Habilidades essenciais para seu filho ter sucesso na vida

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

habilidades essenciais para seu filho ter sucesso

Como começar cedo a ensinar as habilidades essenciais para seu filho ter sucesso na vida.

Todos os pais querem que seus filhos sejam bem-sucedidos na vida. Ter sucesso não significa apenas ter uma boa profissão e uma boa renda, mas também ser feliz.

Mas o que significa habilidades essenciais para seu filho ter sucesso na vida? Essa é uma dúvida que quase todos os pais enfrentam em algum momento. Portanto, nos acompanhe nesse texto para saber como fazer.

De acordo com especialistas, ser bem sucedido depende menos de notas e atividades extracurriculares e mais de um conjunto básico de habilidades que ajudam as crianças a enfrentar os desafios da vida à medida em que crescem.

Todas essas habilidades se enquadram no que chamamos de habilidades de função executiva que usamos para autorregulação. Ou seja, desenvolver fortes habilidades de funções executivas e encontrar maneiras de fortalecer essas habilidades pode ajudar as pessoas a se sentirem bem-sucedidas e felizes.

O que são habilidades para a vida?

Alguns especialistas descrevem essas habilidades como capacidade de “aprender a aprender”, que podem ser desenvolvidas por meio de atividades diárias intencionais.

A melhor forma de aprender qualquer habilidade é praticando-a e é mais provável que queiramos praticar algo se for divertido e nos sentirmos motivados.

Portanto, a seguir vamos explorar quais são essas habilidades essenciais para seu filho ter sucesso na vida, além de ensinar algumas maneiras simples de estimulá-las.

Saiba quais são as habilidades essenciais para seu filho ter sucesso na vida

Provoque algumas atividades de habilidades de vida para incorporar na rotina diária do seu filho.

pai brincando com filho

Desenvolva nele o foco e o autocontrole

O foco é a capacidade de se concentrar no que é importante em um determinado momento, enquanto o autocontrole é como respondemos não apenas às nossas emoções, mas a situações estressantes.

As crianças prosperam em horários, hábitos e rotinas que não apenas criam uma sensação de segurança, mas também às ajudam a aprender autocontrole e foco.

Portanto, crie o hábito de conversar com seu filho sobre o que esperar a cada dia. Assim como, organize sua casa para que seu filho saiba onde colocar sapatos, casacos e pertences pessoais.

Vivemos em um mundo agitado, assim como cheio de sons e de distrações. Então atividades silenciosas como ler um livro, desfrutar de atividades sensoriais ou completar um quebra-cabeça juntos podem ajudar seu filho a desacelerar e aumentar o foco.

Estimule o planejamento

Seu filho precisa ser capaz de realizar metas e planos concretos. É natural que os pais façam o planejamento para crianças pequenas, mas também há formas de envolvê-las.

Portanto, planeje as atividades do dia junto com elas, seja um dia de escola ou um dia de passeio. Converse sobre todas as tarefas do dia, incluindo refeições, vestir-se, tomar banho e outras coisas.

Ao ajudá-las a se enxergarem como parte de um todo, você fará com que elas ajudem a gerenciar o dia.

Por exemplo, cozinhe algo junto com seu filho, repasse a receita juntos e ajude-o a entender todos os passos, monte a lista de compras e leve-o às compras.

Assim como, ao se preparar para um feriado, inclua-o pensando no que todos gostariam de fazer e como fazê-lo.

familia

Envolva-o em uma tomada de perspectiva

Flexibilidade é a capacidade de se adaptar a situações de mudança.

Pensar no ponto de vista de outra pessoa não é natural para a maioria das crianças, mas elas conseguem desenvolver essa habilidade.

Portanto, discuta os sentimentos e motivações dos personagens nos livros que ele lê. Por exemplo, questione porque um personagem não ajudou o outro em alguma situação. Assim como, faça observações sobre como os outros estão se sentindo. Por exemplo, se um personagem ficou triste por ter enfrentado um revés, o que fazer para que ele se sinta melhor?

Estimule a comunicação com as pessoas

As crianças precisam de um volume significativo de interações pessoais todos os dias para desenvolver aptidões socioemocionais saudáveis, incluindo a capacidade de entender e se comunicar com os outros.

Embora o ritmo em que desenvolvem essas habilidades possa variar, as crianças precisam aprender a entender as dicas sociais e ouvir com atenção.

Elas devem considerar o que desejam comunicar e a maneira mais eficaz de fazer isso. Dessa forma, o simples fato de conversar com um adulto disposto a ouvi-la pode ajudar a desenvolver essas habilidades.

Portanto, dedique algum tempo todos os dias ouvindo e respondendo ao seu filho sem distrações.

Estabeleça conexões entre as coisas

Conscientização não é apenas perceber as pessoas e situações ao nosso redor, mas também entender como nos encaixamos.

O verdadeiro aprendizado, ocorre quando conseguimos ver conexões e padrões entre coisas aparentemente díspares. Ou seja, quanto mais conexões fazemos, mais sentido e significado percebemos para as coisas.

As crianças pequenas começam a ver conexões e padrões à medida que separam itens domésticos básicos, como brinquedos e roupas. Assim, atividades simples, como escolher roupas apropriadas para o clima, as ajudam a construir conexões.

Portanto, aponte conexões mais abstratas, como em histórias que você lê para seu filho. Associe a história do livro a uma recordação da sua infância. Por exemplo, mostre que a história te recordou de quando você era criança e colhia frutas no pomar do seu avô.

pai lendo com filho

Desenvolva o pensamento crítico

Vivemos em um mundo complexo que obriga as pessoas a analisarem informações e tomarem decisões sobre inúmeros assuntos todos os dias.

Assim, uma das melhores maneiras de construir o pensamento crítico é através de brincadeiras com tomada de decisão. Portanto, certifique-se de que seu filho sempre participe dessas brincadeiras, tanto sozinho como com outras crianças.

Por exemplo, brincadeiras lúdicas de assumir papéis de profissionais ou de super-heróis, ou de construir estruturas, jogos de tabuleiro ou ainda esportes coletivos.

Através das brincadeiras, as crianças formulam hipóteses, assumem riscos, testam suas ideias, cometem erros e encontram soluções. Todos esses são elementos essenciais na construção do pensamento crítico.

Embora o pensamento crítico possa ser ensinado em sala de aula, ele precisa ser aplicado em experiências do mundo real para criar o hábito de usá-lo na vida diária. De acordo com a Associação Nacional de Faculdades e Empregadores, organização norte-americana, as habilidades de pensamento crítico são a principal prioridade para um empregador contratar alguém.

Crie desafios

Uma das características mais importantes que podemos desenvolver na vida é a resiliência, ou seja, ser capaz de enfrentar desafios, se recuperar do fracasso e continuar tentando.

As crianças aprendem a enfrentar desafios quando criamos um ambiente estruturado, não tanto para limitar, mas o suficiente para fazê-las se sentirem seguras.

Incentive seu filho a experimentar coisas novas e permitir riscos razoáveis, como por exemplo, subir em uma árvore ou andar de bicicleta.

Crie um novo desafio quando achar que seu filho está pronto para enfrentá-lo. Por exemplo, amarrar os sapatos ou servir seu próprio prato. No entanto, concentre-se mais no esforço do que na realização, se ele não conseguir da primeira vez, estimule-o a continuar tentando.

Promova a aprendizagem autodirigida e engajada

Uma criança que adora aprender torna-se um adulto que raramente fica entediado. Assim, para incentivar o amor pelo aprendizado, tente limitar a televisão e incentivar muita leitura, brincadeiras e exploração fora de casa.

Modele a curiosidade e o entusiasmo para aprender em sua própria vida visitando a biblioteca juntos, guardando materiais de artesanato, disponibilizando jogos e permitindo algumas bagunças em casa.

Seguindo essas dicas simples, você pode facilmente ajudar seu filho a desenvolver habilidades essenciais.

Conclusão

Ensinar as habilidades essenciais para seu filho ter sucesso na vida depende mais de você do que da escola.

Isso porque muitas das habilidades que as crianças precisarão quando adultas para competir em uma economia global não são ensinadas em uma sala de aula.

Além de estimular essas aptidões, uma das coisas mais importantes que você pode fazer como pai é criar filhos gentis e, portanto, adultos gentis.


Leia também:
Como fazer para um criança dormir sozinha
Estudo afirma que a presença do pai é crucial para a saúde dos filhos
Como preparar meu filho para o mundo real?
Como fazer uma criança guardar os brinquedos
Benefícios da espiritualidade
Como criar uma criança com cães em casa

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *