14 dicas importantes para quem está procurando um apartamento

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

14 dicas importantes para quem está procurando um apartamento

Quem já precisou procurar um apartamento, seja para comprar ou para alugar, sabe que essa pode não ser uma tarefa muito fácil.

Hoje em dia essa tarefa até já está um pouco mais fácil do que no passado, pois alguns sites facilitam muito a vida ao lançarem as ofertas de diferentes imobiliárias sobre mapas da cidade, o que permite que os caçadores de imóveis possam encontrar apartamentos nas regiões de sua preferência com mais facilidade.


Entretanto, mesmo estes sites não possuem listagens muito completas. Portanto, compilamos uma lista de 14 dicas valiosíssimas para facilitar a vida de todo mundo que está procurando uma casa nova e que nem sempre as pessoas estão atentas.

O que eu devo considerar antes de escolher onde morar?

Seguindo essas dicas será muito mais fácil você alcançar seu objetivo de morar bem.

1. Faça uso da sua comunidade de amigos e conhecidos

Deixe que todos saibam que você está procurando por um lugar novo para morar.

Muitas vezes as pessoas conhecem alguém (que talvez conheça alguém) que tem um ótimo apartamento para alugar ou para vender (e que talvez esteja até disposto a baixar o preço pela proximidade entre vocês).

2. Ao visitar o apartamento do seu interesse, verifique se você tem sinal de celular em todos os cômodos

Isso é muito importante, principalmente para quem não desgruda do celular ou usa o celular para o trabalho.

Portanto, se você é uma dessas pessoas, antes de dar a sua palavra final no negócio, teste se seu celular tem recepção em todas as peças do imóvel.

3. Internet rápida e segura

Se ter internet rápida e eficiente é importante ou até imprescindível para você, informe-se antes quais são as empresas que atendem ao prédio e em que condições.

4. Cheque o interior de todos os móveis

Quando estiver visitando o imóvel aproveite para analisar a parte interna de todos os móveis que forem deixados pelo proprietário, principalmente os roupeiros e os armários do banheiro e da cozinha.

Você poderá encontrar sinais de infestações se insetos como cupins, formigas e baratas que talvez passassem desapercebidas de outra forma. Além disso, móveis embutidos denunciam locais com excesso de umidade.

5. Imagine seu móveis dentro do novo imóvel

Tenha certeza de que os móveis que você tem ficarão bem adaptados na nova casa, meça os seus móveis e, mais importante, meça o apartamento.

Leve sempre consigo uma fita métrica e peça licença ao corretor ou ao proprietário para anotar as medidas – inclusive das portas, para ter certeza de que seus móveis irão passar pela porta de entrada da sua casa nova.

Isso é um procedimento muito simples, toma pouco tempo mas pode salvar você de um transtorno enorme no momento da mudança.

6. Estabeleça um orçamento e o respeite

Não se iluda, antes de começar a olhar apartamentos tenha certeza de qual é o seu orçamento mensal para os gastos que incluem o aluguel, o condomínio e o IPTU (além das contas de luz, gás, TV, internet, etc.).

Seja realista. Não perca seu tempo visitando apartamentos que estejam fora do seu orçamento, pois isso apenas servirá para te deixar ressentido e para que não dê tanto valor para os bons apartamentos que você poderá encontrar dentro da sua faixa de preço.

7. Seja simpático

Trate o corretor e o proprietário de maneira educada e seja sempre simpático, isso pode lhe trazer muitos benefícios.

O proprietário poderá estar mais aberto a negociar os valores envolvidos – ou a ser mais honesto sobre as qualidades e defeitos do imóvel – se você for uma pessoa legal.

Da mesma maneira, o corretor de imóveis talvez esteja mais propenso a te dizer se você está realmente fazendo um bom negócio se você for uma pessoa minimamente civilizada.

8. Cace apartamentos a pé ou de carro

Não se limite a sites da internet e catálogos de imobiliárias. Dê uma volta pelas regiões da cidade que você gostaria de morar e preste atenção nos prédios ao redor.

Talvez você assim encontre imóveis para locação/compra direta com o proprietário ou que estão listados em imobiliárias menores e, portanto não anunciadas em sites de classificados.

9. Procure por apartamentos que estejam desocupados

Esta é uma dica muito valiosa. Apartamentos desocupados, principalmente se estão vazios há muito tempo, representam perdas para os seus proprietários.

Os proprietários certamente estarão mais dispostos a negociar os valores envolvidos se o imóvel estiver desocupado há mais tempo para se livrar das despesas mensais para mantê-lo.

Geralmente os proprietários dos apartamentos recém colocados para aluguel ou venda têm uma expectativa de receber valores maiores por eles, mas aos poucos vão adaptando esses valores pela realidade do mercado.

10. Orientação solar

Procure observar a orientação solar do apartamento, pois ele pode ser ensolarado demais – e portanto muito quente e abrasivo -, ou receber muito pouco sol, o que pode deixá-lo muito úmido e sujeito a formação de mofos.

11. Comércio da redondeza

Se for importante para você fazer compras rápidas e sem utilizar transportes, então verifique se as imediações do imóvel são bem servidas de padaria, mercadinho, farmácia e outros estabelecimentos necessários para as compras do seu dia a dia.

12. Evite dissabores futuros

Observe se o imóvel está precisando de alguma reforma ou conserto e estabeleça claramente com o proprietário ou com o corretor de quem será a responsabilidade pela execução.

13. Barulhos na vizinhança

Preste atenção nos arredores próximos, se existem empresas, escolas, avenidas muitos movimentadas ou outras fontes de barulho ou poluição que possam perturbar sua permanência no apartamento.

14. Não se fixe muito na aparência

Por fim, priorize o apartamento que lhe supra melhor as necessidades ao que é mais bonitinho. Isso porque, ao decorar seu lar, você pode melhorá-lo muito e deixá-lo com a sua “cara”.


Leia também:
O que é um loft?
O que você deve saber antes de alugar apartamento
Como organizar e facilitar a mudança de casa
Dicas para tornar o inverno uma estação mais agradável
Dicas para deixar um apartamento alugado com a sua cara
Como calcular o valor de uma casa?
Home Office, como viabilizar o fato de trabalhar e morar no mesmo local?
Dicas para um home office eficiente e produtivo

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *