Como proteger seus filhos nas redes sociais

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 8 minutos

Como proteger seus filhos nas redes sociais - capa

Proteger os filhos nas redes sociais é uma preocupação legítima de todos os pais em função da exposição a diferentes conteúdos e interações online.

É inegável que as redes sociais são um avanço da sociedade, que aproxima mais as pessoas e facilita a interação. No entanto, é comum haver problemas causados por pessoas inescrupulosas, ou até mesmo sem intenção de prejudicar ninguém, mas que podem acabar até em tragédias.

A segurança nas redes sociais para crianças é um assunto controverso. Aprenda como proteger seus filhos dos riscos das redes sociais, assim como limitar o tempo de uso.

As redes sociais são seguras para crianças?

Uma das coisas que muitos adolescentes fazem (assim como algumas crianças) é, ao acordar e antes de dormir, acessar obsessivamente as redes sociais.

Embora a maioria dessas crianças e adolescentes afirme que sabe que o uso das redes sociais monopoliza a sua vida social, em casa e na escola, ela não consegue parar.

Segundo um estudo do ano de 2022, 95% dos adolescentes e crianças nos EUA usavam alguma forma de rede social, sendo que entre 16 a 20% deles usavam alguma rede social quase constantemente.

O uso excessivo é apenas um dos muitos riscos das redes sociais que crianças e adolescentes enfrentam.

Além disso, as redes sociais também podem expô-los ao cyberbullying, predadores online, ladrões de identidade e conteúdo impróprio. E com o aumento vertiginoso do uso das redes sociais pelas crianças desde o início da pandemia, esses riscos só estão piorando.

Sendo assim, a menos que você proíba o uso da internet pelos seus filhos, não há como garantir que eles não serão expostos a conteúdos, pessoas ou situações prejudiciais nas redes sociais.

Portanto, cabe à você usar as ferramentas disponíveis para proteger seus filhos, ao mesmo tempo que os ensine a usar as redes sociais com mais segurança.

O quanto as redes sociais são perigosas para crianças?

As redes sociais são, sem dúvida, uma grande parte da vida da maioria das crianças, quer elas passem horas no YouTube, TikTok, Facebook, Instagram, ou outros aplicativos de rede social.

Elas usam as redes sociais para se conectarem com amigos e familiares, partilharem interesses e encontrarem comunidades para além das pessoas que as rodeiam.

No entanto, segundo estudos, passam em média cinco horas e meia por dia nas redes sociais. Portanto, há uma grande probabilidade de que também sejam expostas a conteúdos ou situações prejudiciais.

Quais os principais riscos das redes sociais para crianças?

Relacionaremos, a seguir, alguns dos principais riscos que as redes sociais representam para a segurança dos seus filhos.

Cyberbullying

Os efeitos mais leves do cyberbullying em crianças e adolescentes podem variar desde baixa autoestima até menos interesse na escola, solidão e auto isolamento.

No entanto, em alguns casos, o cyberbullying pode levar a problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade , sendo que algumas crianças podem ter pensamentos suicidas.

Conteúdo Adulto

Você com certeza sabe que nem todo conteúdo nas redes sociais é adequado para crianças. A exposição a imagens, vídeos ou textos inadequados pode causar confusão, uma sensação distorcida de intimidade no mundo real e danos psicológicos.

Nem todos os assuntos tratados em redes sociais são absorvidos adequadamente por crianças ainda sem uma maior experiência de vida.

Perseguição Cibernética e Predadores

Predadores adultos usam sites de redes sociais para perseguir ou preparar crianças para uma abordagem presencial.

Os predadores podem enviar mensagens não solicitadas, tentar construir um relacionamento ou pedir fotos íntimas. Alguns deles chegam ao ponto de pedir às crianças que os conheçam secretamente.

Roubo de Informações

Em geral uma criança não sabe que golpistas podem roubar sua identidade – até muitos adultos não sabem disso. No entanto, mais de 1,5 milhões de crianças norte americanas têm as suas identidades roubadas todos os anos.

As crianças podem revelar acidentalmente informações confidenciais que os golpistas podem usar para contrair empréstimos e cartões de crédito fraudulentos ou executar outras fraudes.

Como proteger seus filhos nas redes sociais

Malware e Vírus em Mensagens

Muitos hackers enviam links por meio de mensagens diretas (modo privado de comunicação entre os usuários das redes sociais), as chamadas DM, disfarçadas de downloads de jogos ou conteúdo de vídeo que podem infectar secretamente o equipamento do seu filho com malware.

Se seu filho cair nesse golpe, os hackers poderão usar o dispositivo dele para obter acesso à sua conta bancária ou outras informações confidenciais de toda a família.

Sofrimento Emocional e Relacionamentos Prejudiciais

Quando as crianças passam muito tempo usando redes sociais, elas podem começar a ficar chateadas quando a sua vida real não corresponde ao que veem nos seus feeds.

Em alguns casos, o uso das redes sociais por crianças pode levar à depressão ou até mesmo a distúrbios alimentares e dismorfia corporal.

Habilidades de Comunicação Precárias

As redes sociais oferecem uma forma indireta de comunicação por meio de comentários, reações e textos.

Quando as crianças usam esta abordagem durante a maior parte do seu dia, elas diminuem a sua capacidade de se comunicar diretamente com as pessoas e pode afetar a sua capacidade de comunicar livremente.

Dicas para deixar as redes sociais mais seguras para crianças

Proteger os filhos nas redes sociais é uma obrigação que acompanha todos os pais e responsáveis atualmente.

Se as redes sociais se tornaram uma grande parte da vida da maioria das crianças, então descubra o que você pode fazer para que essa condição ocorra da forma mais segura possível.

Explique para seus filhos porque eles não podem compartilhar informações pessoais nas redes sociais

Compartilhar informações é um dos maiores motivos pelos quais as crianças usam as redes sociais. Mas embora seja aceitável que seus filhos postem sobre novos brinquedos, videogames, filmes que assistem ou o que está acontecendo em suas vidas, há informações pessoais podem ser roubadas por golpistas e predadores.

Portanto, ensine a seus filhos que quais informações nunca devem ser compartilhadas nas redes sociais. Por exemplo, endereço residencial, nome completo, senhas, onde estudam, data de nascimento, CPF, identidade, assim como dados dos pais. Além disso, outras informações, como dados bancários ou de cartão de crédito.

Mas não basta apenas dizer-lhes para não compartilharem essas informações. Certifique-se de explicar por que é essencial mantê-las privadas.

Além disso, crie um conjunto de regras não negociáveis ​​e específicas para a idade sobre como seus filhos podem usar as redes sociais. Por exemplo, não permita que crianças postem fotos pessoais sem a sua permissão.

Revise periodicamente os perfis e postagens nas redes sociais dos seus filhos em busca de informações confidenciais. Se possível, siga-os nas redes sociais para saber, imediatamente, quando infringiram uma regra.

Ensine seus filhos a denunciar todas as atividades suspeitas. Por exemplo, se algum desconhecido ou adulto entrar em contato com eles nas redes sociais, peça a seus filhos que lhe mostrem a mensagem antes de responderem ou fornecerem qualquer informação.

pai ensinando filho a usar redes sociais

Converse abertamente com eles

Estabeleça desde o início uma comunicação aberta e franca. Explique sobre os benefícios e riscos das redes sociais.
Incentive seus filhos a compartilharem com você suas experiências online e a pedirem ajuda se encontrarem algo que pareça fora da normalidade.

Explique também sobre quais conteúdos são apropriado ou não. Estabeleça regras básicas sobre os tipos de conteúdo com os quais eles podem interagir com segurança. Mostre como é a aparência dos conteúdos prejudiciais.

Além disso, estabeleça regras claras e assegure-se de que elas estejam sendo cumpridas.

Familiarize-se com as plataformas que seus filhos estão usando. Entenda como elas funcionam, os tipos de engajamento e suas políticas de privacidade e configurações de segurança.

Configure as contas de seus filhos como privadas para que seja possível controlar quem pode ver as postagens e interagir com eles.

Defina limites de tempo para o uso das redes sociais

Estabeleça limites claros de tempo de uso em todas as redes sociais. Inclusive algumas redes sociais ou aplicativos permitem que você decida por quanto tempo seus filhos podem usar cada aplicativo de mídia social. Há aplicativos que bloqueiam o acesso a partir desse tempo.

Incentive que seus filhos se dediquem a um tempo livre de telas ao longo do dia. Por exemplo, restrinja o uso de dispositivos eletrônicos durante as brincadeiras, na hora das refeições ou quando eles estiverem fazendo a lição de casa.

Se necessário, mantenha os dispositivos eletrônicos de seus filhos fora do seu alcance durante os períodos em que o uso esteja proibido ou sem supervisão.

Use o controle dos pais para bloquear conteúdos adultos ou perigosos

O controle dos pais pode ser usado para limitar quais aplicativos de mídia social podem ser usadas ou por quanto tempo eles podem usá-los. Mas o mais importante é que essas configurações podem ser usadas para bloquear conteúdo prejudicial ou impróprio.

Com esses controles você pode bloquear aplicativos específicos de mídia social que podem ser mais prejudiciais para seu filho. Por exemplo, você pode bloquear apenas alguma rede social específica.

Os filtros de conteúdo também podem garantir que seus filhos não sejam expostos a conteúdos prejudiciais por meio de links a partir das redes sociais.

Como proteger seus filhos nas redes sociais - tirando selfie

Ensine como se tornarem melhores usuários de mídia social

Inicialmente pode ser difícil para seu filho decidir o que deve ou não postar nas redes sociais. Portanto, ensiná-los a usar adequadamente as redes sociais é uma forma de torná-los menos alvo de golpistas e predadores.

Existe uma forma simples de explicar como eles devem decidir se postam ou não alguma coisa. Diga-lhes para se perguntarem antes de postar se eles mostrariam aquilo para uma pessoa estranha que estivesse com eles.

Essa pergunta é um lembrete de que qualquer coisa que as crianças postem permanece online e pode ser vista por qualquer pessoa.

Se seus filhos não querem que certas pessoas vejam o que eles postam, então não deveriam postar.

Ensine seus filhos a usarem ferramentas de bloqueio e denúncia

Quando as crianças enfrentam qualquer tipo de humilhação, intimidação ou assédio nas redes sociais, muitas vezes elas têm dificuldade em saber como reagir.

Estatisticamente, apenas uma em cada dez crianças (10%) informa os seus pais ou responsáveis sobre o cyberbullying. Portanto, converse com seus filhos sobre o cyberbullying e o que eles podem fazer caso se tornem vítimas.

Além disso, monitore o comportamento de seus filhos quando eles usam dispositivos. A forma como agem quando utilizam as redes sociais pode fornecer sinais claros de que precisam de ajuda com o cyberbullying.

Ensine-os a usar recursos de bloqueio e denúncia em suas contas de mídia social para filtrar e se livrar dos agressores.

Por fim, em uma situação mais grave, certifique-se de capturar telas de quaisquer interações com agressores antes de bloqueá-los, caso precisem ser denunciados.

Ensine-os a não clicar ou baixar links e arquivos desconhecidos

A imensa maioria das invasões acontece pelo próprio usuário clicar em links que não deveria.

Os golpistas e hackers têm como alvo as crianças, disfarçando vírus e malware como videogames, desenhos animados ou programas de TV que as crianças não conseguem encontrar nos serviços de streaming.

Se clicarem acidentalmente em um link ou baixarem um arquivo, as crianças poderão conceder aos hackers acesso total ao seu dispositivo, incluindo o uso de suas câmeras e microfones.

Portanto, converse com seus filhos sobre a importância da segurança online e digital. Explique como o malware afeta os dispositivos e discuta as formas comuns pelas quais os hackers podem atacá-los.

Defina regras sobre quando eles podem baixar aplicativos ou conteúdo e de onde. Ensine-os a usar apenas lojas de aplicativos e serviços de streaming oficiais.

Ajude-os a escolher senhas fortes

A segurança digital pode não ser uma prioridade para as crianças quando começam a usar as redes sociais. Portanto, não é surpresa que as crianças muitas vezes usem senhas fracas, como aniversários, nomes do meio ou nomes de animais de estimação.

Além disso, há estudos que dizem que 48% das crianças do ensino fundamental compartilham suas senhas com amigos na escola.

Infelizmente, os hackers quebram facilmente senhas fracas, o que pode comprometer a segurança do seu filho na Internet. Portanto, para proteger seus filhos nas redes sociais procure instrui-los a usar senhas difíceis e, se possível, não repeti-las.


Leia também:
Como fazer para um criança dormir sozinha
Estudo afirma que a presença do pai é crucial para a saúde dos filhos
Como preparar meu filho para o mundo real?
Como fazer uma criança guardar os brinquedos
Habilidades essenciais para seu filho ter sucesso na vida
Como criar uma criança com cães em casa

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *