Pão de couve-flor

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 2 minutos

pão de couve-flor

Aprenda a fazer um pão de couve-flor maravilhoso. Pouca gente sabe, mas a couve-flor é um dos ingredientes mais versáteis presentes na cozinha devido às suas propriedades físico-químicas.

Se você gosta de couve-flor mas já cansou de comer essa deliciosa hortaliça cozida ou no vapor, saiba que existem muitas receitas alternativas que tem esse ingrediente como um dos ingredientes centrais. A receita de pão a seguir vai te surpreender por sua consistência, assim como pelo seu sabor.

Receita de pão de couve-flor
Ingredientes
  • 1 pé de couve-flor grande;
  • 6 gemas de ovo;
  • 6 claras de ovo;
  • 145 gramas de farinha;
  • 25 gramas de queijo parmesão (opcional);
  • 5 dentes de alho picados;
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó;
  • 5 colheres de sopa de manteiga ou margarina sem sal e derretidas;
  • 1 pitada de sal;
  • salsinha picada;
  • alecrim picado.
Forma de Preparo

Primeiramente lave bem a couve-flor com água corrente. Separe as folhas e as descarte – ou reserve para usar em outros preparos. Escorra o excesso de água que houver se acumulado entre os ramos da couve-flor.

Corte a couve-flor em pedaços pequenos e processe em um processador de alimentos ou em um liquidificador. Vá pulsando até que a couve-flor tenha se reduzido à uma consistência similar à do arroz. O seu objetivo é ter 4 xícaras de couve-flor processada (aproximadamente 900 gramas).

Transfira a couve-flor processada para uma vasilha grande e leve ao forno de micro-ondas por 4 minutos. Isso permitirá que a couve-flor ferva e comece a soltar a sua água. Deixe descansar até que esteja em temperatura ambiente para manuseio.

Com o auxílio de uma peneira ou de um pano limpo, remova o máximo possível da água da couve-flor. Você precisa tirar o máximo possível de líquido para que a couve-flor se torne esfarelenta quando apertada entre as pontas dos dedos.

Separe as claras e as gemas de ovo em duas vasilhas distintas. Bata as claras de ovo com uma batedeira ou com um mixer até obter claras em neve consistentes que formem picos.

Misture delicadamente ¼ das claras em neve às gemas. Acrescente a farinha, o queijo parmesão (se você optou por usar), o alho picado, o fermento em pó, a manteiga ou a margarina e o sal. Misture delicadamente com uma espátula até obter uma mistura homogênea. Somente então acrescente o restante das claras em neve e a couve-flor, misturando os ingredientes muito delicadamente até que fiquem bem misturados.

Acabamento para ir ao forno

Agora, pré-aqueça o seu forno a 180º C.

Então, unte uma forma de pão com óleo, manteiga ou margarina, espalhando bem com um guardanapo ou papel manteiga.

Por fim, transfira a mistura para a forma untada e salpique a parte superior com a salsinha e o alecrim picados e leve ao forno. Em seguida, asse por entre 45 a 50 minutos até que o pão fique dourado.

Então, deixe esfriar e aproveite!


Leia também:
Experimente essa receita deliciosa de couve-flor ao forno
Receita de Pão Sírio
Bolinhos de chuva sabor cheescake
Como deixar a couve-flor cozida branca e tenra?
Bolo de banana com calda de café
Torta de legumes – receita facílima
Receita de biscoito de polvilho simples
Aprenda a fazer chips de beterraba

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *