Saiba quais são os benefícios de utilizar plantas na decoração da forma correta

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

benefícios de utilizar plantas na decoração da forma correta

Será verdade que existem benefícios de utilizar plantas na decoração da forma correta? Assim, a decoração com plantas vivas, também conhecida como “paisagismo de interiores”, ou “cultivo indoor”, está sendo cada vez mais usada em todo o mundo.

Se você costuma ler nosso blog, sabe que somos entusiastas dessa decoração. Portanto, nesse texto vamos abordar os aspectos e benefícios proporcionados pela decoração com plantas.

Esses benefícios vão além de trazer o verde natural para um ambiente, as plantas também fornecem uma variedade de benefícios físicos, espirituais e mentais.

Qual a melhor maneira de decorar com plantas?
Você sabe o que é plantscaping?

Plantscaping é planejar e executar um projeto de paisagismo de interior. Ou seja, é muito mais do que uma simples forma de distribuir plantas vivas em espaços internos.

Portanto, encontrar a posição ideal e estratégica de cada espécie, procurar potencializar todos os seus benefícios e destacar detalhes do ambiente tem um valor muito grande.

Não restam dúvidas, há benefícios de utilizar plantas na decoração da forma correta, como veremos a seguir.

Neste momento você pode estar se perguntando, então é caro fazer isso? Será que é para mim? É obvio que você pode contratar profissionais para planejar e executar um projeto assim, mas não necessariamente precisa fazer isso.

Por exemplo, informe-se em lojas especializadas em plantas e pesquise muito em sites da internet produzidos por especialistas em plantas e paisagismo.

Além disso, estude a luminosidade e a atmosfera do ambiente que você deseja decorar com plantas. Com isso, você será capaz de desenvolver seu próprio projeto de plantscaping com um investimento que caiba no seu bolso.

Por exemplo, se você já tem algumas plantas em casa. Caso elas estejam bem adaptadas ao espaço onde estão, você já tem meio caminho andado para aproveitar as vantagens que elas oferecem.

É importante ressaltar que nem todas as plantas tem a mesma capacidade de produzir benefícios em sua plenitude. No entanto, todas elas trazem consigo benefícios e você não precisa descartar essas plantas e trocá-las por outras. Mas pode apenas acrescentar novas, se for o caso.

Você obterá melhores resultados com a planta certa no lugar certo, mas todas contribuem positivamente, exceto algumas. Há plantas tóxicas ou não próprias para espaços fechados, mas são exceções.

Quais são os benefícios de um projeto de paisagismo de interior bem feito?

As vantagens de usar a natureza viva da forma correta na decoração de interiores são muitas. Ou seja, se você souber quais plantas são adequadas a cada espaço, seu projeto será um sucesso.

Por exemplo, saiba quais plantas são excelentes para diminuir o excesso de calor e extrair a umidade, se esse for o caso. Ou ainda, que plantas são apropriadas para melhorar a acústica do ambiente, ou que plantas melhoram a qualidade do ar, ou ainda, que plantas ajudam a dormir melhor.

O ser humano sempre teve a tendência de buscar conexões com a natureza e outros seres vivos. Porém, as pessoas que vivem em grandes cidades cada vez têm mais dificuldade em alcançar esse objetivo.

Portanto, estar cada vez mais desconectados da natureza do que nunca, é o que está levando muitas pessoas a procurar plantas para a decoração de suas casas.

Em síntese, os proveitos são bem conhecidos quando estamos em contato direto com a natureza.

Portanto, assim como acontece com as plantas que temos contato ao ar livre, as plantas cultivadas dentro da nossa casa também podem trazer efeitos positivos. Elas melhoram a qualidade do ar, nosso humor e até nossa saúde mental.

Vamos então conhecer os benefícios oferecidos pelas plantas?
As plantas purificam o ar

As plantas vivas removem as toxinas contidas no ar de uma forma notável. Assim, elas melhoram muito a qualidade do ar de um ambiente.

Entre os benefícios de utilizar plantas na decoração da forma correta, talvez esse seja um dos mais marcantes.

Estudos feitos pela NASA concluíram que algumas plantas podem remover mais de 80% dos compostos orgânicos voláteis (COVS) a cada ciclo de 24 horas.

Por exemplo, tintas, tapetes e brinquedos, contém COVS (substâncias químicas orgânicas), ou uma mistura delas.

Quando essas substâncias evaporam, elas pioram a qualidade do ar, o que pode provocar danos à saúde dos moradores de uma casa.

Edifícios modernos e climatizados com frequência contém COVS, que podem ser naturais ou artificiais. Os mais comuns são metano (causador do efeito-estufa), formaldeído, acetona, etanol, butanol e benzeno.

Da mesma forma que uma planta grande, duas plantas pequenas conseguem melhorar a qualidade do ar de até 10 metros quadrados afetada por esses compostos.

plantas na decoração da forma correta

As plantas ajudam a melhorar o humor

As plantas podem impactar de forma positiva o humor dos moradores de uma casa. Um conjunto enorme de pesquisas já demonstrou uma ligação entre a melhora do humor e a presença de plantas em um ambiente.

Há estudos que concluíram que a interação ativa com as plantas, e até mesmo com o substrato dos vasos ajuda a reduzir o estresse diário. Atribui-se a isso às bactérias Mycobacterium vacca, chamadas de “outdoorphins”, que estão presentes nas plantas e no solo e que atuam como antidepressivos naturais.

As plantas aumentam a produtividade e a atenção

Pesquisas comprovam que plantas em ambiente fechado ajudam a aumentar a produtividade em até 70%. Isso tornou o paisagismo de interiores muito popular em ambientes de trabalho.

Pessoas que trabalham em escritórios decorados com plantas têm menos dias de licença médica e pontuam mais alto em pesquisas gerais de satisfação no trabalho.

Da mesma forma, um estudo desenvolvido na Inglaterra constatou que a presença de plantas interfere no aprendizado. Segundo esse estudo, os alunos tinham níveis maiores de atenção e frequência em salas de aula decoradas com plantas do que em salas sem plantas.

Plantas melhoram a saúde mental

Praticar terapia através das plantas não é apenas um modismo, é realidade comprovada. Há também pesquisas que comprovam que a ausência de plantas está associada ao aumento do estresse, da ansiedade e pode desencadear a depressão.

Alternativamente, para quem não tem a possibilidade de cultivar plantas, passar algum tempo em ambientes com muitas plantas pode ter um excelente resultado terapêutico.

Além disso, pode levar a sentimentos de calma e à redução do estresse provocado pela vida em grandes cidades.

Cultivar plantas em casa também ajuda a reduzir os sentimentos de solidão e depressão e a incutir um sentimento de realização e um objetivo de vida.

Plantas reduzem o ruído do ambiente

Além dos efeitos proporcionados para nosso bem-estar físico e mental, as plantas cultivadas em casa também apresentam alguns benefícios tangíveis. Entre eles a redução significativa dos ruídos internos e externos.

Você mora próximo a fontes de barulhos constantes, como um prédio de apartamentos barulhento ou próximo a uma rua muito movimentada? Então decore sua casa com plantas, isso é uma solução muito eficiente.

As plantas reduzem o ruído do ambiente através da absorção das ondas sonoras, que ocorre em função da sua área de superfície dinâmica. No entanto, existem vários fatores que influenciam na eficácia das plantas para a redução de ruído.

Entre eles, a quantidade de plantas em um ambiente, o seu tamanho, a densidade da folhagem e a sua área superficial.

Plantas aumentam a umidade e regulam a temperatura

Se as plantas de ambientes abertos podem ajudar a regular a temperatura de uma casa, fornecendo sombra. Da mesma forma, as plantas de dentro de casa também podem ajudar a regular a temperatura do ambiente.

Isso porque através da fotossíntese, as plantas geram umidade que se dissipa no ar do ambiente. Assim, elas ajudam a resfriar e aquecer um ambiente, dependendo da temperatura. Estudos comprovaram que adicionar plantas à decoração pode reduzir ou aumentar a temperatura em até 10 graus centígrados.

Portanto, em um ambiente, seja fria ou quente, a umidade adicionada torna o ar mais quente, ou mais fria, regulando, dessa forma, a temperatura.

Assim, manter as folhas das planta sem poeira é importante para garantir que elas realizem a fotossíntese corretamente e liberem umidade para o ar.

Plantas são ótimas para decorar

Por fim, não esqueça que as plantas indoor emprestam para o espaço uma ótima aparência. Além disso, são uma opção de decoração econômica e alegre para uma casa.

As plantas são como arte viva e trazem um caráter natural a qualquer ambiente. Além disso e há infinitas possibilidades criativas quando se trata de decorar com plantas.

Portanto, usar as plantas adequadas a todos os espaços de uma casa pode fazer com que eles pareçam maiores, mais quentes e mais aconchegantes. Isso faz muito bem para nossos olhos e para a nossa alma.

Enfim, se você quiser explorar os benefícios de utilizar plantas na decoração da forma correta, aplique essas dicas, você vai amar o resultado!


Leia também:
O que significa design biofílico, dicas e 20 ideias para você se inspirar
Como aproveitar o espaço atrás do sofá + 50 ideias para inspiração
Maneiras fáceis e eficientes de podar as plantas de dentro de casa
Como plantar e como cuidar de Lírios de Calla? Saiba tudo sobre essa linda flor
Maneiras fáceis e baratas de deixar um apartamento mais silencioso
Erros ao decorar

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *