Aprenda uma incrível receita de bolo de cenoura vegano!

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Aprenda uma incrível receita de bolo de cenoura vegano

Você quer aprender a preparar um bolo de cenoura vegano delicioso? Mostraremos aqui, como preparar uma receita com a massa fofinha, sem glúten e que não agride o nosso organismo.


Existem receitas diferentes com versão vegana de praticamente todos os sabores de bolo, assim como a que trouxemos abaixo, que também pode ser feita com farinha de trigo integral se você preferir, ficando assim uma opção de alimentação ainda mais saudável do que se feita com farinha comum.

Para deixar a receita ainda mais saudável e para garantir uma receita 100% livre de aditivos químicos você também poderá substituir a farinha comum pela farinha orgânica. Veja porque no final desse texto.

Todas as essas receitas veganas, por óbvio, também são balanceadas com ingredientes que possibilitem a não utilização de manteiga, ovos, e muito menos leite, sem perder sabor e qualidade de alimentação. Mas, vamos a que prometemos acima?

Ensinaremos uma receita fácil de bolo de cenoura, para ser preparada no dia a dia e ajudar principalmente quem não tem muita experiência em novas misturas com alimentos estritamente veganos.

Receita prática de bolo de cenoura vegano

Ingredientes:

  • 1 cenoura grande picada (aproximadamente 300 gramas);
  • 3 colheres (de sopa) de semente de linhaça;
  • 9 colheres (de sopa) de água;
  • 1/2 xícara (de chá) de óleo vegetal;
  • 2 colheres (de sopa) de extrato de soja;
  • 2 xícaras (de chá) de farinha de trigo;
  • 1/2 xícara (de chá) de água;
  • 1 xícara (de chá) de açúcar;
  • 1 colher (de sopa) de vinagre branco;
  • 1 colher (de sopa) de fermento.
Como preparar o bolo?

O forno deve ser pré-aquecido a 230ºC.

Bata a linhaça no liquidificador. Após ser totalmente triturada despeje-a em uma vasilha, a seguir você acrescentará as 9 colheres de sopa de água. Após colocar água, misture bem e deixe essa mistura descansar por 15 minutos.

Depois de esperar, você deve acrescentar os seguintes ingredientes e bater tudo junto: a mistura de linhaça, a cenoura, a água, o extrato de soja e o óleo. Bata essa nova mistura até a consistência ficar homogênea.

A seguir, ainda na mesma vasilha, inclua a farinha de trigo, o açúcar e o vinagre. Misture bem.

Acrescente então o fermento e misture bem tudo novamente.

Deixe a assadeira untada com óleo e farinha e despeje a massa da mistura dentro dela.

Mantenha assando por cerca de 30 minutos e observe se ficou bem assado. Você deve testar o ponto do bolo, para isso, utilize um garfo para furar, é importante verificar se a massa não está grudada no garfo.

Utilize chocolate para fazer a cobertura. Para fazer uma receita saudável dê preferência para chocolate amargo ou cacau em pó.

Quais são os benefícios da cenoura para nosso organismo?

O bolo de cenoura vegano dessa receita traz vários benefícios para nosso corpo, principalmente para a nossa pele e para nossa visão. Além disso, a cenoura, ingrediente principal da mistura, é rica em propriedades como ferro e cálcio, vitaminas K, A, C, E e do complexo B.

Se você quer emagrecer ou ganhar massa muscular, então saiba que a cenoura tem poucas calorias. A cenoura contém carotenoides, que protegem contra os raios UV. O sistema imunológico é fortalecido, o que ajuda a proteger nosso organismo contra vírus e bactérias.

O licopeno também é outra substância poderosa que auxilia na redução do colesterol ruim. Portanto, se você quer consumir fibras para regular seu intestino, a cenoura tem quantidade considerável para suprir o organismo.

Graças ao betacaroteno, que é outra substância presente na cenoura, a nossa função cerebral permanece saudável.

Qual a diferença entre a farinha branca comum e a farinha orgânica?

Existe um ditado popular que diz “É tudo farinha do mesmo saco”, o que é uma verdade, ou seja, se você utilizar sempre o mesmo saco de farinha, vai obter sempre o mesmo resultado e consumir a mesma coisa. Porém, existem muitos sacos de tipos diferentes de farinha.

Em teoria, um saco de farinha é composto apenas por trigo moído, não é mesmo? Mas não é só isso, a maioria das farinhas contém muito mais ingredientes em sua composição que não constam na embalagem. A farinha branca comum, além do trigo, traz misturados agrotóxicos utilizados na lavoura, estimuladores de crescimento. Além disso ela conta com alvejantes, para deixá-la mais branca.

Já a farinha de trigo orgânica, pelo trigo não ter sido submetido aos agrotóxicos e nenhum outro produto químico em seu cultivo e produção, é mais rica em fibras e é mais segura para consumir dentro de uma dieta saudável que também previna e não cause alguns tipos de doenças. Além disso, por ser mais pura, acaba por ser mais saborosa.

Farinha de Trigo Branca X Farinha de Trigo Orgânica


Leia também:
Opções de alimentação sem produtos de origem animal, ou com restrições
Você sabe o que é tepache? Aprenda a fazer
Almôndegas de berinjela
Conheça os benefícios da quinoa e aprenda a fazer uma sopa deliciosa e muito nutritiva
Receita de brownie vegano
Tipos de assadeiras: escolha o modelo ideal para suas receitas
Receita de biscoito de polvilho simples
Receita de biscoitos veganos com creme de caju e chocolate

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *