Será que você consumiu alho da maneira errada a sua vida inteira?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Assim como o alho tem sabor e aromas característicos, interessantes e versáteis, para ser utilizado amplamente na culinária, ele também tem várias propriedades medicinais.

De fato, comunidades ao redor de todo o mundo continuam contando com os poderes de cura do alho no preparo de pastas e cremes para o tratamento de doenças e ferimentos. Entretanto, antes que você passe a olhar para o alho como um remédio natural, você precisa saber de algumas coisas.


O composto ativo do alho, a alicina, é somente liberado quando o alho é amassado e a enzima presente em seu bulbo, a alinase, converte a aliina em alicina. A alicina então, quando consumida, vai até o seu estômago, onde é absorvida.

A alicina é a causadora do famoso “bafo de alho”, que deve ser visto como um sinal da sua metabolização pelo nosso organismo. Além da alicina, os benefícios potenciais para a saúde do alho são devido a outros de seus componentes naturais, o alho tem muitas vitaminas, nutrientes, enzimas e aminoácidos importantes.

Portanto, sempre amasse o alho antes de consumi-lo. Depois de amassar e picar, com o auxílio de uma faca, deixe o alho repousar entre 5 e 10 minutos para que a alicina seja liberada. Se você levar o alho imediatamente ao fogo a alicina não será liberada. Depois deste período de descanso, você pode deixar o alho por até 15 minutos em fogo médio sem degradar essa importante substância.

Quanto mais tempo o alho cozinhar, mais nutrientes ele perde. Sendo assim, após 45 minutos de cocção o alho terá perdido praticamente todo o seu conteúdo nutricional.

Porque incluir alho na alimentação

A seguir listamos alguns motivos para você incluir pelo menos 3 dentes de alho à sua alimentação diária:

  • Você pode usar o alho para tratar os sintomas de gripes e resfriados. Assim você pode reduzir o tempo que passa doente em até 70%. O consumo diário do alho pode também auxiliar na prevenção de resfriados e gripes;
  • O alho é um importante aliado no controle da pressão, pois estimula a queda da pressão arterial ao relaxar os músculos e dilatar os vasos sanguíneos. Um estudo descobriu que o consumo de 1,5 gramas de alho amassado poderia produzir efeitos semelhantes ao do medicamento Atenolol (betabloqueador utilizado principalmente no tratamento de doenças cardiovasculares);
  • O alho previne doenças cardíacas ao estimular a queda dos níveis de colesterol ruim presente no nosso sangue;
  • O alho auxilia no combate à infecções, atuando efetivamente inclusive contra bactérias resistentes à ação de antibióticos farmacêuticos.

Além desses benefícios, o consumo de alho também pode levar à perda de peso, prevenir a perda de tecido ósseo por ação hormonal e também tem propriedades antifúngicas, antivirais e antiparasíticas, além de prevenir câncer.

Se você estiver curioso sobre como fazer uso do alho para conseguir todas essas propriedades benéficas para a saúde ou simplesmente não consegue aturar a ideia de comer alho cru, tente esta receita:

Extrato de Alho e Mel

Ingredientes: 1 cabeça de alho e mel (preferencialmente orgânico ou que você tenha certeza ser totalmente natural)

Usando uma faca de cozinha, descasque todos os dentes de alho e use a lateral da faca para amassar os dentes descascados.

Então, deixe os dentes de alho amassados repousarem por cerca de 15 minutos.

Em seguida, coloque o alho amassado em um recipiente e cubra com mel até que o alho esteja completamente coberto por ele.

Cubra o recipiente com a tampa e deixe repousar em temperatura ambiente, ao abrigo da luz, entre 3 e 5 dias.

Depois deste período guarde na geladeira por até 4 meses.

Consuma 1 ou 2 dentes de alho por dia, mas lembre-se sempre que se você quer obter todos os benefícios que o alho pode proporcionar para sua saúde, ele precisa ser esmagado e nunca pode cozinhar demasiadamente.


Leia também:
Descubra 17 utilidades para as cascas de laranja
Como limpar o micro-ondas respingado
Conheça 10 benefícios do alho para a saúde
Dicas imperdíveis para quem tem ou quer começar uma horta caseira
Alho: como descascar e como conservar?
Conheça 6 benefícios surpreendentes proporcionados pelo óleo de soja

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *