O que fazer para um ambiente parecer maior

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

ambiente parecer maior

Se você está procurando formas de fazer uma sala, um quarto, ou qualquer outro ambiente de sua casa parecer maior, então talvez ao término da leitura desse texto possa ter encontrado a solução para isso.

Não lamente pelo fato desse espaço ser pequeno, em vez disso, pense nas vantagens que ele pode lhe proporcionar, com algumas dicas fáceis de implementar, você com certeza vai fazer esse pequeno espaço parecer maior.

Como fazer um ambiente parecer maior

Muitas pessoas ficam frustradas e lamentam a falta de espaço quando estão decorando um cômodo pequeno, se você é uma delas, saiba que existem muitos motivos pelos quais espaços pequenos são melhores. Espaços pequenos são mais fáceis de decorar, mais fáceis de manter limpos e mais fáceis de organizar.

O segredo dos designers de interiores é adicionar um toque especial a um espaço pequeno com alguns truques inteligentes. Ao montar pequenos espaços, tudo conta, como itens bem posicionados e opções de design inteligente. Técnicas de cores, disposição de móveis, colocação de espelhos e design de iluminação criativo podem enganar os olhos e fazer os ambientes parecerem muito mais espaçosos do que realmente são.

Além disso, é muito mais econômico preencher um espaço pequeno do que um espaço grande, e com as dicas simples e fáceis de praticar a seguir você conseguirá fazer um ambiente pequeno parecer maior gastando ainda menos do que talvez tenha imaginado.

Como aumentar a sensação de espaço de um ambiente
Comece limpando a desordem e mantendo o espaço sempre organizado

Não há nada que torne um espaço pequeno mais apertado do que ter muitas coisas espalhadas. Descubra maneiras de deixar as coisas menos usadas fora da visão. Procure organizar e guardar o que for possível atrás de portas, embaixo de saias de mesa, cama, poltronas ou ainda em prateleiras que possa ficar suspensas.

Com a maioria das suas coisas bem organizadas e fora da vista, o espaço que ficará à vista parecerá ordeiro e mais amplo. Crie o hábito de, ao terminar de utilizar alguma coisa, retorná-la ao lugar onde deve ficar guardada até ser novamente necessária.

Abra e libere o caminho

Quando os móveis, objetos, utensílios domésticos e os acessórios bloqueiam a visão de um cômodo, ele vai parecer ainda mais limitado.

Posicionando os móveis e outros objetos para fora dos espaços de transitar, você abrirá o espaço e fará com que ele pareça maior. Você também pode escolher peças de mobília pequenas, como um pufe, uma cadeira vazada sem braços ou uma mesa baixa para ficarem mais próximos dos locais de passagem, e posicionar as peças grandes e altas ao longo das paredes, em vez de no espaço aberto.

Quanto mais você puder enxergar o chão, mais o ambiente parecerá maior.

ambiente parecer maior - mesa de jantar

Priorize cores suaves e claras

Enquanto as cores escuras e quentes tornam um ambiente mais aconchegante e íntimo, as cores claras e frias tornam esse mesmo espaço mais amplo, aberto e arejado. Para um efeito ideal, que amplie o cômodo, selecione sempre tons suaves de azul e de verde.

Use um esquema de cores neutras

Assim como usar cores claras, o ideal é optar também por cores neutras. Além disso, prefira as cores que são da mesma família na cartela de cores e use tecidos de estofamento entrelaçados com tom sobre tom, acabamentos de parede texturizados e tecidos de cortinas também de mesma tonalidade.

A predominância de cores frias, mescladas com detalhes delicados de cores quentes, na maioria das superfícies dão a uma sala pequena uma aparência mais aberta.

Combine as cores das paredes com as dos móveis maiores

Usar cores contrastantes tende a quebrar um ambiente, fazendo-o parecer ainda menor do que realmente é. Portanto, os móveis que combinam com a cor da parede são menos chocantes e tendem a se confundir com o espaço disponível. Dessa forma, eles passam a ilusão de que o cômodo é maior.

ambiente parecer maior

Utilize vidro

Se você usar materiais que você pode ver, qualquer coisa atrás dele parecerá mais distante. Por exemplo, em um banheiro pequeno, utilizar um box fosco ou uma cortina opaca o deixará ainda menor, se você optar por um box transparente, melhor ainda se for sem moldura, o banheiro parecerá muito mais amplo.

Fazer isso não muda o tamanho do banheiro, mas poder enxergar até a parede na parte de trás do box do chuveiro, mesmo que esse seja de apenas um metro, pode fazer uma diferença enorme na sensação de amplidão.

Da mesma forma, usar vidro ou acrílico nos tampos de mesa amplia muito o espaço. Com uma base robusta e resistente de madeira, pedra ou metal, o espaço ao redor da mesa abrirá a visão para mais além.

Deixe a luz entrar

Qualquer ambiente parecerá maior se for bem iluminado, seja essa iluminação proporcionada por luz natural ou luz artificial.

Evite usar cortinas pesadas com blackout, que escurecem ainda mais uma peça. Sempre que possível abra as janelas para deixar a luz do exterior entrar no ambiente. Adicione tantas lâmpadas quanto necessário para clarear o espaço ou instale iluminação de trilhos ou iluminação embutida, que espalham mais eficientemente a claridade.

Acrescente superfícies reflexivas

As superfícies reflexivas são os novos queridinhos da decoração, principalmente quando se trata de pequenos espaços que precisam ser ampliados.

Uma boa ideia é usar um espelho grande emoldurado encostado ou fixo na parede, ele causará o mesmo efeito de ampliação de um ambiente que tenha uma parede totalmente espelhada, mas com mais estilo. Ao fazer isso, o cômodo e sua luz serão refletidos, resultando em uma sensação de amplitude.

Um tampo de mesa de centro ou uma mesa de apoio lateral com detalhes espelhados também proporcionam um efeito semelhante.

Aumente alguns itens do cômodo

Prefira usar alguns móveis, objetos de decoração ou acessórios grandes e simples no lugar de várias peças menores. Muitas peças pequenas podem fazer com que o ambiente pequeno pareça desordenado e atulhado. Com mais espaços abertos e grandes blocos de cores, o espaço parecerá mais calmo, organizado e confortável.

Crie um ponto focal, uma área da peça, um recurso ou um item que chamará a atenção dos olhos. Por exemplo, em uma sala de jantar, o ponto focal provavelmente será a mesa, ou uma cristaleira. Enquanto no quarto, será a cama. Então, transforme esse ponto focal na estrela do ambiente. Dessa forma, organize a mobília e os itens de decoração de forma que o foco seja direcionado para essa área e deixe a decoração do resto da peça reduzida ao mínimo, com poucos acessórios.

Opte por estofados simples e discretos

Selecione estofados de cores sólidas e neutras em vez de optar por xadrez, listras ou estampas muito ousadas e coloridas. Use textura com tons neutros e interessantes sempre que possível.

Use cortinas leves e arejadas

Os tecidos transparentes permitem que a luz atravesse as janelas sem deixar de filtrar os raios solares, e isso é uma das coisas que mais faz um ambiente parecer maior. Mas se você acha os tecidos lisos e de uma cor só muito monótonos e quiser algo diferente, procure usar estampas florais suaves ou listras simples para manter o visual limpo.


Leia também:
Um terreno pequeno, mas uma casa com muito espaço
Como transformar um espaço pequeno em um escritório, 20 ideias para inspiração…
Como usar metais para decorar e embelezar os ambientes de sua casa
32 ideias de ambientes decorados com plantas artificiais
Decoração com paletes: a nova febre do design de interiores
Decorações lindas e originais feitas com objetos que você tem em casa
Você mora em uma casa ou um lar?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *