Saúde, quais os benefícios do pepino?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Saúde, quais os benefícios do pepino - capa

O pepino é um alimento nutritivo e saudável, com muitos benefícios para a saúde. Embora seja considerado um vegetal, o pepino é na verdade uma fruta.

Isso mesmo, o pepino é uma fruta nutritiva com alto teor de água. Comer pepino pode ajudar a diminuir o açúcar no sangue, assim como prevenir a constipação e ajudar na perda de peso.

Além disso, para maximizar os benefícios para a saúde do pepino, o ideal é consumi-lo com casca.

Benefícios do pepino para a saúde

O pepino é muito rico em nutrientes benéficos, bem como alguns compostos vegetais e antioxidantes que podem ajudar a tratar e até prevenir algumas condições de saúde.

Além disso, os pepinos são baixos em calorias e contêm uma boa quantidade de água e fibras solúveis, tornando-os ideais para promover a hidratação e auxiliar na perda de peso.

Os pepinos são fáceis de adicionar à uma dieta. Suaves com um sabor nitidamente fresco e refrescante, os pepinos são comumente apreciados frescos ou em conserva, desde saladas a sanduíches.

Os pepinos também costumam ser consumidos crus como um lanche de baixa caloria ou podem ser combinados com húmus, azeite, sal ou molho para salada para adicionar um pouco mais de sabor.

Com um pouco de criatividade, os pepinos podem ser apreciados de várias maneiras.

Nesse artigo vamos analisar melhor alguns dos principais benefícios de consumir pepino.

Hidratação

Cerca de 96% da composição do pepino é formada por água, ou seja, a água é a maior parte dessa fruta, o que o torna uma excelente fonte de hidratação.

A água é um elemento essencial para o funcionamento do nosso corpo, desempenhando vários papéis importantes. Ela participa de vários processos em nosso corpo, como regulação da temperatura e transporte de resíduos e nutrientes.

A hidratação adequada afeta tudo o que acontece em nosso corpo, desde o desempenho físico até o metabolismo.

Embora possamos atender à maioria de suas necessidades de líquidos bebendo água ou outros líquidos, algumas pessoas podem obter até 40% de sua ingestão total de água pela ingestão de alimentos.

Portanto, para essa pessoas, frutas e legumes, em particular, podem ser uma boa fonte de água em sua dieta.

Em um estudo, o estado de hidratação foi avaliado e os registros de dieta foram coletados para 442 crianças. Esses estudos descobriram que o aumento da ingestão de frutas e vegetais estava associado a melhorias no estado de hidratação.

Saúde, quais os benefícios do pepino - pepino cortado

Nutrientes

O pepino é uma boa fonte de nutrientes, incluindo vitamina C, vitamina K, potássio, magnésio e fibras alimentares. Ela é baixo em calorias, mas rico em muitas vitaminas e minerais importantes.

Mas para maximizar seu conteúdo de nutrientes, os pepinos devem ser consumidos com casca. Descascá-los reduz a quantidade de fibras, bem como certas vitaminas e minerais.

Digestão

As fibras presentes no pepino ajudam na digestão e na prevenção da constipação. Isso porque consumir pepinos ajuda nos movimentos intestinais regulares.

Além disso, a desidratação é um importante fator de risco para constipação, pois pode alterar o equilíbrio hídrico e dificultar a passagem das fezes.

Portanto, os pepinos auxiliam a digestão não só pelo seu volume de fibras, mas também pela hidratação. Assim, manter-se hidratado pode melhorar a consistência das fezes, prevenir a constipação e ajudar a manter a regularidade.

A pectina, o tipo de fibra solúvel encontrada nos pepinos, pode ajudar a aumentar a frequência dos movimentos intestinais.

Um estudo teve 80 participantes suplementados com pectina. Descobriu-se que a pectina acelerava o movimento dos músculos intestinais, enquanto alimentava as bactérias benéficas no intestino que melhoram a saúde digestiva.

Redução da inflamação

O pepino contém compostos anti-inflamatórios ajudam a reduzir a inflamação no corpo.

Antioxidantes

Os antioxidantes bloqueiam a oxidação das células do corpo. Para isso, eles combatem uma reação química que forma átomos altamente reativos com elétrons desemparelhados conhecidos como radicais livres.

O acúmulo desses radicais livres nocivos pode levar a vários tipos de doenças crônicas. O estresse oxidativo causado por radicais livres está associado ao surgimento de câncer e doenças cardíacas, pulmonares e autoimunes.

Frutas e vegetais, incluindo pepinos, são especialmente ricos em antioxidantes benéficos que podem reduzir o risco dessas condições.

Um estudo mediu o poder antioxidante do pepino suplementando 30 idosos com pepino em pó. No final do estudo de 30 dias, o pó de pepino causou um aumento significativo em vários marcadores de atividade antioxidante e melhorou o status antioxidante (5 Fonte Confiável)

No entanto, é importante ressaltar que o pó de pepino usado neste estudo continha uma dose maior de antioxidantes do que consumimos em uma porção típica de pepino.

Outro estudo em tubo de ensaio investigou as propriedades antioxidantes dos pepinos e descobriu que eles contêm flavonoides e taninos, que são dois grupos de compostos especialmente eficazes no bloqueio de radicais livres nocivos.

Saúde da pele

O pepino contém sílica, um mineral que ajuda a manter a pele saudável e hidratada. Além disso, o pepino pode ser usado topicamente para acalmar a pele irritada ou inflamada.

Saúde, quais os benefícios do pepino - caixa de pepino

Controle do açúcar no sangue

Algumas pesquisas sugerem que os compostos encontrados no pepino podem ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes.

Além disso, vários estudos com animais e tubos de ensaio descobriram que os pepinos podem ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue e prevenir algumas complicações do diabetes.

Por exemplo, um estudo em animais examinou os efeitos de várias plantas no açúcar no sangue. Foi demonstrado que os pepinos reduzem e controlam efetivamente os níveis de açúcar no sangue.

Outro estudo com animais induziu diabetes em camundongos e depois os complementou com extrato de casca de pepino. A casca do pepino reverteu a maioria das alterações associadas ao diabetes e causou uma diminuição no açúcar no sangue.

Além disso, um estudo em tubo de ensaio descobriu que os pepinos podem ser eficazes na redução do estresse oxidativo e na prevenção de complicações relacionadas ao diabetes.

Saúde cardiovascular

O pepino contém potássio, que é um mineral importante para a saúde do coração. Além disso, os compostos antioxidantes no pepino podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Ajuda na perda de peso

Os pepinos têm potencial para ajudar a perder peso de algumas maneiras diferentes. Primeiramente isso se comprova porque eles são baixos em calorias.

Cada porção de uma xícara (104 gramas) contém apenas 16 calorias, enquanto um pepino inteiro de 300 gramas contém apenas 45 calorias. Isso significa que você pode comer muitos pepinos sem acumular calorias extras que levam ao ganho de peso.

Além disso, o alto teor de água dos pepinos também pode ajudar na perda de peso.

Conclusão

Os pepinos são uma adição refrescante, nutritiva e incrivelmente versátil a qualquer dieta.

Eles são baixos em calorias, mas contêm muitas vitaminas e minerais importantes, bem como um alto teor de água – essencial ao corpo humano.

Consumir pepino pode levar a muitos benefícios potenciais à saúde, incluindo perda de peso, hidratação equilibrada, regularidade digestiva e níveis mais baixos de açúcar no sangue.


Leia também:
Alimentos probióticos saudáveis
Benefícios da amora para a saúde
Benefícios da azeitona para a saúde
Quais são os benefícios do pinheiro?
Benefícios do mamão baseados em pesquisas
Pepinos em conserva, como fazer?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *