Receita de brownie vegano

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Receita de brownie vegano

Aprenda uma receita de brownie vegano que você simplesmente vai amar!

Quem é vegano já deve saber disso – mas para muitas pessoas deve ser novidade: existem receitas alternativas para quase tudo o que você possa imaginar.

É sempre possível preparar pratos e sobremesas deliciosos sem fazer uso de nenhum ingrediente animal – muitas vezes precisamos apenas de um pouco de imaginação e criatividade.

Geralmente associamos o fato de uma receita salgada ser deliciosa à utilização de carne, isto porque estamos muito acostumados a pensar na comida com a carne como o elemento central, da mesma forma acreditamos que preparar receitas doces sem fazer uso de lácteos ou de ovos muitas vezes parece impossível.

Entretanto, esta receita maravilhosa de brownie vegano que vamos passar agora é prova suficiente de que é possível preparar doces maravilhosos sem fazer uso de qualquer ingrediente de origem animal, fazendo uso da linhaça para produzir um “ovo” vegano que substitui o ovo animal para todos os efeitos.

Receita de brownie de chocolate vegano
Ingredientes
  • 225 gramas de chocolate vegano;
  • 2 colheres de sopa de semente de linhaça triturada;
  • 6 colheres de sopa de água;
  • 200 gramas + 2 colheres de sopa de açúcar;
  • 115 gramas de gordura vegetal (ou óleo);
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha;
  • 95 gramas + 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 30 gramas de cacau em pó;
  • 1 colher de chá de fermento químico;
  • 1 colher de chá de sal refinado.
Modo de preparo

Enquanto você prepara os próximos passos, acenda seu forno para pré-aquecer. Você deve colocá-lo a uma temperatura de 180ºC.

Então, forre uma forma com papel manteiga ou com papel para assar.

Corte o chocolate em pedaços bem pequenos. Separe metade e a outra metade leve para derreter no micro-ondas por 45 segundos.

“Ovo Vegano”

Prepare o seu “ovo”: coloque as sementes de linhaça trituradas com a água em uma vasilha e misture bem com um garfo. Deixe a vasilha de lado por 10 minutos para que a mistura adquira a consistência de gel.

Em outra vasilha misture o açúcar e a gordura vegetal ou o óleo de sua preferência, batendo com o auxílio de um garfo ou de um batedor de arame (fouet) até que fique homogêneo. Adicione então o extrato de baunilha, o “ovo” de linhaça e o chocolate derretido, misturando bem até que todos os ingredientes estejam incorporados em uma mistura lisa.

Vá acrescentando os demais ingredientes aos poucos. Primeiramente peneire a farinha, depois o cacau em pó, seguido pelo fermento químico e o sal, misturando com o auxílio de uma colher ou de uma espátula. Misture delicadamente. Quando os ingredientes estiverem bem incorporados, acrescente a outra metade do chocolate picado que você reservou lá no começo do preparo.

Despeje a mistura do brownie na forma e deixe ela lisa com o auxílio de uma espátula ou de uma colher.

Leve a forma ao forno e asse por 30 minutos, no máximo 35 (o tempo pode variar de acordo com o seu forno). Você reconhecerá o ponto certo quando inserir um garfo ou um palito de dentes no centro e ele sair limpo.

Finalização

Quando estiver no ponto, retire do forno e então deixe descansar em temperatura ambiente por pelo menos 20 minutos antes de servir.


Leia também:
O frio do inverno pede por caldos e sopas
Receita de bolo de fubá fofinho
Receita de bolo de fubá coberto com goiabada
Como cozinhar sem seguir receitas?
O que são probióticos
Aprenda uma incrível receita de bolo de cenoura vegano!
Saboaria vegana e natural, pele saudável, aromaterapia e sustentabilidade
Receita de bolo de aipim (ou mandioca) com coco
Dicas essenciais para adotar o veganismo com sucesso
Receita de dahl de lentilha

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *