5 dicas para quem trabalha muito tempo sentado

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Nesse texto vamos trazer várias dicas e sugestões para quem trabalha muito tempo sentado e, portanto, como consequência disso acaba sofrendo com algumas dores e desconfortos.

Passar muito tempo sentado prejudica muito nosso corpo. Por exemplo, provoca desconforto, dormência, coluna torta, dores nas articulações e má circulação sanguínea.

Essas são algumas das consequências causadas a longo prazo de ficar sentado durante tempos muito longos.

Precisamos movimentar nosso corpo várias vezes ao dia

O sedentarismo faz parte do nosso modelo de sociedade atual. Mas, você sabia que depois de apenas 20 minutos seguidos sentado, a nossa coluna já começa a ficar pressionada, provocando inúmeros danos para o nosso corpo?

Esse tempo é muito menor do que o tempo que a maioria das pessoas, principalmente as que trabalham em ambientes fechados ou dirigindo veículos, ficam sentadas.

Quando estamos sentados, nossa coluna sofre uma distorção de sua curva natural. Isso acontece em função de estar em uma posição “não natural” para o corpo humano, que adapta-se melhor quando estamos em pé.

Assim, como as dores e consequências vão surgindo aos poucos, não às associamos à esse hábito. No entanto, no longo prazo acabamos pagando um preço altíssimo por ele, com o surgimento de fortes dores lombares, hérnias e outras lesões que podem ser irreversíveis.

Além de afetar a coluna, o excesso de tempo sentado pode provocar sérios problemas circulatórios. Isso porque quando estamos sentados, nossos vasos sanguíneos ficam comprimidos.

Com isso, nosso sangue passa a não circular eficientemente, diminuindo a oxigenação do nosso corpo, a distribuição dos nutrientes e dos hormônios necessários ao organismo. Como resultado, esse problema provoca uma sensação de cansaço e fadiga.

Se você está nesse grupo de sedentários, muitos especialistas recomendam adotar alguns hábitos e procedimentos em seu dia-a-dia para combater as consequências provocadas por ele.

O que fazer para minimizar os problemas de ficar muito tempo sentado
1. Fique em pé sempre que possível

Aproveite os momentos em que está envolvido com telefonemas ou reuniões informais para falar em pé e em movimento. Dessa forma, alterne momentos sentados com momentos caminhando.

2. Diminua os intervalos em que você fica em pé

Não permaneça por mais de uma hora sentado ininterruptamente. Portanto, levante-se e caminhe, nem que seja para ir beber alguma coisa, ir ao banheiro, ou mesmo olhar pela janela.

3. Sente-se corretamente

Certifique-se de que a sua posição na cadeira esteja correta, ou seja, procure ficar com as costas bem acomodadas no encosto, os pés bem posicionados no chão.

Se não for possível posicionar os pés no chão, utilize um apoio portátil para seus pés, o ideal é que quando você estiver sentado suas pernas formem um ângulo de 90 graus.

Fazendo assim, você evita a estagnação da corrente sanguínea nas pernas, o que pode favorecer o surgimento de varizes.

4. Utilize uma cadeira confortável

Por mais que se tente manter uma postura correta quando sentado, se a cadeira não for apropriada não tem como isso acontecer.

Portanto ao escolher a sua cadeira, opte pelos modelos ergonômicos, com descanso para os braços e que tenham regulagem de assento e de encosto.

Prefira uma cadeira ou poltrona com as dimensões apropriadas ao seu corpo.

Além disso, ela deve ter um assento firme e profundo o suficiente para suportar as suas coxas sem forçar o ângulo posterior dos joelhos. Ela também precisa ter apoio para os braços e o encosto traseiro arredondado.

O encosto da cadeira é um item muito importante, pois ele é essencial para fornecer estabilidade a quem se senta.

O encosto deve ser um pouco inclinado para trás, pois o encosto em ângulo reto não nos dará suporte e acabamos escorregando para a frente em busca de uma posição mais confortável.

O uso de um apoio lombar pode ajudar a manter uma boa postura sentada. Isso influencia na postura global da coluna vertebral e reduz a fadiga muscular.

5. Não force o pescoço

Procure manter a cabeça em linha reta na maior parte do tempo quando estiver sentado. Então, se você usa um monitor de computador, evite ter que olhar para baixo para isso.


Leia também:
6 modos de tentar salvar uma planta quase morta
Você sabia que a jardinagem faz bem para a saúde?
Animais de estimação contribuem para diminuir o estresse
Estudo britânico revela o que as pessoas fazem no banho, alguns hábitos são surpreendentes
Estudo comprova: luz solar mata os micro-organismos da poeira doméstica

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *