Mel, benefícios e malefícios!

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Mel - benefícios e malefícios - Capa

O mel é um alimento rico e doce, produzido por abelhas usando o néctar das flores de plantas. Existem cerca de 320 variedades diferentes desse líquido doce, que variam em cor, odor e sabor.

Seu consumo pela humanidade tem mais de 10 mil anos, durante milênios, o “néctar dos deuses” foi a única fonte de açúcar da alimentação.

Vamos então descobrir quais são os principais benefícios contidos no mel, assim como descobrir se ele oferece algum malefício?
O mel contém principalmente açúcar, bem como uma mistura de aminoácidos, vitaminas, minerais, ferro, zinco e antioxidantes.

Além de seu uso como adoçante natural, ele é usado como agente anti-inflamatório, antioxidante e antibacteriano. As pessoas geralmente usam mel por via oral para tratar a tosse e topicamente para tratar queimaduras e promover a cicatrização de feridas.

O que é considerado mel?

Mel é uma substância doce e viscosa produzida pelas abelhas a partir do néctar das flores ou de secreções de insetos sugadores de plantas.

Ele é amplamente usado como um adoçante natural e possui uma cor dourada ou âmbar, embora possa variar em tonalidades dependendo da fonte floral.

O mel é composto principalmente por açúcares simples, como glicose e frutose, e contém pequenas quantidades de água, enzimas, vitaminas, minerais e compostos orgânicos.

Sua composição pode variar de acordo com a espécie de abelha, o tipo de flor de onde o néctar foi coletado e as condições ambientais.

Para ser considerado puro, o mel não deve conter aditivos ou substâncias adicionadas, como xarope de milho ou açúcar. Além disso, antes de ser consumido, ele é geralmente filtrado para remover impurezas, como cera de abelha, pólen e pedaços de favo. No entanto, o processo de filtração não deve remover componentes benéficos ou alterar significativamente suas propriedades naturais.

Existem diferentes variedades de mel, como o de flor de laranjeira, o de eucalipto, o de acácia, entre outros, que possuem características distintas de sabor, cor e aroma devido às diferentes fontes de néctar utilizadas pelas abelhas.

É importante ressaltar que o mel não é recomendado para crianças menores de um ano de idade devido ao risco de botulismo infantil, uma vez que o mel pode conter esporos da bactéria Clostridium botulinum.

abelha em uma flor

Benefícios do mel

Como já explicamos, o mel é um alimento natural produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores.

Além de ser uma alternativa mais saudável aos adoçantes artificiais, ele oferece uma série de benefícios para a saúde. Portanto, vamos listar, a seguir, alguns dos principais benefícios baseados em estudos:

Fonte de energia

O mel é rico em carboidratos naturais, como glicose e frutose, que são facilmente digeridos e fornecem energia rápida ao corpo. É um ótimo alimento para atletas e pessoas que que querem obter um impulso energético.

Antioxidantes

O mel contém uma variedade de antioxidantes, como flavonoides e ácidos fenólicos, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres no nosso organismo. Os antioxidantes também estão associados à redução do risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.

Propriedades antibacterianas e cicatrizantes

O mel possui propriedades antibacterianas naturais porque contém compostos como o peróxido de hidrogênio em sua composição. Essas propriedades podem ajudar a prevenir infecções e promover a cicatrização de feridas e queimaduras.

O uso tópico de mel de grau médico demonstrou promover a cicatrização de feridas, particularmente em queimaduras. No entanto, os resultados podem variar porque não há métodos padronizados para sua produção ou verificar sua qualidade.

Alívio da tosse e garganta irritada

O mel é um remédio muito popular para aliviar a tosse e a garganta irritada. Sua textura suave e suas propriedades antimicrobianas podem ajudar a acalmar a irritação e proporcionar alívio temporário.

Há estudos que sugerem que o mel de eucalipto, o de frutas cítricas e o de labiatae podem atuar como um supressor de tosse confiável para algumas pessoas com infecções respiratórias superiores e tosse noturna aguda.

Melhoria da saúde digestiva

O mel é conhecido por suas propriedades prebióticas, o que significa que ele fornece alimento para as bactérias benéficas do intestino. Isso ajuda a promover um ambiente saudável no sistema digestivo, assim como a melhora da saúde intestinal.

Evidências sugerem que o mel pode ajudar a aliviar as condições do trato gastrointestinal, como diarreia associada à gastroenterite. Assim como, ele também pode ser eficaz como parte da terapia de reidratação oral.

Combate doenças neurológicas

Estudos sugerem que o mel pode oferecer benefícios antidepressivos, anticonvulsivantes e ansiolíticos. Alguns estudos demonstraram que ele ajuda a prevenir distúrbios de memória.

Fonte de vitaminas e minerais

Embora o mel não seja uma fonte significativa de vitaminas e minerais, ele contém pequenas quantidades de nutrientes como vitamina C, cálcio, potássio e ferro.

Mel - benefícios e malefícios

Malefícios do mel

O chamado “néctar dos deuses” é amplamente usado por seus benefícios à saúde. Mas como qualquer alimento, pode ter alguns malefícios quando consumido em excesso ou em certas circunstâncias. Portanto, conheça alguns desses possíveis malefícios:

Alto teor de açúcar

O mel é rico em açúcares naturais, como a frutose e a glicose. Sendo assim, o consumo excessivo do açúcar contido nele pode contribuir para o ganho de peso, diabetes tipo 2 e outros problemas relacionados à saúde.

Risco de botulismo em crianças

O mel pode conter esporos da bactéria Clostridium botulinum, que pode causar botulismo em crianças menores de 1 ano. isso porque o sistema digestivo dos bebês ainda não está totalmente desenvolvido para combater essa bactéria.

Reações alérgicas

Embora seja raro, algumas pessoas podem ser alérgicas ao mel. As reações alérgicas podem variar de leves, como coceira e inchaço, a graves, como dificuldade respiratória e anafilaxia.

Contaminação por pesticidas

Em algumas regiões, os alimentos produzidos podem conter resíduos de pesticidas. A exposição a pesticidas pode ter efeitos negativos na saúde a longo prazo. Portanto, se possível, só consuma mel com origem conhecida.

Impacto nos níveis de açúcar no sangue

Embora o mel seja considerado uma opção mais saudável ao açúcar refinado, ainda pode elevar os níveis de açúcar no sangue. Isso pode ser um problema para pessoas com diabetes ou que tenham dificuldade em controlar os níveis de açúcar no sangue.

Erosão dentária

O mel é um alimento açucarado e pegajoso que pode aderir aos dentes, aumentando assim o risco de cáries e erosão dentária, especialmente se não for seguida a higiene bucal adequada.

Mel pode causar alergias

Algumas pessoas são sensíveis ou alérgicas a componentes específicos do mel, principalmente o pólen de abelha. Embora raras, as alergias ao pólen de abelha podem causar reações adversas graves e, às vezes, fatais. Os sinais e sintomas de uma reação alérgica incluem:

  • Sibilos e outros sintomas asmáticos;
  • Tontura;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Fraqueza;
  • Transpiração excessiva;
  • Desmaio
  • Ritmos cardíacos irregulares (arritmias);
  • Ardência após aplicação tópica.
Conclusão

O mel é geralmente seguro em adultos e crianças com mais de 1 ano de idade. Além disso, é útil no tratamento de queimaduras, tosses e possivelmente outras condições de saúde.

No entanto, é importante lembrar que o mel ainda é uma forma de açúcar e deve ser consumido com moderação, especialmente por pessoas com diabetes ou que estão em uma dieta com restrição de açúcar.

Além disso, crianças menores de um ano não devem consumir mel devido ao risco de botulismo infantil, uma condição séria causada por uma bactéria.

Por fim, embora o mel tenha alguns potenciais malefícios, é importante ressaltar que esses efeitos negativos geralmente estão associados ao consumo excessivo. Quando consumido com moderação como parte de uma dieta equilibrada, ele pode fornecer benefícios nutricionais e para a saúde.

No entanto, se você tiver preocupações específicas ou condições de saúde, é sempre melhor consultar um profissional de saúde qualificado para obter orientação personalizada.


Leia também:
Conheça alguns benefícios de consumir tapioca
Suco de beterraba: benefícios e malefícios
Quais os benefícios da banana para a saúde?
Saúde, quais os benefícios do pepino?
Malefícios do amendoim
Qual a validade do exame toxicológico: aspectos

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *