Como calcular o valor de uma casa?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

Como calcular o valor de uma casa - capa

A pergunta “Como calcular o valor de uma casa?” sempre ocorre quando alguém está planejando vender ou trocar sua casa por outra, afinal impressionam as variações de preços de mercado.

O valor real de uma casa é determinado por uma combinação de vários fatores que podem variar de acordo com a localização e o mercado imobiliário específico.

Portanto, saiba quais são esses fatores que ajudam a valorizar ou desvalorizar o valor de mercado do seu imóvel.

Como um imóvel é avaliado?

Existem empresas e profissionais que, quando chamados, têm condições de avaliar facilmente uma casa e calcular o seu valor de mercado.

Acontece que, apesar do valor de uma casa ser um processo complexo e que envolve uma série de fatores, sabendo como fazer isso fica fácil.

Um avaliador profissional tem conhecimento especializado em avaliar o valor de um imóvel. Isso porque ele realiza uma avaliação completa da casa, levando em consideração fatores como localização, tamanho, condição, características e vendas recentes de imóveis comparáveis na mesma região.

Uma das técnicas é fazer uma pesquisa de mercado. Você, por exemplo, pode fazer uma pesquisa por conta própria para descobrir os preços das casas semelhantes vendidas recentemente na sua região.

Você pode usar sites de compra e venda de imóveis, e até mesmo consultar corretores imobiliários para obter informações sobre os preços de venda de imóveis semelhantes nas proximidades.

Aqui fica uma dica importante, muitas pessoas se iludem ao ver imóveis semelhantes ao seu sendo anunciados em sites e imobiliárias por um determinado valor, acima de mercado. Acontece que isso é o que os proprietários estão pedindo, mas será que vão vender por esse valor?

Corretores de imóveis são o caminho mais fácil

É impressionante como os corretores de imóveis têm uma noção exata do valor de um imóvel. Eles acertam quase sempre na mosca. Ou seja, se você chamar 10 corretores, então é provável que terá 10 estimativas bem próximas.

Os corretores têm muita experiência no mercado imobiliário e podem calcular o valor da sua casa com base no conhecimento local e nas condições atuais do mercado. Além disso, eles têm base realizar uma análise comparativa de mercado.

Como calcular o valor de uma casa - corretor de imóveis

Há ainda ferramentas online para avaliar seu imóvel, algumas delas gratuitas e sem compromisso. No entanto, é importante que você saiba que essas ferramentas fornecem apenas estimativas aproximadas e podem não levar em consideração todos os fatores relevantes.

Além disso, o valor de uma casa pode variar ao longo do tempo devido a mudanças no mercado imobiliário e outros fatores externos. Portanto, é sempre uma boa ideia obter várias opiniões de profissionais e fazer uma análise abrangente antes de chegar a um valor final.

Mas, se você quiser ter um ideia aproximada do valor do seu imóvel antes de iniciar qualquer processo de venda, ou chamar profissionais, então conheça a seguir os pontos que mais influenciam no seu preço final.

Como faço para calcular o valor da minha casa?

Conforme comentamos acima, a questão mais colocada quando se pensa em vender um imóvel é “Quanto vale a minha casa?”

Além disso, quais são os fatores que mais importantes que valorizam ou desvalorizam uma casa?

Portanto, seja qual for o motivo que o levou a pensar em vender a sua casa, é essencial que você considere vários itens de análise para conseguir estabelecer o valor de venda mais justo possível. Ou seja, um valor equilibrado entre os interesses do vendedor e do comprador, sem esquecer as atuais condições de mercado.

Saiba então o que mais influencia no valor da sua casa.

Apesar de não existir uma fórmula fixa a considerar, você precisa ter noção que alguns fatores contribuem sempre para a estipular o valor de venda de um imóvel.

Localização e acesso

Quando falamos em localização nos referimos a duas situação, a região do país onde o imóvel se encontra, assim como o bairro dentro da cidade.

Esse é um dos fatores mais óbvios e conhecidos para calcular o valor de uma casa. A mesma casa, com as mesmas características, vai valer muito mais se estiver localizada em um bairro nobre de uma metrópole se comparada com uma casa semelhante em um bairro mais popular ou em uma região de um poder aquisitivo menor.

Sendo assim, a localização é um dos fatores mais importantes para determinar o valor de uma casa. A vizinhança, a proximidade de comodidades e serviços, a qualidade das escolas na área e a acessibilidade a vias importantes podem afetar significativamente o valor de um imóvel.

Portanto, se você for comparar casas semelhantes com a sua em sites de imóveis, considere sempre se ela está na mesma cidade e, principalmente, no mesmo bairro.

Há ainda as tendências de mercado. A procura maior por casas em um determinado bairro podem ter um impacto significativo no seu valor. Ou seja, em áreas com alta demanda e baixa oferta, os preços tendem a ser mais altos.

Além disso, cada vez mais as pessoas que procuram casa querem saber dos seus acessos, tanto de carro como de transporte público. Assim como querem saber os serviços que podem encontrar nas redondezas. Ou seja, é fácil ir a pé ao supermercado, padaria e farmácia?

Quanto mais comodidades existirem nas proximidades do imóvel, maior a valorização.

Condição geral e idade da casa

A condição geral da casa, incluindo sua idade, a manutenção e as benfeitorias, podem mudar significativamente seu valor. Casas bem conservadas, com sistemas atualizados e poucos problemas estruturais, sempre têm um valor mais alto.

Como calcular o valor de uma casa - área externa

Área útil

A metragem quadrada útil de um imóvel também, em geral, é proporcional ao seu valor. Geralmente, imóveis maiores têm um valor mais alto, embora a qualidade dos espaços também seja um fator importante. Além da metragem, o número de quartos, banheiros e outros cômodos também são levados em conta na determinação do valor.

No entanto, ainda assim existem diferenciais de valorização, a área útil interna é a que vale mais e só depois a área externa, área total, área de garagem e outras construções agregadas.

Número de quartos

Se você observar os anúncios em sites e imobiliárias, verá que é com esta informação que se tipifica um imóvel.

Via de regra, os imóveis são agrupados nos anúncios pelo número de quartos. Obviamente que de uma forma geral, quanto mais quartos tiver uma casa, mais ela vai valer. Mas isso também dependerá da qualidade dos quartos.

Características e comodidades

As características e comodidades da casa também influenciam no seu valor. Isso inclui elementos como área gourmet, piscina, jardim, qualidade do piso, aparelhos modernos, sistemas de segurança, entre outros.

Garagem

Apesar de muitas pessoas atualmente optarem por não ter carro, ter garagem ainda valoriza muito um imóvel. Tanto pela segurança quanto pela comodidade.

Qualidade do acabamento

Esse é outro fator relevante para calcular o valor de uma casa, isso porque, além de acabamentos bons valorizarem muito um imóvel, eles, em geral exigem menos manutenções futuras.

Os acabamentos de uma casa são o que determinam se ela é um imóvel simples ou de classe A. Se você não sabe bem se o tipo de materiais da sua casa são de qualidade, então tente pesquisar no mercado o valor.

Sistema de resfriamento e aquecimento

Outro fator que valoriza um imóvel é se ele possui um sistema integrado de aquecimento e resfriamento.

Orientação solar

A orientação solar é uma questão para a qual nem todos os potenciais compradores observam, mas não é por isso que é menos importante. Não há qualquer dúvida de que é bem mais agradável uma casa naturalmente iluminada e ensolarada, além de que, por acréscimo, se torna energeticamente mais eficiente.

Área externa

Se a sua casa possuir alguma área externa, seja ela varanda, sacada, terraço ou até mesmo um jardim, então ela valerá mais do que uma semelhante sem isso. Além disso, se esse espaço estiver bem cuidado, melhor ainda.

Vista

Finalmente, a questão da vista a partir da casa também é considerada. Logicamente que um apartamento com vista direta para o mar não pode ter a mesma valorização que outro apartamento com vista para uma parede ou para uma região feia.

Como calcular o valor de uma casa - área de lazer


Leia também:
O que é um loft?
O que você deve saber antes de alugar apartamento
Como organizar e facilitar a mudança de casa
Confira 5 dicas para não errar no momento de comprar casa
Dicas para deixar um apartamento alugado com a sua cara
Você sabe o que significa home staging? Ele é muito importante na compra e venda de imóveis

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *