Goiaba: benefícios para a saúde e possíveis malefícios

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 8 minutos

benefícios da goiaba - capa

Você conhece os benefícios oferecidos pela goiaba? Além disso, você sabia que consumir goiaba também pode trazer malefícios?

Sim, a goiaba, assim como as folhas de goiabeira são excelentes aliados para a saúde, mas podem ser restritivos para algumas pessoas.

Saiba um pouco mais sobre a goiaba

A goiaba é uma fruta tropical que, portanto, se desenvolve melhor em calor seco ou úmido. Ela é amplamente cultivada por sua fruta ser saborosa e nutritiva, que é tecnicamente classificada como baga.

Tanto os frutos carnudos da goiabeira quanto suas folhas são comestíveis, sendo os frutos mais frequentemente consumidos como lanche enquanto as folhas em geral são fervidas em um chá de ervas.

A textura da goiaba é semelhante à da pêra, mas com um pouco mais de crocância. Seu sabor é doce e tropical.

Os benefícios da goiaba para a saúde incluem o controle dos níveis de açúcar no sangue e a redução do risco de câncer, enquanto as desvantagens incluem possível prisão de ventre e alergias.

A goiaba tem baixo teor de gordura, mas é rica em fibras, vitaminas e antioxidantes. Embora existam vários benefícios da goiaba para a saúde, o mais conhecido é a sua capacidade de reduzir os níveis de açúcar no sangue.

É por isso que se usa o extrato de folhas de goiaba há muito tempo como medicamento tradicional para diabetes.

Além disso, não existem grandes riscos associados às goiabas, o que as torna uma escolha segura e saudável para adicionar à sua dieta.

Os frutos da goiaba podem ser redondos ou ovais. A cor da casca varia do amarelo ao verde claro. Tanto a polpa quanto as sementes podem ser consumidas.

Diferentes partes da planta, como a folha, a semente e a polpa da fruta, podem ser usadas para fins medicinais.

Inclusive você encontra suplementos contendo extratos de folhas de goiaba no mercado.

Por fim, segundo a Emater-DF, tanto a goiaba vermelha como a branca, são importantes para a saúde.

Composição nutricional da goiaba

É fácil constatar que a goiaba oferece muitos benefícios para a saúde analisando a sua composição. Uma única goiaba contém mais que o dobro da dose diária recomendada de vitamina C. Mas, além de seu alto teor de vitamina C, a goiaba também contém outros nutrientes, entre eles estão:

  • Ferro;
  • Cálcio;
  • Vitamina A;
  • Potássio.
Nutrientes por porção

Uma goiaba inteira contém:

  • Calorias: 37;
  • Gordura: 0,5 gramas;
  • Colesterol: 0 miligramas;
  • Sódio: 1 miligrama;
  • Carboidratos: 8 gramas;
  • Fibra: 3 gramas;
  • Açúcar: 5 gramas;
  • Proteína: 1 grama.

Além disso, as goiabas contêm outras vitaminas, como a vitamina B9 (folato) e vitamina K, assim como minerais como fósforo e zinco também estão presentes em quantidades menores.

As goiabas também são consideradas uma importante fonte de antioxidantes. Os componentes da goiaba responsáveis ​​por propriedades antioxidantes são os polifenóis, carotenoides, flavonoides e ácido ascórbico (o precursor da vitamina C).

No entanto, a goiaba, assim como outras frutas, contém uma quantidade significativa de açúcar. Portanto, como é importante moderar a ingestão de açúcar, deve-se evitar goiaba em excesso.

Isso porque muito açúcar na dieta pode causar problemas, incluindo ganho de peso e cáries dentárias.

Benefícios para a saúde da goiaba

A goiaba é repleta de nutrientes. Além disso, tem mais vitamina C do que a laranja. A goiaba também é rica em outros antioxidantes e já está provado que trazer vários benefícios à saúde.

Vamos conhecer a seguir alguns deles.

Melhorar a digestão

Um dos principais nutrientes da goiaba é a fibra. Segundo vários estudos, a fibra ajuda na digestão, solidificando e amolecendo as fezes. Sendo assim, ela pode aliviar os sintomas de tanto de diarreia como de constipação.

Estudos também mostram que o extrato de folhas de goiaba pode ajudar a reduzir a intensidade e a duração de diarreias. Pessoas com certos distúrbios digestivos, incluindo a síndrome do intestino irritável, podem se beneficiar com a adição de goiaba à sua dieta.

As sementes de goiaba são conhecidas por serem excelentes laxantes e podem ser de grande ajuda, especialmente no tratamento de problemas digestivos como prisão de ventre.

Além disso, pesquisas comprovaram que os extratos de folhas de goiaba são altamente eficazes no tratamento da diarreia infecciosa. As folhas da goiaba contêm vários elementos antimicrobianos, que podem ajudar a eliminar os micróbios causadores da diarreia no intestino.

benefícios da goiaba - folhas de goiabeira

Aliviar cólicas menstruais

As mulheres que têm cólicas menstruais dolorosas podem tentar aliviá-las com a folha de goiabeira. Um estudo descobriu que o extrato de folha de goiabeira era mais eficaz do que os analgésicos no tratamento das cólicas menstruais.

Melhorar o sistema imunológico

A goiaba é muito rica em vitamina C, que é fundamental para manter a saúde imunológica fortificada. Além disso, há estudos que mostram que a vitamina C pode reduzir a duração de um resfriado e combater bactérias.

Além da fruta, as folhas podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico. Estudos mostram que as folhas de goiaba possuem fortes propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais.

Portanto, consumir regularmente o seu extrato, por exemplo, na forma de chá, pode ajudar a prevenir doenças como tosse, gripe, úlceras orais, gengivas inflamadas e diarreia infecciosa.

Melhorar o sistema coronariano

Os cientistas descobriram vários benefícios da goiaba para o coração.

Por exemplo, foi constatado que comer goiaba madura antes das refeições pode aumentar os níveis de colesterol bom, diminuir os níveis de colesterol total e diminuir a pressão arterial.

Todos esses benefícios de consumir goiabas juntos podem reduzir o risco de doenças cardíacas, melhorando assim a saúde do coração.

Outros benefícios da goiaba

Além dos benefícios listados acima, outros benefícios ligados à goiaba são relatados, alguns deles são:

Auxiliar na perda de peso: a goiaba é uma fruta baixa em calorias, mas rica em fibras. Isso pode ajudar a promover a saciedade e controlar o apetite, auxiliando assim na perda de peso.

Saúde ocular: os carotenoides encontrados na goiaba, como o betacaroteno, são benéficos para a saúde ocular. Sendo assim, eles podem ajudar a reduzir o risco de degeneração macular e outros problemas relacionados à visão.

Saúde da pele: a vitamina C e os antioxidantes presentes na goiaba podem contribuir para uma pele saudável, ajudando a prevenir danos causados pelo sol e promovendo a produção de colágeno.

Redução do risco de doenças crônicas: em função de ser rica em antioxidantes, fibras e nutrientes essenciais, o consumo regular de goiaba pode estar associado a um menor risco de desenvolver doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes.

Benefícios específicos do chá de folhas de goiabeira

Como você já pode ver acima, os benefícios para a saúde não se restringem somente à goiaba, fruto da goiabeira, mas eles se estendem também para as folhas dessa árvore.

Vários estudos em laboratório e em animais foram realizados com chá de folhas de goiabeira e as conclusões foram muito positivas.

goiabeira

Tratamento de diarreia

Os cientistas estudaram o uso tradicional do chá de folhas de goiabeira como tratamento para diarreia e encontraram evidências substanciais a seu favor.

Redução do açúcar no sangue

Já foi demonstrado que os polifenóis do chá de folhas de goiabeira regulam a absorção de carboidratos dos alimentos.

Este efeito é especialmente benéfico para pessoas com alguns tipos de diabetes.

Aliás, as goiabas são conhecidas há muito tempo por seus efeitos positivos nos níveis de açúcar no sangue. Vários estudos em animais descobriram que o chá de folhas de goiaba é útil no controle do açúcar no sangue e na melhoria da resistência à insulina.

Alguns estudos baseados em humanos também sugerem que beber chá de folhas de goiaba após as refeições pode reduzir significativamente os níveis de açúcar no sangue em pacientes com diabetes tipo 2.

Os especialistas acreditam que existem certos produtos químicos nas folhas da goiaba que podem ajudar a regular a absorção de glicose. Isto é o que lhes confere as suas capacidades antidiabéticas.

Inclusive, o fato de beber chá de folhas de goiaba após as refeições para ajudar a suprimir os picos de açúcar no sangue não demonstrou interagir negativamente com medicamentos que pessoas com diabetes possam estar tomando.

Efeitos antimicrobianos

Vários estudos de laboratório feitos com extratos de folhas de goiabeira, incluindo o chá de folhas, demonstraram propriedades antibacterianas e antifúngicas.

Existem vários compostos nas folhas que podem contribuir para essas propriedades, incluindo flavonoides, taninos, ácidos gálico e ácido betulínico.

Reduz o risco de câncer

Embora estudos robustos baseados em humanos sejam limitados, muitos estudos em tubos de ensaio e em animais sugerem que os extratos de folhas de goiaba têm potencial para tratar o câncer.

Os cientistas encontraram produtos químicos nas folhas da goiaba que atuam como moduladores seletivos do receptor de estrogênio. São um tipo de medicamento que pode impedir a multiplicação das células tumorais, por isso são frequentemente usados ​​​​no tratamento do câncer.

Os altos níveis de antioxidantes presentes nas folhas de goiaba também lhes conferem propriedades anticancerígenas.

Eles são conhecidos por proteger as células dos danos dos radicais livres e do estresse oxidativo, que são alguns dos principais fatores por trás do câncer.

Reduz o risco de doenças cardíacas

As folhas de goiabeira são ricas em vitaminas e antioxidantes que podem proteger as células do coração dos danos causados pelos radicais livres.

Além disso, elas contêm vários minerais como sódio e potássio. Esses minerais são conhecidos por sua capacidade de controlar a pressão alta em pessoas com hipertensão.

Como consumir goiaba

Você pode consumir a goiabada fresca, inteira e com a casca. Mas, para isso, lave-a muito bem.

Você também pode mordê-la diretamente ou então cortá-la em fatias, como faria com uma maçã.

No entanto, algumas pessoas não gostam do sabor da casca de goiaba. Nesse caso ela pode ser descascada, mas perde alguns de seus benefícios, que se concentram na casca ou perto dela.

Goiaba fresca também combina muito bem com smoothies, saladas, vitaminas e sucos.

Embora a maioria das pessoas consome goiabas cruas, você também pode consumi-las como geleias, bebidas e pastas.

Portanto, além de consumir goiabada fresca, você também pode usá-la em receitas, como fruta ou em forma de goiabada. Você também pode cozinhar a goiaba e usá-la em diversos produtos, como por exemplo: biscoitos, pães e bolos.

benefícios da goiaba - goiabada

Há efeitos colaterais em consumir goiaba?

Não há efeitos colaterais graves no consumo de goiabas e folhas para quem ingere em quantidades moderadas.

No entanto, comer goiaba demais pode causar problemas digestivos, como prisão de ventre. Embora as chances sejam baixas, estudos mostram que também é possível desenvolver alergia a alguns dos produtos químicos da goiaba.

Isso porque, além da fruta, os produtos químicos usados ​​para cultivá-la e armazená-la também podem representar alguns riscos à saúde.

Esses produtos químicos têm potencial para causar diferentes tipos de infecções. É por isso que você deve lavar bem as goiabas antes de comê-las.

Quem não deve consumir goiaba?

Estudos demonstraram que a goiaba é uma fruta nutritiva que pode ser consumida com segurança pela maioria dos adultos saudáveis.

No entanto, existem certos grupos de pessoas que devem ter cuidado ao adicionar goiabas ou seus derivados à dieta. Entre esses grupos, pode-se destacar:

Mulheres grávidas e lactantes

Embora a goiaba seja segura para consumo, o mesmo não pode ser dito dos suplementos que contêm extrato de folhas de goiaba. Portanto, é sempre recomendável que as mulheres grávidas e que amamentam conversem com seu médico antes de tomá-los.

Pessoas com problemas de pele

Os produtos químicos contidos na goiaba e nas suas folhas podem irritar a pele em alguns casos.

Isso ocorre principalmente em pessoas que já apresentam algum problema de pele como eczema. Portanto, quem tem problemas de pele deve ter cuidado ou evitar completamente consumir goiabas, pois pode piorar seu quadro.

Pacientes pré-diabéticos ou diabéticos

Como as folhas de goiabeira têm a capacidade de diminuir o açúcar no sangue, elas podem aumentar o efeito dos medicamentos prescritos para diabetes.

Sendo assim, pessoas com pré-diabetes ou diabetes devem ter cuidado ao tomar o extrato das folhas, pois isso pode fazer com que os níveis de açúcar no sangue caiam abaixo da faixa saudável.

Conclusão

Tanto as goiabas quanto as folhas de goiabeiras são ótimas para combater e prevenir diversas doenças.

No entanto, os benefícios da goiaba para a saúde são mais eficazes se você consumi-la como parte de uma dieta equilibrada e saudável, juntamente com um estilo de vida ativo.

Além disso, você deve ser consumir goiaba com moderação e, sempre que você perceber qualquer efeito colateral desse consumo, consulte seu médico.


Leia também:
Saiba quais são os aromas que atraem boas energias
Para que serve o chá de boldo?
Mel, benefícios e malefícios!
A influência dos aromas em nossa vida
Suco de beterraba: benefícios e malefícios
Para que serve a babosa (aloe vera)?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *