O que é hipnose condicionativa

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

hipnose condicionativa - capa

Descobrir as possibilidades da mente humana através da hipnose condicionativa é uma poderosa técnica de terapia.

Na busca contínua por compreender e desvendar os mistérios da mente humana, a hipnose é um objeto de estudo e fascínio desde muito tempo.

Nessa área, uma abordagem que tem atraído considerável atenção é a hipnose condicionativa, uma técnica poderosa que se baseia na ideia de que a mente humana pode ser condicionada a responder a sugestões específicas, resultando em mudanças comportamentais positivas e duradouras.

Entendendo a Hipnose Condicionativa

A hipnose condicionativa se diferencia das abordagens tradicionais de hipnose, como a hipnose clássica e a hipnose ericksoniana. Isso porque ela enfatiza a capacidade de condicionar a mente a aceitar e integrar sugestões de maneira mais profunda e duradoura.

Esse método envolve a repetição de sugestões específicas e o condicionamento gradual da mente a aceitar essas sugestões como verdades, levando a mudanças comportamentais e emocionais significativas.

A hipnose condicionativa foi definida pelo professor Luiz Carlos Crozera, com alguns pilares: condicionamento interno (fisiológico); condicionamento externo (meio); descondicionamento e recondicionamento de registros mentais, implantadas na forma de “gatilhos”.

Esses gatilhos são disparados para o cérebro, mediante ordens previamente programadas. Também é realizado bloqueio de registros mentais negativos para tratar traumas, revertendo os sintomas que causam sofrimento.

Dessa forma, essa técnica pode ser eficiente na resolução das questões psíquicas de cada pessoa sem a necessidade de “investigar” o seu passado. Portanto, chega às causas dos problemas sem resgatar traumas nem reviver os abalos emocionais, abreviando os tratamentos.

Aplicações práticas e benefícios esperados pela hipnose condicionativa

A hipnose condicionativa é aplicada em uma variedade de contextos terapêuticos e de autoaperfeiçoamento.

Muitos profissionais de saúde mental utilizam essa técnica para ajudar os pacientes a superar fobias, traumas e vícios, assim como para promover mudanças positivas na autoestima e nos padrões de pensamento.

Além disso, pessoas que buscam aprimoramento pessoal têm recorrido à hipnose condicionativa para reforçar comportamentos desejáveis, como motivação, autoconfiança e autodisciplina.

Ela é indicada por profissionais de saúde mental que aplicam a técnica para as seguintes situações:

  • Melhorar a autoestima;
  • Aumentar a força de vontade;
  • Combater a ansiedade;
  • Diminuir o estresse;
  • Combater a depressão;
  • Hipertensão;
  • Insônia;
  • Fadiga física e mental;
  • Melhorar os reflexos;
  • Aumentar o condicionamento físico;
  • Melhorar a concentração e a memória;
  • Combater dependências de álcool, fumo, drogas em geral e medicamentos;
  • Gagueira;
  • Tiques Nervosos;
  • Traumas;
  • Fobias;
  • Síndromes;
  • Obesidade;
  • Compulsividade;
  • Desvios Comportamentais;
  • Impotência sexual;
  • Distúrbios e transtornos de cunho sexual, de idade e emocionais;
  • Timidez;
  • Oratória;
  • Preparação de pacientes para pré e pós cirurgia;
  • Controle da dor;
  • Doenças psicossomáticas.

No entanto, de um modo geral, a hipnose não tem nenhum compromisso com a cura do paciente ou com quaisquer tipos de ações que tenham a ver com um processo terapêutico. Ela é um recurso terapêutico que utiliza a hipnose como instrumento técnico para a sua aplicação.

Portanto, não se trata de mágica, truque ou bruxaria, nem tem relação com religiões e crenças.

hipnose condicionativa - paciente

Como funciona o processo de condicionamento mental

Um dos pilares da hipnose condicionativa é o processo de condicionamento mental, que se baseia na teoria do condicionamento clássico de Pavlov.

Assim, através da repetição de sugestões específicas e da criação de associações mentais positivas, a mente é treinada a responder automaticamente a estímulos específicos, resultando em mudanças comportamentais e emocionais duradouras.

Uma sessão de hipnose condicionativa pode ser dividida em quatro etapas.

Relaxamento progressivo. Nessa etapa, leva-se o paciente ao sono terapêutico. Durante o relaxamento, baixa-se a sua frequência mental, neutraliza-se sua ansiedade, fixando um controle de voz.

Sensor crítico afastado. A voz do terapeuta tem acesso aos registros mentais do paciente (captados pelos sentidos perceptivos, desde a concepção). Fixa-se então o nível do sono terapêutico.

Acesso às memórias. tendo acesso às memórias, emprega-se as técnicas condicionativas, de acordo com cada situação e patologia do paciente.

Por fim, tira-se o paciente do sono terapêutico.

Diferença do sono induzido para o fisiológico

O sono terapêutico da hipnose não é semelhante ao sono fisiológico. Ele é um estágio anterior ao sono, quando a pessoa ainda está parcialmente concentrada, com algum grau de consciência e podendo responder a certos comandos.

Portanto, é um relaxamento dirigido, onde afasta-se apenas a parte crítica do racional e desliga-se os sentidos perceptivos do tato, paladar e visão. Então, nesse momento a pessoa fica receptiva a voz do profissional de saúde.

No entanto, na hipnose condicionativa, ao aprofundar o transe, pode haver o desligamento da atenção vigilante. Isso porque, apenas no transe profundo ocorre a amnésia total. No transe médio ocorre vagas lembranças e no transe leve a pessoa tem noção de tudo o que se passou.

O transe é um estado altamente focalizado e intensificado da atenção, onde a realidade passa a ser apenas aquela proposta pelo hipnoterapeuta ou pelo próprio paciente.

Esse transe contém uma alta atividade psíquica, onde diferentes pensamentos podem ser articulados a partir da realidade naquele momento.

Sendo assim, devido desligamento neural, todos os estímulos que estavam presentes antes do transe deixam de existir gradativamente. Eles passam a dar lugar para a audição e olfato, ocupando toda a energia psíquica à qual mente está se detendo.

hipnose condicionativa - profissional

Considerações éticas e práticas sobre Hipnose Condicionativa

À medida que a compreensão da mente humana continua a evoluir, é provável que a hipnose condicionativa desempenhe um papel essencial no desenvolvimento de abordagens terapêuticas e de autoaperfeiçoamento mais eficazes.

A capacidade de condicionar a mente a responder a sugestões específicas oferece um potencial notável para ajudar uma pessoa a superar obstáculos mentais e emocionais, e a alcançar um maior bem-estar e realização pessoal.

No entanto, se você está em busca de técnicas como essa para tratar situações suas ou de um familiar precisa considerar que ela mexe com a mente. Portanto, sua aplicação não deve acontecer com profissionais não habilitados.

Embora a hipnose condicionativa ofereça potenciais benefícios significativos, é essencial que ela conte com responsabilidade e ética.

Os profissionais que utilizam essa abordagem devem ter um entendimento sólido da teoria por trás do condicionamento mental e devem respeitar os limites e as necessidades individuais do paciente.

A transparência e o consentimento informado são fundamentais para garantir a realização da prática da hipnose condicionativa de maneira ética e segura.

Conclusão

Este artigo fornece uma visão geral da hipnose condicionativa e destaca seu potencial para promover mudanças positivas na mente humana.

No entanto, a prática responsável e ética é fundamental para garantir que a utilização dessa abordagem seja benéfica e respeitosa.

Em suma, a hipnose condicionativa representa uma abordagem poderosa e inovadora para explorar as capacidades da mente humana.

Por fim, ao compreender e aplicar adequadamente os princípios do condicionamento mental, os profissionais de saúde mental podem ajudar uma pessoa a desbloquear seu potencial interno, promovendo mudanças positivas e duradouras em seu comportamento, emoções e bem-estar geral.


Leia também:
Inteligência Emocional: o que é e como desenvolvê-la
Caminhos Espirituais: em busca da plenitude
Como preparar meu filho para o mundo real?
Autoamor e autocuidado: como praticar
Brasileiros têm altos níveis de ansiedade
Dor: como compreender sua complexidade

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *