Como usar metais para decorar e embelezar os ambientes de sua casa

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Desde o início dos tempos, depois de descobertos, os metais têm sido utilizados para embelezar e decorar as habitações. Os metais, de uma maneira geral, são um dos materiais mais preciosos do nosso planeta, portanto, quando utilizados na decoração, podem significar poder, sofisticação e status.

Além disso, dependendo do seu acabamento e de como são usados na decoração, os metais podem se transformar em objetos atemporais, muito duradouros e marcantes.

Existem inúmeras formas de utilizar o metal em ambientes internos, desde pequenos detalhes, acabamentos, ou até em objetos inteiros. Também é possível utilizá-lo em vários estados e condições, de acordo com a característica que queiramos deixar um ambiente, vamos conhecer algumas aplicações para eles e obter ideias para sua aplicabilidade?

Metal galvanizado e alumínio reciclado são perfeitos para compor uma decoração. Eles podem ter um acabamento brilhante para refletir a luz e dar uma aparência formal à decoração ou podem ser deixados em seu estado bruto, como se estivessem “inacabados”, para dar um acabamento mais rústico e a sensação de “gasto pelo tempo”. Eles são ótimos para serem utilizado em prateleiras e guarnição de acabamento em móveis, armários e portas.

Qual o efeito de usar metais em cozinhas e banheiros?

Você pode utilizar metais em bancadas de cozinha e banheiros para acrescentar glamour e sofisticação a esses ambientes.

Para fazer isso utilize-os tanto em pequena quantidade e em acabamentos, como em grandes quantidades, dependendo do resultado que você deseja obter, eles serão o detalhe que vai chamar a atenção na sua decoração. Os metais ideias para isso são o cobre e o bronze.

Armários de cozinha e bancadas em metal também tendem a valorizar muito o ambiente, se você tem uma cozinha americana, e visível da sala de estar, o metal também define o ambiente funcional, nesse caso o metal ideal é o aço, pode ser escovado ou pintado.

Se você tem um escritório em casa, situação muito comum nos dias de hoje, móveis de escritório em metal ficam ótimos e criam um espaço profissional, limpo e diferenciam esse ambiente dos outros da sua casa.


O metal aparente também tem o poder de adicionar uma sensação industrial e despojada à decoração. Quando combinados com pisos de concreto expostos, dutos de ar condicionado de metal visíveis e encanamento elétrico aparente transformam um loft, um pequeno apartamento ou um estúdio em um lugar muito agradável para ficar.

Ambientes abertos que exibem aparelhos de aço inoxidável e móveis de metal também trazem uma sensação de masculinidade ao ambiente e é ideal para solteiros.

Se você tem escadas dentro de sua casa, usar corrimãos de metal traz consigo um estilo decorativo próprio. Eles podem ser feitos com vários materiais diferentes, de barras de ferro até espias de aço. Dependendo do estilo da decoração da sua casa, você pode utilizar corrimãos que contrastem com ela.

Corrimãos escuros ou metais em seu estado natural ficam marcantes e chamam a atenção quando combinados com tons neutros e claros na decoração. Corrimãos ornamentados e trabalhados podem oferecer uma sensação de tradição, enquanto os corrimãos alinhados, simples e claros se adaptam a uma decoração mais moderna e contemporânea.

Utilize luminárias de metal. A iluminação desempenha um grande papel no acabamento e na decoração de uma casa. Conforme o estilo de sua casa, você pode fazer uso de lustres, apliques, pendentes, iluminação de paredes, arandelas em metais ou outras, que deixarão a decoração mais formal ou mais casual e despojada. Um lustre de metal ornamentado com cristais pode ser o acessório principal de uma sala por exemplo.

Tetos e painéis de paredes em metal adicionam grandeza a um ambiente. Os painéis de estanho em relevo são ótimos para bibliotecas, escritórios e áreas de entretenimento. Painéis de metal brilhantes, que se parecem com metais preciosos provocam uma sensação industrial ou de alta tecnologia em uma sala.

Quanto maior o teto ou parede que você colocar o painel de metal, mais imponente o ambiente vai ficar. Ambientes com tetos mais baixos ficarão mais aconchegantes.

Molduras e porta-retratos de metal, que podem ser discretos ou arrojados e chamativos, também oferecem um excelente acabamento em uma decoração. Estátuas e estatuetas em metal valorizam muito os espaços onde são colocadas.

Camas com estrutura e cabeceira de metal também valorizam um quarto, deixando-o mais romântico e feminino ou masculino, dependendo do seu formato e acabamento.


Se você gostou dessas dicas, provavelmente também vá gostar destas:
Algumas maneiras de repaginar os móveis e os ambientes da sua casa
32 ideias de ambientes decorados com planta artificiais
Cadeira ou obra de arte? Inspire-se com essas ideias…
32 ideias sensacionais para decorar e aproveitar mais sua varanda
15 ideias para estantes criativas e decorativas
72 ideias de aproveitamentos criativos para pallets, inspire-se!

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *