Conheça 10 benefícios do alho para a saúde

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

benefícios do alho para a saúde

O consumo de alho demonstrou ter inúmeros benefícios fantásticos para a saúde. Isso porque existem estudos e documentações substanciais do uso do alho por suas propriedades medicinais.

Há pesquisas que comprovam que o alho oferece alguns benefícios reais para a saúde, como por exemplo proteção contra resfriados, capacidade de ajudar a baixar a pressão arterial e os níveis de colesterol.

Vamos descobrir então mais alguns desses importantes benefícios do alho para a saúde?

Você sabia que, em média, cada pessoa consome 2 quilos de alho por ano? Talvez você não soubesse que esse volume era tão alto, mas é muito provável que você seja uma pessoa que consome muito alho em refeições.

No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que por milhares de anos, antes que esse tempero fosse usado para dar sabor aos pratos, ele era usado como tratamento médico em culturas antigas.

Os benefícios para a saúde do alho foram usados e documentados ​​pelas antigas civilizações egípcias, babilônias, gregas, romanas e chinesas.

É atribuído ao médico grego Hipócrates, conhecido como o pai da medicina ocidental a frase “Que o alimento seja o seu remédio, e o remédio seja o seu alimento.”. Por esse motivo, ele prescrevia alho para tratar uma variedade de condições médicas.

A ciência moderna confirmou muitos desses efeitos benéficos para a saúde.

O consumo do alho

O alho é uma planta da família Alliaceae. Está intimamente relacionado com cebolas, chalotas e alho-poró.

Cada segmento de um bulbo de alho é chamado de dente. Há cerca de 10 a 20 dentes em um único bulbo.

O alho cresce em várias partes do mundo e é um ingrediente popular na culinária, devido ao seu cheiro forte e sabor delicioso.

Benefícios comprovados do alho para a saúde

Os acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos são dois dos problemas de saúde mais significativos em todo o mundo.

A hipertensão arterial é um fator de risco considerável para doenças cardíacas. A ciência estima que ela cause cerca de 70% dos derrames, ataques cardíacos e insuficiência cardíaca crônica.

cabeças de alho

1. O alho contém compostos com potentes propriedades medicinais

Embora o alho fosse amplamente usado como remédio, não se conhecia o motivo de ser tão versátil. No entanto, os cientistas agora sabem que os compostos de enxofre no alho são a principal causa de seus efeitos benéficos à saúde.

Ao fatiar, picar, mastigar ou esmagar os dentes de alho, ocorre uma reação que ativa principalmente a alicina, substância essencial para nosso organismo, conforme poderemos ver a seguir. No entanto, a alicina é um composto instável que está presente apenas por pouco tempo no alho fresco após ele ser cortado ou esmagado.

Outros compostos que podem desempenhar um papel nos benefícios para a saúde do alho incluem dissulfeto de dialila e s-alil cisteína.

Os compostos de enxofre do alho que comentamos acima entram em nosso corpo a partir do trato digestivo. Eles então viajam por todo o seu corpo, exercendo fortes efeitos biológicos.

2. Além de ser altamente nutritivo, o alho tem poucas calorias

Apesar de ser pouco calórico, o alho é incrivelmente nutritivo, um único dente de alho cru (cerca de 3 gramas) contém:

  • Manganês: 2% do valor diário de referência (VD);
  • Vitamina B6: 2% do VD;
  • Vitamina C: 1% do VD;
  • Selênio: 1% do VD;
  • Fibra: 0,06 gramas;
  • Além disso, tem 4,5 calorias, 0,2 gramas de proteína e 1 grama de carboidratos, assim como contém pequenas porções de vários outros nutrientes.
3. Os compostos ativos do alho reduzem a pressão arterial

Conforme já citamos acima, as doenças cardiovasculares como ataque cardíaco e acidente vascular cerebral são responsáveis ​​por muitas mortes.

Assim, por estarem entre as principais causas de morte, abordar uma de suas causas primárias, a hipertensão arterial, é extremamente importante.

Isso porque a pressão alta, ou hipertensão, é um dos fatores mais importantes que podem levar a essas doenças. Ela é a causa de 13,5% das mortes em todo o mundo.

Estudos em humanos descobriram que os suplementos de alho têm um impacto significativo na redução da pressão arterial em pessoas com pressão alta.

Em um desses estudos, ficou comprovado que 600 a 1.500 mg de extrato de alho envelhecido foram tão eficazes quanto o medicamento Atenolol na redução da pressão arterial durante um período de 24 semanas.

No entanto, as doses de suplementos devem ser bastante altas para ter os efeitos desejados. Assim, a quantidade necessária é equivalente a cerca de quatro dentes de alho por dia.

Portanto, mesmo que o alho não agrade seu paladar, consumir suplementos de alho ainda trará esses benefícios para a sua saúde. Mas, certifique-se de conversar com seu médico antes de começar a tomar qualquer suplemento e também para decidir o volume adequado.

4. O alho melhora os níveis de colesterol

O colesterol é a gordura do sangue, assim, diminuir o colesterol também pode diminuir o risco de doenças cardíacas.

Existem dois tipos de colesterol, LDL “ruim” e o HDL “bom”. O alho pode diminuir o colesterol total e o LDL (o chamado colesterol ruim). Colesterol LDL em excesso e colesterol HDL insuficiente podem causar sérios problemas de saúde.

Pesquisas comprovaram que os suplementos de alho reduzem o colesterol total e o LDL em cerca de 10 a 15%. Portanto ele é um excelente aliado para pessoas com colesterol alto.

Além disso, segundo essas pesquisas, o alho parece diminuir o LDL, mas não ter efeito sobre o HDL (colesterol bom).

cápsulas de alho

5. O alho melhora o sistema imunológico, portanto protege contra diversas doenças

A imunidade do nosso corpo ajuda a impedir doenças, assim como ajuda na batalha contra doenças que nos acometem. Suplementos de alho são conhecidos por aumentar a função do sistema imunológico.

Portanto, o alho pode ajudar a nos proteger contra várias doenças. Por exemplo, ajuda a prevenir o resfriado comum e combate o vírus da gripe.

Um estudo relevante de 12 semanas descobriu que um suplemento diário de alho reduziu o número de resfriados em 63% em comparação com um placebo.

Nesse mesmo estudo, a duração média dos sintomas do resfriado também foi reduzida em 70%, de 5 dias no grupo placebo para apenas 1,5 dias no grupo alho.

Outro estudo descobriu que uma alta dose de extrato de alho envelhecido (2,56 gramas por dia) reduziu o número de dias doentes com resfriado ou gripe em 61%.

No entanto, uma revisão concluiu que as evidências são insuficientes e mais pesquisas são necessárias. Mas, apesar dessa controvérsia, pode valer a pena adicionar alho à sua dieta se você costuma ficar resfriado.

6. O alho contém antioxidantes ajudam a prevenir a doença de Alzheimer e a demência

O dano oxidativo provocado pelos radicais livres contribui para o processo de envelhecimento. O alho contém antioxidantes que apoiam os mecanismos de proteção do corpo contra os processos oxidativos.

Altas doses de suplementos de alho demonstraram aumentar as enzimas antioxidantes em humanos, bem como reduzir significativamente o estresse oxidativo em pessoas com pressão alta.

Dessa forma, os efeitos combinados na redução do colesterol e da pressão arterial, bem como as propriedades antioxidantes, podem reduzir o risco de doenças cerebrais comuns, como a doença de Alzheimer e a demência.

7. O alho ajuda na prevenção do câncer de cólon

Primeiramente é preciso salientar que nenhum alimento sozinho é capaz de proteger contra o câncer. No entanto, segundo um estudo realizado pelo Iowa Women’s Health, consumir alho fresco pode ajudar a diminuir o risco de câncer de cólon

De acordo com o estudo, as mulheres que consumiam alho regularmente com outros vegetais e frutas tinham uma chance 35% menor de contrair câncer de cólon. No entanto, os pesquisadores afirmam que ainda são necessários mais estudos nessa área.

8. O alho ajuda a aumentar a longevidade

Entre os benefícios do alho para a saúde estão os efeitos potenciais na longevidade, mas que são basicamente impossíveis de comprovar em humanos.

No entanto, com base nos efeitos benéficos em fatores de risco importantes, como pressão arterial, faz sentido que o alho possa ajudar a viver mais.

O fato de poder combater doenças infecciosas também é um fator importante, pois são causas comuns de morte, principalmente em idosos ou pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

9. Os suplementos de alho melhoram o desempenho atlético

O alho foi um dos primeiros alimentos que tiveram comprovação de serem “melhoradoras de desempenho”.

Já nas culturas antigas era tradicionalmente usado para reduzir a fadiga e melhorar a capacidade de trabalho dos trabalhadores. Dessa forma ele foi dado a atletas olímpicos na Grécia Antiga.

Além disso, estudos com cobaias mostraram que o alho ajuda no desempenho do exercício. No entanto, muito poucos estudos em humanos foram feitos nesse sentido.

Em um pequeno estudo, pessoas com doenças cardíacas que tomaram óleo de alho por 6 semanas tiveram uma redução de 12% na frequência cardíaca máxima e melhor capacidade de exercício. No entanto, um estudo em nove ciclistas competitivos não encontrou benefícios de desempenho consideráveis.

Outros estudos sugerem que a fadiga induzida pelo exercício pode ser reduzida com a ingestão de alho.

Além disso, um coração e um corpo saudáveis ​​são fundamentais para mantar a forma, situações que o alho proporciona.

Portanto, pode-se concluir que consumir alho desempenha um papel excelente em minimizar, mesmo que sutilmente, a rapidez da chegada do cansaço pelo exercício físico.

dentes de alho cortados

10. Alho ajuda a desintoxicar o organismo

Em altas doses, os compostos de enxofre contidos no alho demonstraram proteger contra danos nos órgãos causados ​​​​pela toxicidade de metais pesados.

Atualmente estamos permanentemente expostos a um enorme volume de produtos químicos e compostos.

Um estudo de 4 semanas feito com funcionários de uma fábrica de baterias para automóveis que tiveram exposição excessiva ao chumbo descobriu que o alho reduziu os níveis de chumbo no sangue em 19%.

Além disso, o alho também reduziu muitos sinais clínicos de toxicidade, incluindo dores de cabeça e pressão arterial.

Efeitos colaterais do alho

O consumo de alho oferece muitos benefícios para a saúde, no entanto, esteja ciente de que existem algumas desvantagens no seu consumo. Por exemplo, o mau hálito e transpiração que exalam alho, assim como o fato de que algumas pessoas que são alérgicas a ele.

Além disso, se você tem algum distúrbio hemorrágico ou está tomando medicamentos para afinar o sangue, converse com seu médico antes de aumentar sua ingestão de alho.


Leia também:
Será que você consumiu alho da maneira errada a sua vida inteira?
Para que serve, como plantar, cultivar e cuidar da camomila
Benefícios da pitaya
Como tirar o cheiro de alho e de cebola das mãos

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *