Estudo comprova: luz solar mata os micro-organismos da poeira doméstica

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Você sabia que a luz do sol mata os micro-organismos que invadem nossa casa?

Abrir a nossa casa para a luz solar, mesmo através dos vidros das janelas é uma maneira eficiente de combater os germes e bactérias encontrados naquela poeira doméstica que fica suspensa.

Quem já não observou que a luz solar expõe aquele pó suspenso que fica permanentemente ao nosso redor?

Portanto, agora a ordem é: abra suas cortinas e deixe o sol entrar!

Ilumine o máximo possível sua casa com a luz solar, considere até a instalação de uma claraboia, uma bay window (janelas salientes que se projetam para fora da casa) ou busque outra forma de iluminar ainda mais sua casa naturalmente.

Estudo comprova a eficiência do sol no combate aos micro-organismos

Segundo um estudo publicado na revista científica Microbiome que foi realizado pela Universidade de Oregon, EUA, os pesquisadores descobriram que a luz solar, mesmo quando filtrada através de vidro, mata uma quantidade significativa dos germes e bactérias encontrados na poeira doméstica.

Essa descoberta sugere, portanto, que deixar a luz entrar em nossas casas e banhar todos os ambientes, como os quartos por exemplo, pode ajudar a combater problemas como a baixa qualidade do ar, infecções e doenças respiratórias.

O sol combate os germes e as bactérias

O sol mais uma vez se mostra como uma maneira ecológica e econômica de combater germes e bactérias que se desenvolvem no escuro e que causam doenças.

Mas como a luz do sol mata os micro-organismos?
Entenda como foi realizado o estudo

Para realizar o estudo, os pesquisadores construíram várias casas do tamanho de uma casa de bonecas, com vários quartos, e os encheram com uma mistura de poeira coletada de casas locais (Oregon, EUA).

Essas casas foram então expostas à escuridão, à luz ultravioleta (UV) ou à luz do sol por 90 dias, a quantidade de tempo que a poeira costuma ficar dentro de uma casa, mesmo que ela seja limpa regularmente.

Os resultados obtidos revelaram que os quartos expostos à luz solar, mesmo através de janelas fechadas, tinham apenas metade dos micro-organismos vivos que os quartos que permaneceram totalmente no escuro continham

Além disso, que os quartos banhados pelo sol matavam tantas bactéria e germes quanto a luz ultravioleta, um desinfetante conhecido pela sua eficiência.

O principal autor do estudo, Ashkaan Fahimipour, é pesquisador de pós-doutorado na Universidade de Oregon e seu Centro de Ambiente Construído, enquanto o co-autor Kevin Van Den Wymelenberg é o co-diretor do Centro de Biologia e Ambiente da Universidade de Oregon.

Qual foi a descoberta?

Eles descobriram ainda que 12 por cento das bactérias nas peças não iluminadas estavam vivas depois de 90 dias, em comparação com 6,8 por cento dos germes em salas iluminadas e 6,1 por cento em salas banhadas pela luz UV.


Van Den Wymelenberg explicou que “seis por cento de milhões de células ainda são muitos micróbios. Até agora, a iluminação natural era tratada apenas como um conforto visual ou saúde geral. Mas agora podemos dizer que a iluminação natural influencia na qualidade do ar.”

Já se sabia que a luz solar traz vários benefícios para a nossa saúde.

A exposição à luz solar aumenta a vitamina D, que é um anti-inflamatório ligado à pressão arterial mais baixa, músculos mais fortes e melhor funcionamento do cérebro.

A luz solar também tem sido associada à felicidade e à melhoria da qualidade do sono. Agora também sabemos que ela pode ajudar a manter nossas casas, empresas e hospitais mais saudáveis, com menos germes.

Conclusões do estudo

Os resultados experimentais baseados em simulação indicam que a poeira contém taxa bacteriana viva que pode ser inativada após mudanças nas condições abióticas locais pelo potencial bactericida da luz solar.

Mesmo filtrada pelo vidro da janela a onda solar pode ser similar aos comprimentos de onda ultravioleta nas dosagens relevantes para edifícios reais.

Esse é mais um motivo para sempre considerar a quantidade de sol que um ambiente recebe.


Leia também
Para sermos saudáveis precisamos criar hábitos
5 dicas para quem trabalha muito tempo sentado
10 hobbies que melhoram a inteligência
Aprenda alguns hábitos saudáveis para diminuir o estresse escolar
Sousplat ou Jogo Americano… Quando usar cada um?
Por que queimar folhas de louro dentro de casa?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *