Confira 5 dicas para não errar no momento de comprar casa

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

comprar casa

Com a alta do mercado imobiliário, comprar casa se mostra uma atitude muito benéfica. Porém, para que tudo saia como planejado, é necessário estar atento aos detalhes. Aqui você confere dicas para não errar na negociação


Comprar casa é um dos principais sonhos dos brasileiros. Contudo, esse não é um processo fácil. Como há muito dinheiro envolvido, é necessário fazer um bom planejamento antes de tomar uma decisão.

A escolha do imóvel, bem como o planejamento financeiro, é algo complexo, uma vez que envolve inúmeras variáveis. Dessa forma, é necessário ter foco e atenção, para que comprar casa seja a realização de um sonho.

Com o objetivo de facilitar as tarefas de comprar casa, esse texto traz cinco dicas para você não cometer erros na negociação de um imóvel. Além disso, você irá conferir quais são as principais vantagens e as principais desvantagens de comprar uma casa e de comprar um apartamento.

Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura!

Casa ou apartamento?

Se você planeja comprar um imóvel, precisa escolher entre uma casa ou um apartamento. Nesse sentido, é preciso conhecer as vantagens e as desvantagens de cada uma das opções.

As vantagens de comprar casa

É claro que comprar casa envolve muitas vantagens. A principal delas é, desse modo, a liberdade. Muitos clientes se mostram interessados em casas porque não desejam seguir normas e regras do regimento interno do condomínio de prédios, uma vez que valorizam sua liberdade e sua autonomia.

É claro que o regimento interno é importante para garantir o funcionamento e a boa convivência entre os moradores de um empreendimento, mas muitas pessoas não se sentem à vontade com as normas e têm dificuldade de se adaptar. Se esse for o caso, o ideal é optar pela compra de uma casa.

Outro aspecto importante de comprar casa é poder usufruir de mais privacidade. Ao contrário de apartamentos, nos quais os vizinhos estão próximos, as casas estão localizadas a uma distância considerável uma das outras.

Nesse aspecto, não é necessário, por exemplo, se preocupar excessivamente com os barulhos produzidos no imóvel. Além disso, ao optar por comprar casa, você e sua família não irão precisar utilizar a mesma área de lazer que outras pessoas, uma vez que esta será totalmente privada.

As desvantagens de comprar casa

Apesar de oferecer liberdade e privacidade, as casas também trazem algumas desvantagens aos seus moradores. A principal delas, contudo, está relacionada à segurança.

Ao contrário do que ocorre em empreendimentos, as medidas de segurança serão de sua responsabilidade e você deverá investir em equipamentos. Mesmo com a instalação dos dispositivos, as casas são consideradas mais vulneráveis a assaltos e a roubos – a não ser que o imóvel esteja localizado no interior de um condomínio.

Outra desvantagem de comprar casa está relacionada à manutenção. Enquanto em apartamentos as reformas e os consertos são realizados pelos próprios funcionários do condomínio, especialmente nas áreas comuns, nas casas as manutenções podem ser mais trabalhosas, já que dependem exclusivamente do morador.

As vantagens de comprar um apartamento

Os apartamentos, por outro lado, apresentam vantagens importantes. A praticidade para quem tem uma rotina corrida é uma das principais, já que os condomínios contam com uma infraestrutura que facilita o cotidiano dos moradores.

A presença de zeladores e de funcionários, que podem realizar pequenos reparos, é um exemplo de como a vida em um apartamento pode ser mais simples e prática do que em uma casa.

Além disso, é preciso considerar a questão da segurança, que é mais presente nos condomínios de prédios. Isso porque o empreendimento costuma contar com um sistema de vigilância completo, que contribui para a proteção dos moradores e de seus imóveis.

As desvantagens de comprar um apartamento

Apesar de apresentar vantagens, é necessário considerar que morar em um apartamento também possui desvantagens. A falta de privacidade é um dos principais problemas, uma vez que os imóveis contam com pouco espaço privativo e grande parte das áreas é de uso comum.

A privacidade, nesse caso, só existe no interior do imóvel – e, às vezes, nem mesmo no apartamento, já que as unidades são próximas e algumas conversas podem ser ouvidas pelos vizinhos.

Outro ponto negativo de morar em apartamentos é a falta de liberdade. Uma vez que se escolhe morar em um condomínio, é necessário seguir as regras e as normas do regimento interno e, dessa forma, não é possível agir como quer.

De qualquer forma, para realizar uma boa escolha, o ideal é apontar quais são as preferências e as necessidades de sua família. Se um imóvel amplo e com liberdade e privacidade são as prioridades, a opção ideal é comprar casa.

No entanto, se você e seus familiares prezam pela praticidade e não se importam em cumprir as regras e as normas do regimento interno de um condomínio, o apartamento pode ser uma excelente alternativa.

Cinco dicas para não errar no momento de comprar casa

Agora que você já conhece as principais vantagens e desvantagens de comprar casa e de comprar apartamento, já pode decidir qual é a melhor opção. Caso prefira a casa, chegou o momento de conferir cinco dicas para não errar no momento da compra.

  1. Tenha um bom planejamento financeiro

Como você já deve saber, comprar casa é um investimento e tanto. Isso porque um imóvel possui um alto custo e a maioria das pessoas não consegue comprá-lo à vista. Dessa forma, é necessário ter um excelente planejamento financeiro, para que o sonho da casa própria não se torne um pesadelo.

O primeiro passo é analisar suas condições financeiras. Veja quais são seus gastos e seus ganhos mensais e verifique se o saldo é positivo. Uma boa dica é discriminar todos os itens em uma planilha, uma vez que esta permite uma visualização simples.

Se você planeja comprar casa à vista ou contratar um financiamento imobiliário, irá precisar economizar dinheiro. Dessa forma, após verificar os valores que entram e que saem do orçamento todos os meses, analise como pode gastar menos.

  1. Verifique quais são suas preferências e necessidades

Antes de começar a pesquisar casas em portais on-line, você e sua família precisam apontar quais são as preferências e as necessidades. Na lista, é necessário constar itens como:

  • A área mínima desejada;
  • O número ideal de dormitórios;
  • O que deve conter na área de lazer;
  • A localização ideal da casa.

Após discriminar quais são as necessidades de sua família e, também, as preferências, chegou o momento de passar para o próximo item: a busca de casas em portais de imóveis.

  1. Não tenha preguiça de fazer pesquisas e mais pesquisas

No momento de buscar o imóvel ideal, você não pode ter preguiça. Isso porque quanto mais pesquisar, mais chances terá de encontrar a melhor opção para sua família.

Dessa forma, a principal dica é utilizar os filtros de busca dos portais para encontrar casas que apresentam características que estão em consonância com as suas preferências e necessidades.

O Portal da Arbo é um dos maiores do Brasil e reúne milhares de casas e apartamentos em centenas de cidades do país. Se você deseja encontrar seu próximo lar de forma fácil, prática e sem burocracia, vale uma visita ao site.

  1. Analise as condições do imóvel

Depois de encontrar algumas opções nos portais de imóveis, chegou o momento de visitar as casas que mais te agradaram. Nesse momento, é importante estar atento a cada detalhe.

Isso porque, durante a visita, você deve analisar todas as condições do imóvel. Nesse aspecto, você precisa verificar a estrutura do imóvel, bem como o aspecto de cada um dos cômodos. Para isso, não tenha pressa durante a visita e vá a todos os ambientes do imóvel.

Em caso de dúvidas, é necessário questionar o corretor de imóveis, que é uma peça fundamental no processo de comprar casa.

comprar casa - negociação

  1. Conte com o auxílio de profissionais especializados

Para que todo o processo de comprar casa ocorra da melhor forma possível, é indicado contar com o auxílio de profissionais especializados, como os corretores de imóveis. Para isso, busque imóveis nos portais e entre em contato com as imobiliárias responsáveis.

As empresas irão direcionar seu contato ao corretor responsável e este irá te guiar durante todo o processo de compra.

O corretor de imóveis é o profissional mais indicado para responder todas as dúvidas que surgem durante a compra. Além disso, é ele quem realiza a mediação entre você, comprador, e o proprietário da casa.

Se você deseja encontrar o imóvel ideal de forma prática, fácil e sem burocracia, precisa conhecer a Arbo Imóveis, que conta com um dos portais mais completos do Brasil.

Quem é a Arbo Imóveis?

Parceira do blog “Lar, Doce Lar”, a Arbo Imóveis é uma startup do mercado imobiliário que tem o objetivo de simplificar transações imobiliárias, para que se conectar a um imóvel seja felicidade para quem o recebe, quem o entrega e quem o administra.

A Arbo oferece serviços e produtos para o mercado imobiliário de todo o Brasil, como um CRM (Customer Relationship Management) e um aplicativo para corretores, e, além disso, opera um dos maiores portais de imóveis do país.

O diferencial da empresa é a facilitação de processos imobiliários de compra e de locação. Para isso, conta com ferramentas que desburocratizam processos tanto para imobiliárias, corretores e incorporadoras quanto para clientes que desejam comprar e alugar imóveis. Conheça!


Leia também:
Maneiras fáceis e baratas de deixar um apartamento mais silencioso
O maximalismo na decoração
Selecionamos 30 ideias de claraboias em quartos e algumas dicas úteis para você planejar a sua
Como acertar na decoração monocromática
Como montar um home office que combine com o seu signo do zodíaco
5 dicas para deixar a decoração da sua casa com a sua cara
Como adaptar uma casa para pessoas idosas
Dicas para um home office eficiente e produtivo

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *