12 plantas que nos ajudam a dormir melhor

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

plantas que ajudam a dormir melhor

Você sabe que plantas que ajudam a dormir melhor? Isso mesmo, existem plantas que podem deixar nossas noites de sono muito melhores.

As plantas utilizadas dentro de casa não têm apenas a função de torná-la mais bonita, decorá-la e de trazer mais vida aos ambientes, elas também exercem muitas outras funções que influenciam no nosso bem estar. Vamos dedicar esse artigo às que melhoram a qualidade do nosso sono, por possuírem propriedades tranquilizantes.

Depois de ler esse texto você terá mais informações sobre como escolher as plantas mais adequadas para seu quarto.

Quais são as plantas que nos ajudam a dormir melhor?

Conseguir dormir bem é essencial, para a maioria de nós. Uma noite mal dormida tira toda a energia e a vitalidade para enfrentar as tarefas do dia seguinte, porque afeta a produtividade, o humor e a qualidade de vida. Mas existem muitos fatores que influenciam em uma noite de sono. Como por exemplo, a alimentação, o colchão, o travesseiro, o estilo de vida, o sedentarismo, entre outros.

Assim, um desses fatores, é o ar que respiramos enquanto dormimos. Portanto, é justamente nesse fator que algumas plantas podem ajudar, atuando como relaxantes ou como purificadoras do ar.

Ao cultivarmos essas plantas em casa melhoraremos significativamente o ar que respiramos e, consequentemente, nosso sono, além de outros benefícios para nossa saúde, como por exemplo: alívio das dores de cabeça, redução da ansiedade e do estresse, melhoraria na produtividade, aumento das funções cerebrais, melhoria no humor e no estado de espírito e prevenção a doenças respiratórias.

Quais são as melhores plantas para ter no quarto?

Relacionamos abaixo 12 plantas que ajudam a dormir melhor, confira.

1. Palmeira-areca

A palmeira-areca purifica e umidifica o ar, é excelente para as épocas do ano de clima mais seco. Essa palmeira é muito fácil de cuidar, precisando somente de água e de luz indireta, traz uma sensação tropical para o ambiente em função da umidade produzida.

No artigo “+ 7 plantas para cultivar dentro de casa” publicado aqui no blog “Lar, Doce Lar”, explicamos com mais detalhes essa planta.

2. Ficus benjamina

O ficus é uma das plantas que mais purifica o ar, porque elimina o benzeno, o amoníaco e outros poluentes que se acumulam nas superfícies dos móveis.

Além disso combate muitos micróbios e elimina partículas suspensos no ar do ambiente, afetando positivamente o nosso sono.

3. Jasmim

O jasmim se adapta bem em ambientes onde haja bastante luz natural. Além de reduzir os níveis de ansiedade, seu aroma melhora a qualidade do sono e a produtividade.

Entre as plantas que ajudam a dormir melhor, o jasmim tem um adicional ótimo, porque produz flores lindas, cheirosas e coloridas.

4. Espada-de-são-jorge

A Espada-de-são-jorge é uma das plantas mais recomendadas para melhorar a qualidade do ar, além disso, é muito resistente e fácil de manter.

Ela atua em nossos sistemas respiratório e imunológico, combatendo dores de cabeça, reduzindo a pressão arterial causadas por mudanças repentinas no clima e aumenta a produtividade.

Durante a noite a espada-de-são-jorge libera muito oxigênio e um frescor agradável que ajudam ainda mais na hora de dormir.

5. Babosa

A babosa é uma planta simplesmente perfeita e muito usada para melhorar a qualidade do ar. Isso porque, além das propriedades de cura e fortalecimento do sistema imunológico creditados a ela, tem o poder de reduzir a quantidade de substâncias prejudiciais à saúde contidas no ar do ambiente.

Também conhecida como aloe vera, a babosa libera muito mais oxigênio que as outras plantas durante a noite, e quanto mais oxigênio disponível, mais profundo é o nosso sono. É uma planta muito fácil de cultivar e não necessita de regas constantes, porém, necessita de luz solar direta.

6. Samambaia

A samambaia é uma das plantas ornamentais mais vendidas e populares do Brasil, portanto é muito difícil encontrarmos uma casa que não tenha pelo menos uma. É rica em óleos essenciais, que atuam em nosso sistema nervoso e auxiliam no combate ao estresse.

7. Lavanda

Também conhecida como alfazema, a lavanda, além de seu aroma muito agradável, ajuda a reduzir a ansiedade, o estresse, a diminuir a frequência cardíaca e a melhorar o sono.

Além disso, a lavanda é uma planta muito versátil e os insetos odeiam seu cheiro, sobre isso, veja esse post que publicamos aqui no blog: “8 plantas que conhecemos muito bem e os insetos odeiam“.

8. Hera Estrela

A Hera Estrela é uma ótima planta para quem sofre de asma, bronquite ou outros problemas respiratórios. Isso porque, a hera estrela reduz a quantidade do mofo do ar, reduzindo alergias e irritações pulmonares.

Fica linda plantada pendurada, como uma samambaia ou em beirais, não com tanta facilidade como a hera comum, mas ela também se enrosca e agarra-se nas paredes em contato com elas.

9. Lírio-da-paz

Essa planta pode aumentar em até 5% a umidade do ar e, com isso, eliminar os micróbios que causam alergias e ajudar a aliviar a irritação provocada na garganta e no nariz pelo ar seco.

Além disso, o lírio-da-paz tem uma flor linda, sendo uma planta ornamental muito interessante para termos em casa. Escrevemos mais sobre ele nesse artigo: “5 plantas para cultivar dentro de casa“.

10. Gardênia

A gardênia é uma planta com flores lindas e muito perfumadas, muito utilizada em quartos, alivia a ansiedade, combate a insônia e estimula o sono. É uma planta frágil, que exige muita dedicação e cuidado, precisam de claridade, mas não toleram a luz solar direta.

11. Gérbera

A gérbera possui flores brilhantes e com cores alegres, podem ser, rosa, laranja, amarela e branca, e que melhoram muito nosso humor. Liberam oxigênio durante a noite, o que ajuda a respirar mais fácil enquanto dormimos. Portanto, ela é ideal para quem sofre sofre de apneia noturna ou alergias.

12. Clorofito

A clorofito é uma das campeãs de limpeza do ar porque absorve odores e fumaças aumentando o nível de oxigênio do ambiente. Sendo assim, ela promove um sono melhor e mais duradouro.


Leia também:
Goiaba: benefícios para a saúde e possíveis malefícios
Como montar um espaço para home office em um quarto
Como plantar e como cuidar de Lírios de Calla? Saiba tudo sobre essa linda flor…
Jardinagem, o hobby que me encanta!
Dormir sem roupas pode trazer algum benefício?
Simbolismo da planta Costela de Adão
Como alegrar sua casa usando plantas na decoração
Saiba quais são os benefícios de utilizar plantas na decoração da forma correta

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *