Saiba quais são os benefícios de utilizar plantas na decoração da forma correta

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

A decoração com plantas vivas, também conhecida como “paisagismo de interiores”, ou “cultivo indoor”, está sendo cada vez mais utilizada em todo o mundo. Se você nos lê frequentemente, sabe que somos entusiastas dessa decoração.

Nesse texto vamos abordar os aspectos e benefícios proporcionados pela decoração com plantas, que vão além de trazer o verde natural para um ambiente, mas também fornecer uma variedade de benefícios físicos, espirituais e mentais.

Qual a melhor maneira de decorar com plantas?


Você sabe o que é plantscaping?

Plantscaping é planejar e executar um projeto de paisagismo de interior, ou seja, muito mais do que simplesmente distribuir plantas vivas em ambientes internos, encontrar a posição ideal e estratégica de cada espécie selecionada procurando potencializar todos os seus benefícios e destacar detalhes do ambiente.

Neste momento você pode estar se perguntando, então é caro fazer isso? Será que é para mim? Obviamente que você pode contratar profissionais especializados em planejar e executar um projeto assim, mas não necessariamente precisa fazer isso.

Informando-se em lojas especializadas em plantas, pesquisando muito em sites da internet produzidos por especialistas em plantas e paisagismo e estudando a luminosidade e a atmosfera do ambiente que você deseja decorar com plantas, você é capaz de desenvolver seu próprio projeto de plantscaping com um investimento que caiba no seu bolso.

Se você já tem algumas plantas em casa e elas estão bem adaptadas ao espaço onde estão, você já tem meio caminho andado para aproveitar os benefícios que elas oferecem. É importante ressaltar que nem todas as plantas tem a mesma capacidade de produzir benefícios em sua plenitude, porém, todas elas trazem consigo benefícios e você não precisa descartar essas plantas e trocá-las por outras, mas apenas acrescentar novas, se for o caso.

Com a planta certa no lugar certo você obterá melhores resultados, mas todas contribuem positivamente, exceto algumas plantas que podem ser tóxicas ou inapropriadas para espaços fechados, mas essas são exceções.


Quais são os benefícios proporcionados por um projeto de paisagismo de interior bem executado?

As vantagens do envolvimento da natureza viva da forma correta na decoração de interiores são inúmeras.

Conforme comentamos acima, se você tem o conhecimento de quais plantas vivas são adequadas para seu espaço, como por exemplo, quais plantas são excelentes para diminuir o excesso de calor e extrair a umidade, se esse for o caso, quais plantas são apropriadas para melhorar a acústica do ambiente, quais plantas melhoram a qualidade do ar, ou ainda, quais plantas ajudam a dormir melhor, o sucesso do seu projeto estará praticamente assegurado.

O ser humano sempre teve a tendência de buscar conexões com a natureza e outros seres vivos, porém esse é um objetivo cada vez mais difícil de ser alcançado pelas pessoas que vivem em grandes cidades. Portanto, estar cada vez mais desconectados da natureza do que nunca, é o que está levando muitas pessoas a procurar plantas para a decoração de suas casas.

Os benefícios de estarmos diretamente em contato com a natureza são bem conhecidos, portanto, assim como as plantas que temos em contato ao ar livre, as plantas cultivadas dentro da nossa casa também podem trazer efeito positivo na qualidade do ar, no nosso humor e até na nossa saúde mental.

Vamos então conhecer os benefícios oferecidos pelas plantas?

As plantas purificam o ar

As plantas vivas são excelentes na remoção das toxinas contidas no ar e, consequentemente, na melhoria da qualidade do ar de um ambiente.

Estudos feitos pela NASA concluíram que algumas plantas podem remover mais de 80% dos compostos orgânicos voláteis (conhecidos como COVS) a cada ciclo de 24 horas.

Os COVS são compostos por substâncias químicas orgânicas, ou combinações delas, que podem ser encontradas em muitos itens contidos em uma casa, como tintas, tapetes e brinquedos, por exemplo. Essas substâncias quando evaporam comprometem a qualidade do ar, o que pode representar riscos à saúde dos moradores de uma casa.

Os COVS podem ser naturais ou artificiais, os mais comuns são, o metano (causador do efeito-estufa), o formaldeído, a acetona, o etanol, o butanol e o benzeno, todos eles são frequentemente encontrados em edifícios modernos e climatizados.

Uma planta grande, ou duas plantas pequenas têm a capacidade de melhorar a qualidade do ar de cerca de 10 metros quadrados afetada por esses compostos.

As plantas ajudam a melhorar o humor

As plantas podem impactar positivamente o humor dos moradores de uma casa. Um conjunto significativo de pesquisas já demonstrou uma ligação entre a melhora do humor e a presença de plantas em um ambiente.

Há estudos que concluíram que a interação ativa com as plantas, e até mesmo com o substrato dos vasos ajuda a reduzir o estresse diário. Atribui-se a isso às minúsculas bactérias Mycobacterium vacca, chamadas de “outdoorphins”, que estão presentes nas plantas e no solo e que atuam como antidepressivos naturais.

As plantas aumentam a produtividade e a atenção

Pesquisas já demonstraram que a plantas em ambiente fechado ajudam a aumentar a produtividade em até 70%, o que tornou o paisagismo de interiores extremamente popular em ambientes de trabalho. Pessoas que trabalham em escritórios decorados com plantas têm menos dias de licença médica e pontuam mais alto em pesquisas gerais de satisfação no trabalho.

Da mesma forma, um estudo desenvolvido na Inglaterra constatou que, quando as salas de aula eram decoradas com plantas, os alunos ao assistirem as aulas apresentavam níveis maiores de atenção e frequência do que em salas de aula sem plantas.

Plantas melhoram a saúde mental

Praticar terapia através das plantas não é apenas um modismo, é realidade comprovada. Há também pesquisas que comprovam que a ausência de plantas em nossa vida está associada ao aumento do estresse, da ansiedade e até podem desencadear a depressão.

Alternativamente, para quem não tem a possibilidade de cultivar plantas, passar algum tempo em ambientes com muitas plantas pode ter um excelente resultado terapêutico e levar a sentimentos de calma e à redução do estresse provocado pela vida em grandes cidades.

Cultivar plantas em casa também ajuda a reduzir os sentimentos de solidão e depressão e a incutir um sentimento de realização e um objetivo de vida.

Plantas reduzem o ruído do ambiente

Além dos efeitos proporcionados para nosso bem-estar físico e mental, as plantas cultivadas em casa também apresentam alguns benefícios tangíveis, entre eles a redução significativa dos ruídos internos e externos.

Para quem mora próximo a fontes de barulhos constantes, como um prédio de apartamentos barulhento ou próximo a uma rua muito movimentada, decorar a casa com plantas pode ser uma solução muito eficiente.

As plantas reduzem o ruído do ambiente através da absorção das ondas sonoras, que ocorre em função da sua área de superfície dinâmica. Existem vários fatores que influenciam na eficácia das plantas para a redução de ruído, como a quantidade de plantas em um ambiente, o seu tamanho, a densidade da folhagem e a sua área superficial.

Plantas aumentam a umidade e regulam a temperatura

Assim como as plantas de ambientes abertos podem ajudar a regular a temperatura de uma casa, fornecendo sombra, as plantas de dentro de casa também podem ajudar a regular a temperatura do ambiente.

Através da fotossíntese, as plantas geram umidade que se dissipa no ar do ambiente, o que pode ajudar a resfriar e aquecer um ambiente, dependendo da temperatura.

Em uma sala fria, a umidade adicionada torna o ar mais quente porque o ar úmido retém mais calor, enquanto, em uma sala quente, estudos comprovaram que adicionar plantas à decoração pode reduzir a temperatura em até 10 graus centígrados.

Manter as folhas das plantas sempre limpas e livres de poeira é importante para garantir que elas possam realizar a fotossíntese corretamente e continuar a liberar umidade para o ar.

Plantas são ótimas para decorar

Por fim, um aspecto que não pode ser esquecido é que as plantas cultivadas indoor emprestam para o ambiente uma ótima aparência e são uma opção de decoração econômica e alegre para uma casa.

As plantas são como arte viva e trazem um caráter natural a qualquer ambiente, além disso e há infinitas possibilidades criativas quando se trata de decorar um espaço com plantas.

Adicionar as plantas adequadas a todos os ambientes de uma casa pode fazer com que esses ambientes pareçam maiores, mais quentes e mais aconchegantes, isso faz muito bem para nossos olhos e para a nossa alma.


Se você gostou destas dicas, provavelmente também vá gostar dessas:
O que significa design biofílico, dicas e 20 ideias para você se inspirar
+ 7 plantas para cultivar dentro de casa
A jardinagem e a saúde física e mental
Como aproveitar o espaço atrás do sofá + 50 ideias para inspiração
Sugestões de Presentes Criativos
Como plantar e como cuidar de Lírios de Calla? Saiba tudo sobre essa linda flor
Um cactus diferente para alegrar sua casa

Compartilhe...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *