Saboaria vegana e natural, pele saudável, aromaterapia e sustentabilidade

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Utilizando os produtos da saboaria vegana, como os sabonetes veganos ou o sabão para louça e roupa, produzidos de forma artesanal, natural e respeitando os preceitos do veganismo, é possível aproveitar muitos dos benefícios da aromaterapia, ter uma pele saudável e ainda colaborar com a sustentabilidade do planeta.

O uso do sabonete é milenar, ele é até mencionado na Bíblia. Nos séculos 17 e 18 era amplamente produzido em toda a Europa. É incrível como a natureza é cheia de ingredientes naturais que são tão unicamente benéficos para a nossa pele, corpo e mente!

Sabonete vegano artesanal com ingredientes naturais

Muitos sabonetes vendidos pelos supermercados e produzidos pelas gigantes de produtos de higiene são feitos com substâncias agressivas para o ser humano, como o lauril sulfato de sódio. Esses ingredientes podem irritar a pele e provocar doenças, principalmente em pessoas com pele mais sensível.

Isso pode soar óbvio, mas se você não puder entender os ingredientes contidos no sabonete que você usa, provavelmente ele estará longe de ser natural, não importa o que a embalagem possa tentar fazer acreditar. Se você tem alguma dúvida sobre isso, sugerimos que leia também “Por que devemos ler os rótulos dos produtos de higiene?”.

O corpo e pele aprovarão muito mais facilmente óleos à base vegetal, manteigas, argilas e óleos essenciais que têm minerais de origem natural. Ao conferir os rótulos, procure com cuidado por ingredientes naturais, com nomes que conheça e que pareçam familiares, como azeite, óleo essencial de lavanda, manteiga de karité, ou manteiga de cacau.

O óleo de coco, por exemplo, tem propriedades naturalmente antibacterianas e é um bom hidratante. O óleo de amêndoa doce protege contra raios UV, prevenindo linhas finas e rugas e é também repleto de Vitamina A, que é útil para combater a acne. O azeite, com antioxidantes anti-idade, é um bom ingrediente não apenas para pele, mas para os cabelos e as unhas.

Um dos melhores ingredientes hidratantes naturais é a glicerina. Ela facilita a entrada da umidade profundamente na pele e participa, naturalmente, como ingrediente do método tradicional de produção do sabonete artesanal. Já nos sabonetes industrializados a glicerina é retirada para ser usar em outros cosméticos considerados mais nobres pela indústria.

Ingredientes que não são presentes em sabonetes naturais

Os sabonetes naturais de qualidade não contêm:

  • Ingredientes sintéticos;
  • Fragrâncias artificiais ou perfumes;
  • Corantes artificiais;
  • Detergentes químicos;
  • Conservantes sintéticos.

Os sabonetes comerciais em barra, e até alguns vendidos como sendo “naturais”, muitas vezes são barras syndet, uma palavra mista por combinar “sintético” e “detergente” em inglês. Ao fazer sua escolha, observe se algumas das novas barras de shampoo disponíveis no mercado se tratam de syndets, e não shampoos à base de sabão natural.

Produtos syndet até são menos agressivos para a pele e para os cabelos que a maioria dos produtos das grandes indústrias, mas continuam contendo ingredientes sintéticos. O uso de ingredientes gentis e seguros para pele significa que o sabonete natural não vai secar a derme ou levar à irritação da pele já agredida pelos ingredientes sintéticos.

Mas, por que as grandes marcas não usam?

Talvez você tenha ficado com uma pergunta na cabeça. Então porque as grandes marcas não utilizam ingredientes naturais? A resposta é até bem simples. Os óleos não refinados, virgens e manteigas são muito mais caros que os ingredientes químicos, por isso não são usados por essas marcas comerciais.

Mesmo quando os sabonetes comerciais adicionam óleos e manteigas em suas barras, ele são, muitas vezes, ultra refinados. Isso se dá porque os óleos e manteigas virgens não refinados são muito mais caros e, em função de seus aromas naturais e ingredientes ricos, são muito mais difíceis de trabalhar ao formular sabonetes e outros produtos para a pele.

Entenda que o intuito de toda essa explicação e diferenciação que fizemos acima não é o de desmerecer nenhuma marca, mas de esclarecer que, por muitas grandes empresas visarem o lucro e terem que competir em preço com a concorrência, invariavelmente acabam lançando mão do que é mais barato em sua produção.

Nesse nicho entraram as pequenas empresas, como a Born Saboaria, com empresários comprometidos com a sustentabilidade e qualidade, com uma produção menor e direcionada para um público mais exigente, que não se importa de, eventualmente, pagar um valor um pouco maior pelo produto, desde que confie em sua qualidade e procedência.

Sabonete natural com aroma oferece a verdadeira aromaterapia

Os sabonetes naturais com aroma são produzidos com óleos essenciais puros, e não com fragrâncias, por isso oferecem os benefícios da aromaterapia. Óleos essenciais têm benefícios que vão muito além de apenas proporcionar um aroma agradável.

Quando uma pessoa entra na banheira ou no chuveiro e respira profundamente um aroma de óleo essencial, os benefícios da aromaterapia podem ajudar muito, benefícios como aliviar o estresse e aumentar as energias.

A composição natural dos óleos essenciais não pode ser recriada em laboratório. As fragrância criadas artificialmente, e mesmo as derivadas de componentes naturais, não oferecem as vantagens terapêuticas dos óleos essenciais, por não conterem a sua composição.

Apenas óleos essenciais botânicos naturais podem provocar a liberação de vários neuroquímicos no cérebro, que irão afetar positivamente o corpo, a mente e o espírito. Óleos de fragrâncias sintéticas podem replicar o aroma de uma flor ou erva, mas, como explicamos acima, isso não têm o valor de aromaterapia.

Além disso, o termo genérico, “fragrância” ou “perfume” em um rótulo pode indicar a presença de até 3000 ingredientes separados e os órgãos de controle, como a ANVISA, por exemplo, não exigem que as empresas divulguem o que está contido em uma “fragrância”, porque isso é considerado um “segredo comercial”.

Linha Natural e Vegana da Born Saboaria

Sabonete natural ajuda a manter a pele saudável

O maior órgão do nosso corpo, a pele, é incrivelmente porosa e absorvente. A forma como a pele é tratada tem um grande impacto sobre a saúde geral, assim como a aparência e sensação da pele ao toque.

É comum observar relatos de que pessoas que passaram a utilizar sabonetes naturais observaram não só melhorias na sua pele, mas também em suas vidas por esse novo hábito aliviar a coceira, a secura e melhorar as condições da derme, como a redução da eczema, da psoríase e da acne.

Algumas pessoas que acreditam ter pele sensível, na realidade não têm a pele sensível. Sua pele por vezes está simplesmente reagindo a irritação de algum produto químico contido em seu sabonete ou outro produto utilizado na pele. Os sabonetes naturais tendem a ser muito menos agressivos e calmantes para muitos tipos de pele.

Todas as pessoas que desejam ter uma pele saudável não são fãs dos produtos químicos sintéticos, que são os mais comuns de serem encontrados. Se você é uma dessas pessoas e tem dificuldade de encontrar um sabonete que não irrite a sua pele, talvez mudar para o uso diário de um sabonete natural já seja um bom começo.

Sua pele agradece

Adotando essa prática, sua pele certamente acusará a diferença. Isso poderá criar em você o ânimo para adotar em seu dia-a-dia a saboaria natural e vegana, a aromaterapia, a preocupação com a sustentabilidade e, consequentemente, ter a pele saudável e bonita que sempre sonhou.


Leia também:
Saiba quais são os aromas que atraem boas energias
Qual é o meu tipo de pele e como cuidá-la?
Shampoos e condicionadores naturais e veganos, benefícios para o cabelo
Por que devemos ler os rótulos dos produtos de higiene?
Saboaria natural e vegana de qualidade com ingredientes eficientes
Entenda porque o sabão pode diminuir muito a propagação de vírus
Você tem trauma de banheiro? Testamos o PooFresh Nº3

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *