Como usar o verde na decoração

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

verde na decoração

Porque usar verde na decoração? A cor verde é de ótima aceitação, a maioria das pessoas gosta do verde em todas os matizes que ele se apresenta ou de pelo menos algum tom de verde. Isso se deve ao fato do verde refletir a natureza além de ser uma cor que transmite segurança e tranquilidade.

É muito fácil usar o verde na decoração, nós estamos sempre em contato com essa cor, se não em nossa casa, na rua, nas plantas, na natureza em geral, o verde geralmente predomina e está presente. Combiná-lo com as outras cores é muito fácil, você já constatou alguma cor de flor que não combina com sua base verde?

Como a cor verde se forma

O verde é formado pela mistura do amarelo com o azul e, por isso, tem uma gama muito grande de variações, ele vai do quase azul ao quase amarelo, do turquesa ao verde limão.

Se considerarmos ainda os tons claros e escuros, temos uma gama de cores bem grande. As fábricas de tintas são super criativas ao criar novas cores e nomeá-las. Veja abaixo, por exemplo, as opções de verde disponibilizadas por um dos fabricantes de tintas. E essa fabrica não é a que tem mais variedades de verde em seu catálogo.

Vamos agora à aplicação do verde na decoração? Diferentemente de outras cores, que podem ser excitantes ou calmantes e devem ser evitadas em alguns ambientes, o verde pode ser usado em qualquer ambiente da casa, pois, conforme comentamos acima, essa cor transmite tranquilidade e segurança.

Você pode optar por usar o verde em qualquer item da decoração de um ambiente. Pode pintar as paredes de verde ou usá-lo em cortinas, estofados, luminárias, pequenas peças decorativas, móveis, enfim, em todas as superfícies e objetos. Você pode simplesmente usar verde colocando plantas na peça a ser decorada.

Verde está nas plantas

Se a decoração com plantas é do seu agrado e a luminosidade do ambiente não for adequada para permitir a utilização de muitas espécies diferentes, que exijam muita luz natural, um boa opção é a utilização de plantas artificiais. Hoje existem muitas opções de plantas artificiais que são réplicas perfeitas das naturais, veja mais no texto “32 ideias de ambientes decorados com plantas artificiais” que publicamos aqui no blog “Lar, Doce Lar”.

Evite montar ambientes monocromáticos porque eles podem ficar muito monótonos. Então, para evitar que isso aconteça quebre o verde usando cores neutras ou tons de amarelo e azul.

Quebre o verde com cores fortes

Se você quiser obter um contraste mais forte e marcante, então opte por laranja, rosa ou vermelho combinado com o verde.

O verde combinado com o amarelo dá um toque especial na decoração. No entanto, não exagere nessa combinação e escolha as tonalidades certas para evitar que a sua peça fique parecendo a bandeira do Brasil. 🙂

Na cozinha, o verde é uma ótima pedida, você pode usá-lo nas paredes, móveis ou no piso. Vidro verde é uma ótima opção, nesse exemplo o verde foi usado na parede, mas ele poderia ter sido usado como porta dos armários.

Essa cozinha ficou linda com a combinação de rosa antigo com o verde claro. O verde deu leveza ao ambiente.

O verde pode estar em todos os itens do espaço

Da mesma forma, em banheiros, você pode usar verde nas paredes, pisos e louças. Além disso, pode usar também como cor predominante ou somente como um detalhe.

Nesse banheiro, observe como a flor rosa ficou perfeitamente harmonizada com as pastilhas em tons de verde. Veja como é possível algumas vezes transformar um ambiente apenas com um pequeno detalhe diferente.

verde na decoração - banheiro

Em dormitórios, pode-se desfrutar da tranquilidade transmitida pela cor verde para criar um ambiente relaxante e apropriado ao descanso.

verde na decoração - quarto

No exemplo abaixo, o uso do verde foi como a cor leve e refrescante do dormitório infantil.

Já nesse dormitório o uso do verde foi como toque de cor, para dessa forma quebrar o branco.

verde na decoração - quarto

Assim, com essas imagens que selecionamos procuramos demonstrar algumas das várias formas de aplicar a cor verde na decoração. Portanto, esperamos ter ajudado você a decidir se o verde é a cor ideal para o ambiente que você pretende criar.


Leia também:
Como acertar na decoração monocromática
Dicas interessantes para você aproveitar mais um jardim de inverno
Como usar o preto na decoração
Sousplat ou Jogo Americano… Quando usar cada um?
Como usar o vermelho na decoração
Como decorar e valorizar ambientes com paredes brancas

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *