Aprenda a fazer chips de beterraba

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Aprenda a fazer chips de beterraba

Chips de beterraba? Como assim? Aprenda uma receita deliciosa.

Batata frita certamente é um dos alimentos mais amados por todos – é muito difícil conhecer alguém que realmente não goste de saborear uma batata frita, crocante e sequinha, ainda mais se acompanhada de um molhinho gostoso.

Mas você sabia que você pode fazer chips de diferentes legumes além da batata? Isso é ótimo caso você queira variar ou até buscar alternativas um pouco mais nutritivas do que unicamente a batata comum.


A beterraba, por exemplo, que não é um dos vegetais mais populares da cozinha brasileira, pode, na verdade, ser utilizada para preparar deliciosos chips que vão surpreender pela cor, pelo sabor e pela textura.

É uma forma, assim, de variar um pouco o seu cardápio e oferecer outras alternativas ao seu paladar, ao mesmo tempo que é uma forma de incluir a beterraba na sua alimentação.

Além da fritura convencional com óleo que indicamos abaixo, você pode também utilizar uma fritadeira de ar.

Receita de Chips de Beterraba
Ingredientes:
  • 3 beterrabas;
  • 1 litro de óleo para fritura;
  • sal a gosto.
Método de Preparo:

Primeiramente inicie pela beterraba. Remova os galhos e folhas. Lave as beterrabas com bastante cuidado e com água corrente para retirar bem a terra. Como a beterraba tem uma textura rugosa, então a terra tende a se prender à casca, o que demanda bastante atenção na hora da higienização. Você pode lavá-la com uma esponja limpa, agora também existe uma esponja de silicone excelente para lavar legumes e frutas com casca.

Descasque as beterrabas e corte cada uma ao meio.

Fatie as beterrabas o mais fino possível que você conseguir. Quanto mais fino, mais certeza você terá que seus chips ficarão crocantes, pois isso evitará que os centros dos chips fiquem moles. Você pode utilizar um ralador na lâmina mais longa, caso prefira.

Pegue uma assadeira e cubra com papel manteiga. Acomode as fatias de beterraba e cubra com mais papel, pressionando bem. Deixe as fatias de beterraba cobertas e secando de um dia para o outro.

Caso você não queira esperar de um dia para o outro, você pode acelerar a secagem da beterraba colocando a forma com as fatias em um forno pré-aquecido na temperatura mais baixa possível. Deixe por 15 (quinze) minutos ou até que você perceba que as fatias de beterraba estão começando a ficar desidratadas.

Quando as fatias de beterrabas já estiverem bem sequinhas, então aqueça o óleo em uma panela funda. Coloque um fósforo no óleo – quando ele acender você saberá que o óleo está na temperatura certa para fritar.

Hora de fritar os chips de beterraba

Em seguida, com cuidado, frite as fatias de beterraba aos poucos. Elas fritam rapidamente e dificilmente precisarão de mais do que 1 (um) minuto para ficarem fritinhas.

Com a ajuda de uma escumadeira, retire as beterrabas fritas do óleo quente e as deposite em uma vasilha com papel toalha, o que facilitará a absorção do óleo que ficou nos chips. Se necessário, vá intercalando as camadas de chips com camadas de papel toalha, garantindo que o óleo será bem absorvido dos seus chips. Quanto menos óleo permanecer nas suas beterrabas, mais sequinhas e crocantes elas ficarão.

Por fim, tempere com sal e aproveite. Bom apetite!


Leia também:
Receita de frango na cerveja
Fazendo dessa forma você nunca mais vai passar trabalho para desfiar frango
Essa receita de frango com moranga vai te surpreender – fricassé sem lactose
Receita de tortinhas de cogumelo
Como tirar facilmente a pele de tomates
Receita de Pão Sírio
Receita de falafel assado

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *