você não tenha um espaço extra para a mesa de refeições. Além disso, ela também é uma boa opção para transformar sua sala em um escritório para praticar o home office.

A escrivaninha ou mesa também pode ser usada como espaço para crianças fazerem a lição de e ao mesmo tempo ficar perto dos pais.

Se for adotar essa solução, então certifique-se de que as medidas da mesa ou escrivaninha, como altura, largura e profundidade não irão ficar desproporcionais ao sofá e prejudicar o seu uso.

Enfim, como explicamos acima, além dessas sugestões, há muitas outras formas de aproveitar esse espaço, analise qual a mais útil para a sua sala. Você pode colocar uma estante de livros, folhagens, esculturas, um barzinho, entre tantas outras alternativas.

Selecionamos 50 imagens com ideias para você se inspirar, esperamos que você consiga aproveitar alguma delas.


Leia também:
Dicas para escolher sofá
Decoração, acerte nas cores
Bom gosto, você tem?
5 plantas para cultivar dentro de casa
Como adaptar uma casa para pessoas idosas
Salas de estar com claraboias, 30 ideias sensacionais e muitas dicas
12 ideias para camas feitas utilizando pallet
Você mora em uma casa ou um lar?
Móveis “inesperados”, 14 ideias para você se inspirar

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *