Como usar o preto na decoração

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Como usar o preto na decoração

Você está pensando em usar preto na decoração, mas tem medo de ficar um ambiente muito pesado? Então nesse artigo vamos te mostrar que nem sempre isso é uma verdade.

Quem não possui pelo menos uma peça de roupa ou sapato preto em seu guarda-roupas? Você conhece alguém? Provavelmente a resposta seja não, não é mesmo? Então, se o preto é uma cor universal e praticamente todo mundo usa, porque então temos preconceito em usá-lo na decoração de nossa casa?

Por tradição, o preto é associado ao luto, porém, o preto também é uma cor que transmite seriedade, elegância, modernidade e sofisticação.

Aprendas as melhores formas de usar preto na decoração

Para fazer uso do preto, temos que entender que apesar de ser uma cor neutra, ele é a cor oposta ao branco, por isso não deve ser usada como cor predominante de um ambiente. Um ambiente decorado dessa forma ficará muito escuro e pesado. Será necessário utilizar uma grande quantidade de luz para iluminá-lo.

Um clássico na decoração é a combinação de preto e branco. Um complementa perfeitamente o outro. O ambiente fica sóbrio e elegante, além disso, caso queiramos dar um toque colorido à decoração, é só escolher qual a cor e colocá-la em apenas um objeto que se queira destacar.

O preto é ótimo para cumprir diversas funções, como chamar a atenção para um determinado ponto ou para um objeto, para energizar um ambiente, quando associado a cores claras, para disfarçar imperfeições em superfícies e para deixar a decoração mais sofisticada. Fica lindo quando usado em conjunto com cores claras ou madeira.

O preto é perfeito para tampos de cozinha, frontão de lareiras, uma parede, ou ainda como um detalhe na decoração. Pode ser utilizado tanto no teto como no piso. Se utilizado no piso, ele tem apenas um cuidado a mais que a maioria das cores, com ele o pó ficará mais visível, portanto exigirá uma limpeza mais frequente.

mesa de madeira com cadeiras pretas

Utilizando o preto na parede

Para usar a cor preta em paredes, o ideal é escolher apenas uma das paredes do ambiente, se for em um corredor, prefira a parede do fundo, pois o preto deve ser utilizado sempre na parede que queremos aproximar. Se a parede for grande, o ideal é sobrepô-la com móveis ou quadros para diminuir a área preta e salientar os itens que estiverem sobrepostos a ela.

Utilizando o preto no teto

Se o pé direito de sua casa tiver a altura padrão (em torno de 2,60 m) e pouca iluminação, então o preto poderá deixar os ambientes muito opressivos. No entanto, em ambientes com pé direito mais altos, ele fica perfeito. Além disso, o preto é muito bom também para disfarçar tetos sem acabamento e com instalações aparentes.

Utilizando o preto em móveis

Provavelmente você já tenha vários utensílios pretos em sua casa, como televisão, aparelho de DVD, som, ou outros. Então observe como eles se destacam. Da mesma forma, colocar algum móvel preto em um ambiente colorido ou claro vai dar um toque de sofisticação à decoração.

Utilizando o preto como moldura

Usar o preto como moldura de portas, quadros, espelhos e janelas vai propiciar que o item emoldurado se destaque.

Utilizando o preto nos tecidos

Cortinas e almofadas pretas ficarão lindas em ambientes claros e bem iluminados.

Conclusão

Enfim, se você gosta da cor preta e quer testar na decoração de sua casa, não tenha medo de utilizá-la, ouse e verá como o resultado ficará ótimo.

Agora que você aprendeu como usar o preto na decoração, então certamente terá mais segurança em fazê-lo.

No entanto, se você tiver receio de exagerar, use-a em um objeto pequeno, ou comece utilizando tons de cinza, para depois ir substituindo gradativamente por preto.


Leia também:
Como acertar na decoração monocromática
Como decorar e valorizar ambientes com paredes brancas
Inspiração, conheça a cozinha de 7 celebridades
Como usar o amarelo na decoração
Como usar o verde na decoração

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *