Como descongelar pão mantendo fresquinho?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

como descongelar pão - capa

Descongelar o pão pode ser uma tarefa ingrata, pois se não for feito da melhor forma o pão pode ficar encharcado, ressecado ou perder sua textura.

No entanto, há algumas dicas para descongelar o pão mantendo-o fresquinho, vamos descobrir quais são?

Antes de falarmos sobre as melhores formas para descongelar o pão é importante esclarecer que para que ele fique fresquinho depois de descongelado é preciso que seja congelado ainda fresquinho.

Portanto, de nada adianta tentar descongelar o pão da forma certa se não houver possibilidade dele voltar a ficar como novo.

Como congelar pão

Praticamente 100% das pessoas concordam que consumir um pão recém-saído do forno é sempre uma delícia, não é mesmo?

No entanto, quando não é possível consumi-lo imediatamente, procure congelá-lo ainda fresquinho. Sendo assim, ao descongelá-lo você terá de volta a mesma sensação.

Sem nenhuma dúvida este é o ponto mais importante a ressaltar, porque se o pão for congelado quando já estiver duro, o resultado não será o mesmo.

Para manter a qualidade do pão, congele-o em um saco plástico hermeticamente fechado e com o mínimo de ar possível. Isso porque você precisa isolá-lo dos outros alimentos para não absorver seu sabor nem perder a textura. Se você tiver bomba de sucção ou seladora de sacos plásticos, então é perfeito.

Há padeiros experientes que sugerem também que pães muito grandes sejam congelados já fatiados, porque isso facilita o descongelamento.

Por fim, procure deixar o pão congelado por, no máximo, dois meses para ele não perder qualidade. Além disso, depois de descongelado, o pão não deve voltar a ser congelado. Portanto, congele em porções que sempre facilitem o consumo imediato.

pão congelado

Como descongelar pão

Use o método de descongelamento certo, com o tempo você descobrirá qual o mais indicado para o tipo de pão.

Existem várias opções de descongelamento, como por exemplo, descongelar em temperatura ambiente, na geladeira e no micro-ondas.

Na geladeira

Se houver tempo, o método mais recomendado é descongelar na geladeira, pois isso permite que o pão descongele gradualmente, preservando sua textura e umidade.

Temperatura ambiente

Se você for descongelar o pão em temperatura ambiente, então use papel-toalha ou um pano de prato limpo e sem cheiro. Então, antes de descongelar, embrulhe-o. Isso ajudará a absorver a umidade que se forma durante o descongelamento e evita que o pão fique encharcado.

Em cerca de 45 minutos seu pão estará descongelado.

No forno

Se o pão já estiver descongelado e você quiser reaquecê-lo, é mais indicado usar um forno em vez de um micro-ondas. O forno irá reaquecer o pão de forma mais uniforme, evitando que ele fique ressecado ou com a crosta muito dura.

Se ainda estiver congelado, então pré-aqueça o forno a uma temperatura baixa, embrulhe o pão em papel alumínio e coloque-o no forno para descongelar por 15 a 20 minutos.

No micro-ondas

Esse método envolve embrulhar o pão em uma toalha de papel úmida e colocá-lo no micro-ondas em potência baixa por 15 a 25 segundos por fatia. Em caso de pão francês, ou pão inteiro maior, esse tempo pode variar um pouco.

Na torradeira ou na grelha

Esse método envolve torrar as fatias de pão congeladas diretamente na torradeira ou na grelha até que estejam aquecidas e levemente crocantes.

Conclusão

Conforme dissemos acima, todas essas técnicas funcionam. No entanto, dependendo do tipo e do tamanho do pão, você precisará ajustar os tempos e escolher sua preferida.

Bom apetite!

pão fatiado


Leia também:
Receita de pão de batata doce
Couve-flor: como congelar
Aprenda a congelar manjericão
Pão de couve-flor
Receita de Pão Sírio
Muffins de banana com granola

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *