Benefícios da maçã para a saúde

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 8 minutos

benefícios da maçã para a saúde

Existem muitos benefícios oferecidos pela maçã para a saúde comprovados pela ciência. Portanto, se você está procurando mais motivos para consumir maçãs, além do seu sabor delicioso, nesse texto vai encontrá-los.

A maçã é uma das frutas mais populares do mundo, por ser crocante e de cor brilhante é muito apreciada e admirada.

Existe um antigo ditado inglês que diz “Uma maçã por dia mantém o médico longe”. No entanto, apesar desse ditado ser um tanto exagerado, pois ela não é uma cura para tudo, ela é muito boa para a saúde.

Há milhares de cultivares diferentes de maçã disponíveis em todo o mundo, mas as mais deliciosas e consumidas hoje têm sua origem na Ásia.

Elas foram trazidas para a América pelos colonos europeus porque preferiam seu sabor às maçãs nativas da América, menor e mais azeda.

Hoje, há partir delas, muitos tipos de maçãs são cultivados em todo o mundo, sendo que cada um deles tem uma forma, cor e textura diferentes.

Então, uma maçã pode ser doce ou azeda, e seu sabor pode variar dependendo do cultivar. Assim, de variedades vermelhas doces a verdes um pouco mais azedas, com certeza há uma maçã para cada gosto pessoal.

As maçãs são muito usadas ​​em receitas doces e salgadas, como por exemplo, tortas, biscoitos, muffins, geleias, saladas e smoothies. Mas elas também servem como um ótimo lanche sozinhas.

Além de sua versatilidade culinária e inúmeras cores e sabores, a maçã é uma fruta excepcionalmente saudável e com muitos benefícios para a saúde.

Benefícios da maçã para a saúde com base na ciência

Além de deliciosas e nutritivas, as maçãs podem fazer muito por nossa saúde, porque contêm ingredientes importantes, entre eles os chamados flavonoides. Além disso, contêm pectina, uma fibra que se dissolve no intestino.

No entanto, se você consumir a maçã sem casca, não obterá tanta fibra ou flavonoides. Portanto, para tirar o máximo proveito da maçã, deixe-a com a casca, pois essa contém metade da fibra e a maioria dos polifenóis.

Maçã é muito nutritiva

As maçãs são frutas muito ricas em nutrientes, dessa forma, fornecem muitos nutrientes por porção.

200 gramas de maçã (que equivale a uma maçã média) oferece os seguintes nutrientes:

  • Calorias: 104;
  • Carboidratos: 28 gramas;
  • Fibras: 5 gramas;
  • Açúcar: 19 gramas;
  • Vitamina C: 10% do valor diário recomendado (VD);
  • Cobre: ​​6% do VD;
  • Potássio: 5% do VD;
  • Vitamina K: 4% do VD;
  • Vitaminas E, B1 e B6: de 2 a 5% do VD.

Além disso, as maçãs são pobres em sódio, gordura e colesterol e oferecem uma variedade de antioxidantes fortes.

Por exemplo, a vitamina E serve como um antioxidante solúvel em gordura, a vitamina B1 – também conhecida como tiamina – é necessária para o crescimento e desenvolvimento, e a vitamina B6 é essencial para o metabolismo das proteínas.

As maçãs também são uma rica fonte de polifenóis, um importante grupo de antioxidantes.

Antioxidantes são compostos que protegem as células dos radicais livres – moléculas nocivas que contribuem para o desenvolvimento de condições crônicas, como doenças cardíacas e câncer.

Assim, embora nem sempre esses compostos vegetais sejam listados, eles provavelmente são responsáveis ​​​​por muitos dos benefícios para a saúde da maçã.

Você não precisa se preocupar com o açúcar da maçã, porque embora tenha carboidratos que afetam o açúcar no sangue, esses carboidratos são diferentes de outros açúcares que retiram a fibra que é boa para o organismo.

menina comendo maçã

Maçã faz bem para o coração

Segundo a ciência, as maçãs estão associadas a um menor risco de doenças cardíacas.

Um dos motivos pode ser por elas conterem fibra solúvel, que ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue. Assim como, outro motivo é por oferecerem polifenóis, como o flavonoide epicatequina, que reduz a pressão arterial.

Estudos também associaram a alta ingestão de flavonoides a um menor risco de acidente vascular cerebral.

Além disso, os flavonoides ajudam a prevenir as doenças cardíacas, diminuindo a pressão arterial, reduzindo a oxidação do colesterol LDL e reduzindo a aterosclerose, que é o acúmulo de placas nas artérias.

Um outro estudo também associou a ingestão de frutas e vegetais de polpa branca, como maçãs e peras, a um menor risco de derrame. Em conclusão, para cada 1/5 xícara (25 gramas) de fatias de maçã consumidas por dia, o risco de acidente vascular cerebral diminuiu 9%.

Maçã ajuda na perda de peso

As maçãs são ricas em fibras e em água, duas qualidades que as tornam interessantes para aumentar a sensação de saciedade.

A sensação crescente de saciedade funciona como uma boa estratégia de perda de peso porque ajuda a controlar o apetite. Portanto, ao consumir maçã nos leva a a reduzir a vontade de comer muito.

O consumo de fibra retarda a digestão, sendo assim ficamos satisfeitos por mais tempo depois de comer e isso pode evitar comer demais. Além disso, consumir alimentos ricos em fibras ajuda a controlar os sintomas e diminui os efeitos do refluxo ácido.

A fibra de uma maçã também pode ajudar a evitar a diarreia e a constipação.

Segundo um estudo, consumir maçãs inteiras aumentou a sensação de saciedade por até 4 horas a mais do que consumir volumes iguais de purê ou suco de maçã. Isso ocorre porque maçãs inteiras reduzem o esvaziamento gástrico, a taxa na qual o estômago esvazia seu conteúdo.

A pesquisa também sugere que a ingestão de maçã pode reduzir significativamente o Índice de Massa Corporal (IMC), um fator de risco relacionado ao peso para doenças cardíacas.

Além disso, os polifenóis contidos na maçã também podem ter efeitos antiobesidade.

Maçã diminui o risco de diabetes

Consumir maçãs também pode reduzir o risco de diabetes tipo 2. Segundo uma compilação de estudos, o consumo de maçã maçãs e peras leva a uma redução de 18% no risco de diabetes tipo 2. Além disso, consumir apenas uma porção por semana pode reduzir o risco em 3%.

O alto teor de polifenóis antioxidantes quercetina e florizina contidos nessas duas frutas poderia explicar também esse como um dos benefícios da maçã para a saúde.

Além disso, os efeitos anti-inflamatórios da quercetina podem reduzir a resistência à insulina, um grande fator de risco para o aparecimento do diabetes.

Paralelo a isso, acredita-se que a florizina reduza a absorção de açúcar nos intestinos, contribuindo para uma carga reduzida de açúcar no sangue e, assim, reduzindo o risco do surgimento do diabetes.

maçã com casca

Maçã melhora a saúde intestinal

As maçãs contêm pectina, um tipo de fibra que atua como prebiótico. Isso significa que ela aumenta a microbiota intestinal, que é a comunidade de boas bactérias do intestino.

A microbiota intestinal está envolvida em muitas funções relacionadas à saúde e à doença, portanto desempenha um papel essencial no bem-estar geral do organismo. Um intestino saudável é muitas vezes a chave para uma melhor saúde geral.

Como a fibra dietética não pode ser digerida, então a pectina chega intacta ao cólon, promovendo o crescimento de boas bactérias. Dessa forma, ela melhora especialmente a proporção dos dois principais tipos de boas bactérias do intestino.

Além disso, pesquisas sugerem que, ao alterar beneficamente a microbiota intestinal, as maçãs podem ajudar a proteger contra doenças crônicas como obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e câncer.

Maçã ajuda a prevenir o câncer

Os antioxidantes contidos nas maçãs proporcionam efeitos benéficos contra certos tipos de câncer, incluindo câncer de pulmão, mama e do trato digestivo.

Estudos em tubo de ensaio sugerem que esses efeitos podem ser atribuídos aos polifenóis da maçã, isso porque ele impedem que as células cancerígenas se multipliquem.

Além disso, um estudo em mulheres relatou que uma maior ingestão de maçã está ligada a um menor risco de morte por câncer.

Da mesma forma, o conteúdo de fibra das maçãs também pode contribuir para suas propriedades de combate ao câncer.

Por exemplo, outro estudo em tubo de ensaio descobriu que a fibra de pectina da maçã pode inibir o crescimento de células cancerígenas e até desencadear sua morte.

No entanto, mais pesquisas em humanos são necessárias para entender melhor a possível ligação entre as maçãs e a prevenção do câncer. Por exemplo, precisa identificar as quantidades adequadas e horários de alimentação ideais.

Maçã ajudar a combater a asma

Por serem ricas em antioxidantes, então as maçãs podem ajudar a proteger os pulmões contra danos oxidativos.

Um excesso de moléculas nocivas chamadas radicais livres pode causar danos oxidativos. Isso pode levar a respostas inflamatórias e alergênicas no corpo.

A casca da maçã é rica em quercetina antioxidante, que pode ajudar a regular o sistema imunológico e reduzir a inflamação. Portanto, em teoria, isso poderia tornar as maçãs eficazes contra as fases tardias das respostas da asma brônquica.

Apoiando isso, estudos em tubo de ensaio e em animais sugerem que a quercetina pode ser um tratamento adequado para doenças inflamatórias alérgicas, como a asma e a sinusite.

Da mesma forma, outros compostos encontrados nas maçãs podem reduzir ou prevenir a inflamação alérgica das vias aéreas da asma.

Ainda assim, mais pesquisas realizadas com humanos são necessárias para entender melhor essa ação como um dos benefícios da maçã para a saúde.

Maçãs ajudam a proteger o cérebro

A quercetina contida nas maçãs pode proteger o cérebro dos danos causados ​​pelo estresse oxidativo.

Pesquisas realizadas com cobaias mostram que os efeitos antioxidantes da quercetina podem proteger o cérebro e os nervos dos danos oxidativos e prevenir lesões que podem resultar em doenças cerebrais degenerativas, como por exemplo a doença de Alzheimer ou demência.

Além disso, a quercetina pode prevenir danos nos nervos associados ao estresse, regulando marcadores de estresse oxidativo e inflamatório.

No entanto, é preciso ressaltar que a maioria das pesquisas se concentra em um composto específico em vez de maçãs inteiras. Portanto, mais pesquisas ainda são necessárias antes que qualquer conclusão possa ser tirada.

maçãs

Conclusão

Pelo que pudemos constatar, a maçã é uma fruta incrivelmente nutritiva e que oferece vários benefícios para a saúde.

Isso ocorre porque ela é rica em fibras e antioxidantes. Portanto, consumir maçã está associado a um menor risco de muitas condições crônicas, incluindo diabetes, doenças cardíacas e câncer.

As maçãs também podem promover a perda de peso e melhorar a saúde intestinal e cerebral.

Assim, embora ainda sejam necessárias mais pesquisas para entender melhor como as maçãs afetam a saúde humana, você não errará consumindo essa fruta saborosa, versátil e de fácil acesso.

Há malefícios no consumo da maçã?

Embora a maçã tenha muitos benefícios para a saúde, comer muitas maçãs (assim como qualquer outro alimento) pode oferecer malefícios. Entre esses malefícios está o de que consumir muitas frutas pode causar ganho de peso.

Além disso, há outros problemas que o consumo de maçã pode causar, como por exemplo a ingestão de pesticidas.

As maçãs são uma das frutas que possuem altos resíduos de pesticidas, porque insetos e doenças são mais propensos a afetá-las. Portanto, é sempre melhor lavar muito bem as frutas como as maçãs antes de comê-las.

Sobre o consumo de sementes de maçãs, você pode ter ouvido que ingeri-las é maléfico. As sementes têm substâncias químicas que se transformam em cianeto em no nosso corpo, mas teríamos que comer muitas sementes para que elas causassem esse dano.

Uma pessoa adulta teria que ingerir pelo menos 150 sementes trituradas para, assim, o risco de envenenamento por cianeto acontecer. Na verdade as sementes de maçã são ricas em proteínas e fibras e não nocivas.

Por fim, o suco de maçã pode interagir com o fármaco para alergia fexofenadina (Allegra), o suco dificulta a absorção do medicamento pelo corpo.


Leia também:
Benefícios da pitaya
Conheça 10 benefícios do alho para a saúde
Benefícios do aipo (salsão) para a saúde
Qual a melhor dieta para perder peso a longo prazo?
Benefícios da chia
Benefícios da azeitona para a saúde

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *