Aprenda alguns hábitos saudáveis para diminuir o estresse escolar

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Aprenda alguns hábitos saudáveis para diminuir o estresse escolar

Você acredita que seu filho possa estar passando por estresse escolar? O início de um ano letivo é como um recomeço para pais e para crianças e adolescentes.

Isso acontece porque há uma variação intensa de rotina – da rotina relaxada das férias para uma rotina mais regrada e com horários fixos. Esta transição pode ser algo por si só muito estressante, mas não precisa ser assim.

Neste texto apresentaremos alguns hábitos que sua família pode incorporar em sua rotina para, assim, auxiliar seus filhos a sofrerem menos com o estresse que a escola ou a faculdade podem gerar.

Como diminuir o estresse escolar

O estresse escolar é desencadeado por uma série de fatores que podem ser evitados ou minimizados.

Assim, a ideia é criar bons hábitos regulares, pois ele sempre são a melhor forma de encarar o dia a dia. Então, vamos a eles?

Tenha uma rotina matinal nota 10

É essencial incorporar um senso de rotina na sua vida e na vida dos seus filhos. Rotinas trazem conforto para nós e principalmente para crianças, pois quando se possui uma rotina bem estruturada e estabelecida já se sabe o que é esperado de cada um. Arrume sua cama. Tome o café da manhã. Escove os dentes. Vista-se. Repita diariamente. Rotinas não simplesmente acontecem – elas precisam ser criadas.

Faça um esforço na noite anterior

Assim como uma rotina matinal é muito importante, também é essencial que você seja organizado na noite anterior à escola. As rotinas constantes nas vidas de crianças e adolescentes tendem a ser atividades escolares e esportivas e outras atividades extracurriculares, além de uma vida social com seus colegas, familiares e amigos.

É essencial que os pais, que também tem suas próprias rotinas constantes, organizem para si e para os seus filhos o que for necessário para manter a rotina matinal acontecendo. Ensine seus filhos a escolher a roupa que usarão no dia seguinte antes de dormir, por exemplo, assim como prepare as refeições que serão levadas por todos no dia seguinte – lanches e almoços, por exemplo.

Estabeleça um horário para a realização das tarefas de casa e outro horário para as tarefas da escola. Isso fará com que todos acordem com mais disposição no dia seguinte e facilitará a manutenção da rotina matinal.

Repense a sua forma de se comunicar e seja positivo

Tente ver sempre o lado positivo das coisas e ensine seus filhos a fazer isso. Portanto, ao se comunicar não foque tanto em palavras com peso negativo.

Dê valor aos seus filhos e às demais pessoas de sua família. Note a presença deles sempre que eles entrarem no mesmo cômodo em que você estiver. Faça contato visual, sorria, faça com que saibam como são importantes na sua vida. Dessa forma, estabeleça um ambiente no qual os seus filhos se sintam acolhidos e confortáveis.

Simplifique as agendas

Se você quer diminuir a tensão e a maluquice que normalmente transcorre durante o ano letivo então comprometa-se a não aceitar toda e qualquer oportunidade que se apresentar para você ou para seus filhos. Além disso, passe mais tempo com seus filhos juntos como uma família e menos tempo pensando em atividades e planejando tarefas.

Importante lembrar

Além de adotar essas práticas diárias, também transmita aos seus filhos o conceito de respeitar os outros. Quem respeita é respeitado, agindo dessa forma, dificilmente seu filho terá problemas de convivência, que aumentam o estresse no colégio.

Ensine seu filho a ouvir e se fazer ouvido, respeitando as opiniões de todos, independente do ponto de vista de cada um. Isso com certeza melhorará sua convivência, reduzindo assim o estresse escolar.

Simples, não é mesmo? Então, se você tem esse problema, tente fazer isso repetidamente durante pelo menos duas semanas consecutivas. Assim, quando você menos perceber estará agindo automaticamente.


Leia também:
Para sermos saudáveis precisamos criar hábitos
5 dicas para quem trabalha muito tempo sentado
Inteligência Emocional: o que é e como desenvolvê-la
10 hobbies que melhoram a inteligência
Caminhando na esteira, como transformar um martírio em prazer?
Siga esses rituais matinais poderosos para turbinar sua mente e o seu corpo
Por que problemas financeiros afetam o sono?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *