Dicas para umidificar o ar de um ambiente

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

umidificar um ambiente com plantas

Se você mora em uma região com um clima muito seco e quer umidificar o ar de algum ambiente de sua casa, então nesse artigo poderemos ajudar.

Isso porque ter ar seco em casa pode ser desconfortável, especialmente se você tem asma, alergias, problemas de pele ou resfriados. Aumentar a umidade, ou vapor de água no ar, geralmente é feito com um umidificador.

No entanto, os umidificadores grandes às vezes podem ser caros e os portáteis são eficazes apenas para um único cômodo. Mas, existem maneiras de aumentar naturalmente a umidade para combater o ar seco.

Vamos descobrir então algumas maneiras de fazer isso?

Como umidificar o ar da sua casa

Selecionamos algumas dicas para umidificar o ar dos ambientes da sua casa sem o uso de um umidificador.

Faça você mesmo um umidificador caseiro (DIY)

Uma forma fácil e rápida de fazer um umidificador caseiro é usando uma bacia, um pano, água e um ventilador.

Coloque água na bacia e dentro dela coloque algum objeto que funcione como “cabide”. Você pode usar um cabide dobrado para se manter em pé, uma armação de metal ou madeira, enfim qualquer objeto que consiga se sustentar em pé dentro da água.

Então pendure sobre seu “cabide” um pano de forma que a parte inferior do pano fique mergulhada na bacia com água. Gradativamente a água irá encharcando o pano.

Por fim, ligue um ventilador apontado para dentro da bacia de forma que atinja o pano e um pouco da superfície da água.

É assim que os umidificadores funcionam.

Encontramos no Youtube um feito assim, o autor fez um sofisticado, mas veja que simples:

Use plantas

As plantas são uma ótima maneira de umidificar o ar naturalmente. Isso acontece porque as plantas liberam umidade no ar durante o processo de transpiração. Algumas plantas que são especialmente boas para isso são a samambaia, o lírio-da-paz e o bambu-da-sorte.

Além disso, os vasos de flores e folhagens são um ótimo “umidificador” para a casa porque, em geral ficam nos locais mais ensolarados da casa. Sendo assim, essa exposição ao sol ajuda a acelerar a evaporação da água nos vasos.

Você também pode usar vasos de flores com água. Se você quiser decorar com vasos cheios de flores como forma de adicionar umidade em sua casa, as flores que ficam na água podem até ser artificiais.

As plantas artificiais podem ser uma boa opção se você tem alergia a flores ou não tem um ambiente com claridade suficiente para plantas naturais.

plantas em vasos com água

Use recipientes com água

Da mesma forma que o desumidificador caseiro acima, tigelas com água podem ajudar, no entanto com uma eficiência menor. Uma boa ideia é usar seus vasos decorativos bonitos e espalhá-los pela casa.

Sua evaporação será lenta e a água deve ser completada e substituída periodicamente para evitar mosquitos, limo e bactérias.

Aproveite geradores de calor

Se você tiver equipamentos eletrônicos ou outros equipamentos geradores de calor, então coloque pequenas tigelas com água ou panos molhados sobre eles. Funcionará da mesma forma que a dica anterior, no entanto a evaporação será mais rápida.

Mas tome cuidado para que os recipientes sejam resistentes ao calor e não derretam. Além disso, se o equipamento é muito quente, não use panos, pois se secarem podem pegar fogo.

Deixe a água ferver por mais tempo

Quando você estiver cozinhando, deixe as panelas abertas para que o vapor saia da panela. Além disso, se você costuma tomar chá ou café, aqueça a água em uma panela ou chaleira no fogão em vez de usar o micro-ondas, pois isso libera bastante vapor no ar.

Isso é interessante para ambientes fechados, porque quando a água atinge seu ponto de ebulição, ela começa a evaporar e volta para a atmosfera.

Tome banho com a porta do banheiro aberta

Você pode aproveitar o vapor que sai do banho deixando a porta do banheiro aberta o máximo possível. Se você toma banho quente, então o vapor provavelmente se espalhará nos cômodos adjacentes, aumentando sua umidade.

Aproveite as roupas que você acabou de lavar

Você pode pendurar as roupas recém lavadas em um varal portátil e colocá-lo no ambiente onde deseja aumentar a umidade do ar. À medida que as roupas secam, elas liberam a água de volta para o ar do cômodo.

Tenha um aquário

Da mesma forma que as tigelas com água, a evaporação da água é uma parte natural do ciclo de vida de um aquário, o que também pode ajudar a aumentar a umidade de um cômodo.

Além disso, você ainda ganhará um hobby e melhorar a estética geral da sua casa, especialmente se você acredita nas vibrações do Feng Shui.

aquário

Conclusão

Umidificar um ambiente muito seco é importante para a saúde das vias aéreas, pele e bem-estar geral, no entanto, também é importante evitar o excesso de umidade. Ambientes muito úmidos podem aumentar o volume de mofo e bolor.

Sendo assim, o ideal é manter um equilíbrio saudável.

A umidade ideal do ar em ambientes fechados é em torno 45%, abaixo de 30% o ar está muito seco, no entanto. acima dos 50% fica muito úmido. Ou seja, os dois extremos são prejudiciais à saúde.

Níveis confortáveis de umidade variam de cerca de 30 a 50 por cento. Umidificar sua casa deve tornar o ar mais confortável, sem que gotas de água se acumulem no teto, paredes ou outras superfícies.

Além disso, estudos experimentais mostraram que a sobrevivência de vírus infecciosos transmitidos pelo ar é minimizada pela exposição a umidades relativas entre 40 e 70%


Leia também:
Como fazer desumidificadores caseiros com baixo custo
Maneiras naturais e econômicas para resfriar uma casa
Aprenda como utilizar a decoração para minimizar o calor
Como refrescar um quarto sem ar-condicionado
Montagem e manutenção de aquários – Parte I

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *