Como decorar um apartamento pequeno

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Como decorar um apartamento pequeno - capa

Uma das tarefas mais desafiadoras é saber como decorar um apartamento pequeno, porque quanto menores os espaços, mais precisa ser criativo.

Sua casa ou apartamento tem peças pequenas? Confira nossas dicas para decoração de apartamentos pequenos.

Aprenda a decorar um apartamento pequeno

Decorar ambientes pequenos requer um pouco mais de criatividade do que decorar ambientes grandes, porém, com uma decoração bem planejada e adequada, é possível ter tanto conforto e espaço quanto. O segredo é aproveitar todo o espaço disponível, usar marcenaria sob medida, ter alguns móveis com multifunções e trabalhar bem as cores.

Existem alguns truques, muito usados por profissionais especializados na área, que ajudam a aumentar os ambientes ou, pelo menos, causar a impressão de que são maiores.

Conheça alguns truques e dicas para ampliar espaços

Se você aplicar as dicas a seguir, certamente vai obter um resultado satisfatório.

Paredes Divisórias

Elimine todas as paredes possíveis e substitua por móveis ou vidro onde achar que deve haver mais privacidade. É melhor ter menos peças, porém maiores, do que várias peças pequenas. As paredes internas geralmente ocupam 15 cm. Um armário com 50 cm de profundidade, colocado em uma parede vai ocupar ao todo 65 cm. Substituindo a parede por somente um armário que tenha também a função da parede, separando ambientes, você ganhará 15 cm de espaço útil, o que, a princípio, pode não parecer muito, mas em sensação de ocupação de espaço é, pode ter certeza.

Cores

Quanto às cores a utilizar, prefira cores claras nas paredes e somente utilize cores mais fortes em superfícies menores. Quanto mais forte é sua a cor, maior e mais próximo o objeto vai parecer e, no caso de paredes, vai deixar o ambiente menor. Use, no máximo, combinações de três cores, prefira utilizar somente duas. Veja o post “Como combinar as cores na decoração” que publicamos aqui, ele trata sobre como escolher corretamente as combinações de cores.

Espelhos

Use e abuse de espelhos na decoração, eles ajudam muito a ampliar os ambientes. Mas escolha bem onde colocá-los, pode ser para duplicar uma imagem bonita, ou ressaltar as cores mais claras. Se for possível, dê preferência à parede oposta à janela, para refletir o exterior do apartamento. Além disso, quanto maior o espelho, maior é a sensação de aumento de espaço que ele causa.

Prateleiras Flutuantes

Aproveite as paredes para colocar prateleiras e assim obter mais espaço para guardar livros e enfeites, entre outros objetos. Deixe espaço abaixo delas para colocar sofá, cama ou mesa.

Use prateleiras de, no máximo, 30 cm de profundidade. Tente organizá-las de forma que, além de acomodar suas coisas, também sirva como enfeite, decorando a casa.

Móveis

Prefira decorar um apartamento pequeno com móveis multifunção. Por exemplo, mesa que possa abrir quando necessário, cama embutida, cama box com compartimento para guardar coisas, pufe baú, sofá cama, etc.

Além disso, procure utilizar sempre móveis com dimensões pequenas. Se a mesa não for expansível, então prefira uma com tampo de vidro, porque ocupa menos espaço visualmente.

Aproveite todos os espaços e cantos disponíveis

Use e abuse da marcenaria sob medida para aproveitar ao máximo os espaços disponíveis. Também é possível fazer móveis com profundidade diferente da padrão, e assim ocupar menos espaço nos ambientes sem perder a funcionalidade do móvel.

Nenhum canto é tão pequeno que não possa ser aproveitado de alguma forma. Sendo assim, com criatividade e um bom marceneiro pode-se criar bastante espaço.



Observe, abaixo, algumas fotos de um pequeno apartamento que selecionamos, e que ficou ótimo.

A marcenaria é feita sob medida, a cama foi colocada suspensa, aproveitando assim o espaço abaixo dela para um corredor com armários.

Isso deixou o dormitório com um pouco mais de privacidade em relação ao resto do apartamento. Mas vale lembrar que é preciso ter um pé direito de no mínimo 3 metros para poder usar esse artifício. Isso porque com o pé direito padrão de 2,60 metros, o corredor ficará com o teto muito baixo e o acesso à cama ficará prejudicado. De qualquer forma, esse exemplo serve para mostrar que, com criatividade, dá para “inventar” espaços.


Leia também:
Dicas de decoração de quarto de casal
Dicas de organização para ambientes pequenos
Bom gosto, você tem?
15 plantas que protegem a casa e atraem energia positiva
5 plantas para cultivar dentro de casa
Como encontrar e ativar o cantinho do dinheiro aplicando o Feng Shui na sua casa
O que é um apartamento eficiente?
Você mora em uma casa ou um lar?
Dicas para montar uma sala de jantar pequena + 50 ideias

Compartilhe...

Um comentário em “Como decorar um apartamento pequeno

  1. Patricia Alves disse:

    Muito bom artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *