Por que boicotamos nossos planos de exercícios e de dietas?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Por que boicotamos nossos planos de exercícios e de dietas?

Você se sente ótimo quando está praticando exercícios, sua aparência fica melhor, você se sente saudável e seu organismo agradecido. Sua rotina está estabelecida e tudo está correndo bem.

Um certo dia você fica desmotivado para proceder com a rotina e se convence que abandoná-la apenas por um dia não fará mal algum. No dia seguinte você pensa “só mais um dia”, e quando você percebe sua rotina saudável foi para o espaço. O próximo passo é abandoná-la completamente.


A mesma coisa acontece com a dieta. Tudo está indo bem, você está perdendo peso, sentindo-se bem e motivado. Eis que vem aquela vontade de comer um doce, você pensa “um só, afinal já estou há tanto tempo sem comer doce e já perdi vários quilos”. Passados alguns dias a tentação é de comer um “chocolatinho inofensivo” ou um prato de macarrão,” Não vai fazer muita diferença, amanhã eu compenso”. Quando você percebe, a dieta já era.

Como funcionam nossos estímulos

Nosso cérebro busca atalhos para alcançar metas, queremos queimar nossas gorduras acumuladas rapidamente. Isso é facilitado e incentivado pelo bombardeio que recebemos através das mídias.

As empresas usam essa necessidade de resultados fáceis para vender produtos que prometem milagres. Queremos resultados a curto prazo e acabamos convencendo a nós mesmos que é melhor não tentar perseguir um objetivo a longo prazo.

Isso se relaciona diretamente com o motivo pelo qual muitas pessoas desistem das rotinas de exercícios e das dietas. Seja porque a rotina causa algum desconforto ou seja porque os resultados não são instantâneos. Para conseguir manter uma rotina, devemos desistir da gratificação imediata e focar no objetivo.

Porque devemos resistir à tentação de abandonar uma dieta?

Já no inicio dos anos 1970, o psicólogo e pesquisador Walter Mischel, da universidade de Stanford, fez um estudo sobre os efeitos da gratificação tardia.

A um grupo de crianças foi oferecida a escolha de receber uma recompensa imediatamente ou receber duas recompensas se preferissem esperar por um período de aproximadamente 15 minutos, tempo no qual o pesquisador se ausentava da sala, retornando com o segundo prêmio.

Ou seja, as crianças ficavam sozinhas em uma sala diante de um marshmallow. Então, se quando o pesquisador voltasse elas não o tivessem comido, receberiam um segundo marshmallow. Assim, o pesquisador acompanhou essas crianças durante vários anos.

O resultado mostrou que a maioria das crianças que optaram por esperar uma segunda recompensa conseguiram melhores resultados na vida. Foram avaliados, entre outras coisas, o rendimento escolar e o índice de massa corporal.

Quando estamos dispostos a trabalhar para um resultado maior, então tendemos a apreciar mais quando conseguimos atingi-lo. Nós apreciamos menos o que conquistamos muito facilmente. Essa apreciação e dedicação pelos resultados futuros são a base para atingir objetivos a longo prazo.

Se você vencer a vontade de não fazer exercícios ou de comer um guloseima em um momento crucial de um regime, certamente no futuro se sentirá melhor por ter resistido à tentação.

Não deixe seu cérebro enganá-lo

Portanto, se você tem um objetivo, não deixe seu cérebro enganá-lo, seja perseverante e mantenha seu plano até alcançar o resultado esperado. Isso não se aplica somente para exercícios ou dietas, podemos usar para tudo o que desejarmos alcançar da vida.

Portanto, se você já sucumbiu à tentação de persistir com hábitos saudáveis algumas vezes e isso trouxe algum remorso e arrependimento, sugerimos também a leitura do texto “Para sermos saudáveis precisamos criar hábitos” publicado aqui no blog “Lar, Doce Lar”.


Leia também:
Como criar o hábito de caminhar
5 dicas para quem trabalha muito tempo sentado
Qual a melhor dieta para perder peso a longo prazo?
10 hobbies que melhoram a inteligência
Caminhando na esteira, como transformar um martírio em prazer?
Nutricoaching: descubra como alcançar o equilíbrio
Dieta flexitariana, o que é! Dicas para iniciantes

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *