Maneiras fáceis e baratas de deixar um apartamento mais silencioso

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

como deixar um apartamento silencioso

Descobrir como deixar um apartamento silencioso tira o sono de muitas pessoas. Você está com esse problema?

Seja o barulho dos caminhões de transporte, caminhões de lixo, ônibus, o som alto de um carro que passa, a sirene de uma ambulância, ou o zumbido geral do tráfego de pedestres e automóveis do lado de fora da sua janela, os ruídos da cidade podem ser muito exaustivos e estressantes. Ainda há os sons dos vizinhos do próprio prédio.

Se você está enlouquecendo com esses barulhos, saiba que não está sozinho, ruídos são muito comuns, principalmente nas grandes cidades.

Para muitos moradores de apartamentos, o ruído perturbador e indesejado é um fato da vida, que muitas vezes parece inevitável. Entretanto, você realmente não precisa estar passando por isso, há formas fáceis e baratas de minimizar esse problema.

Descubra como deixar um apartamento silencioso

Felizmente, não importa onde ou como você mora ou que tipo de espaço você habita, diminuir o volume do barulho que vem do exterior de seu apartamento é uma opção.

Embora isso possa evocar em sua mente imagens de reformas e pensar que vai combalir sua conta bancária, há muitas maneiras de reduzir o ruído sem precisar gastar todas as suas economias ou reconstruir seu apartamento.

Aqui mesmo no blog já publicamos um texto que vale a pena a leitura sobre isso, no post “5 dicas para diminuir o ruído dentro de casa” ensinamos como fazer isso envolvendo gastos maiores.

Entretanto, se você mora de aluguel, ou não pretende gastar muito com isso, talvez as dicas a seguir sejam suficientes para resolver seu problema.

Seja como for, o isolamento acústico não precisa ser complicado ou caro, e mesmo as estratégias mais simples podem fazer uma grande diferença.

Portanto, vamos descobrir como fazer isso?

Como diminuir o ruído que vem do corredor do prédio
Elimine todas as frestas da porta de entrada

Se você ouve todas as conversas que acontecem no corredor do seu prédio, ou o barulho da porta do elevador a cada vez que ele chega em seu andar, enquanto está tentando curtir o conforto do seu sofá, é provável que haja muitas frestas ao redor da porta da frente de seu apartamento.

Selar esses vazamentos diminuirá e muito esses ruídos. O som viaja no ar, e qualquer lacuna pela qual você possa ver a luz também deixará o som passar.

Se você tiver uma grande lacuna sob a porta do seu apartamento, adicione um rodo vedador de porta. Procure usar um vedador de qualidade, com uma tira de borracha grossa para uma vedação eficiente.

Ao fazer isso, além de diminuir significativamente o ruído, você também impedirá a entrada de poeira, maus odores, insetos e correntes de ar do corredor.

O que pode melhorar ainda mais essa vedação, são aqueles rolos de porta (parecidos com uma cobra) cheios de areia que costumava ter na casa de nossos avós, lembra deles? Encostá-lo na fresta da porta pelo lado de dentro também é muito eficiente.

Se as laterais e a parte de cima da porta não estiverem vedando bem ao encostarem nos batentes da porta, vede essas laterais e a parte superior da porta com espuma de vedação. Elas são muito fáceis de encontrar e instalar também.

Pendure cortinas na porta de entrada

Algumas portas de entrada não tem uma espessura muito larga e outras ainda são ocas por dentro, nesse caso, o ruído do corredor pode estar vindo pela própria porta e não por frestas existentes na sua volta.

Neste caso, você pode criar outra camada de isolamento acústico sobre a porta da frente com cortinas blackout pesadas. Quando elas estiverem fechadas, ajudam a absorver qualquer ruído que vaze pela porta.

Como diminuir o barulho que vem da rua
Reduza o ruído refletido

A princípio, todo o ruído que vem da área externa do seu apartamento, reflete em superfícies duras, como paredes, pisos e tetos. Isso aumenta o nível geral de ruído dentro de um apartamento.

Para reduzir essa reflexão do som externo (e até mesmo dos internos), cubra as paredes nuas e até tetos com algo macio como tecidos, revestimentos de parede em 3d, entre outros.

Assim, os sons, como vozes, latidos, trânsito, sirenes ou até mesmo um aspirador de pó em funcionamento não refletirão e ecoarão por seu apartamento.

Um tapete felpudo, detalhes em tecido no teto e forrações de borracha nas paredes também suavizam o ruído que retumba dentro do apartamento. Além disso, eles absorvem o barulho dos vizinhos das unidades adjacentes.

como deixar um apartamento silencioso

Use tapetes grossos

E como deixar um apartamento silencioso se o seu piso é barulhento?

Nada absorve melhor o ruído do que os tapetes, e quanto mais grossos mais eficientes. Então, se você tem pisos duros, como concreto, porcelanato, lajotas ou qualquer outro que não absorva bem ruídos – como pisos flutuantes, por exemplo -, faz sentido utilizar um tapete grosso.

Para aumentar ainda mais o resultado, uma dica pouco conhecida mas muito eficiente, é colocar um tapete de densidade.

Por exemplo, aqueles tapetes para fazer exercícios como yoga, ou um tapete de borracha por baixo do tapete grosso. Isso aumentará ainda mais o potencial de redução de ruído do seu tapete.

Use estantes e móveis embutidos

Se as paredes de seu apartamento são muito finas. Adicionar um móvel embutido de parede a parede, ou uma estante com livros são uma solução para abafar os ruídos do exterior. Isso acontece, porque vai aumentar a espessura das suas paredes e incluir materiais de absorção de ruído, como madeira e papel.

Materiais e objetos maciços resistem à vibração e, assim, reduzem a transmissão do som. Certifique-se de que as bordas do móvel embutido se encaixem perfeitamente nas extremidades, para que não haja espaços para o som seguir seu caminho. Se isso acontecer, preencha esses espaços com espuma de vedação.

Avalie a utilização de painéis acústicos

Assim como os revestimentos em 3d, os painéis acústicos são uma alternativa eficiente, e até melhor, porém, é uma solução geralmente um pouco mais cara. Eles estão disponíveis como placas ou tecidos que você fixa nas paredes e podem ser encontrados facilmente na Internet.

Instale cortinas à prova de som

As cortinas de isolamento acústico também ajudam a evitar que ruídos externos entrem. São cortinas grossas e de tecido pesado.

Dessa forma, você pode utilizar tecidos de blackout e, se o ruído for muito alto, avaliar ainda sua utilização dupla.

Utilize plantas na decoração

Se você tiver espaço e condições apropriadas, inclua muitas plantas na decoração. Elas são excelentes para absorver barulhos e ainda vêm com um bônus, melhoram a qualidade do ar do seu apartamento.

Enfim, se você está com esse problema e não sabia como deixar um apartamento silencioso, esperamos que com essas dicas possa resolvê-lo.


Leia também:
O que significa design biofílico, dicas e 20 ideias para você se inspirar
Como aproveitar o espaço atrás do sofá + 50 ideias para inspiração
Como criar, manter uma parede viva e ainda muitas ideias e fotos para inspiração
Saiba quais são os benefícios de utilizar plantas na decoração da forma correta
Como fazer para um quarto pequeno parecer maior?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *