Benefícios da amora para a saúde

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Benefícios da amora para a saúde

A amora é uma pequena fruta deliciosa e repleta de substâncias nutritivas, que oferecem muitos benefícios para nossa saúde.

Ela também é uma fruta difícil de encontrar à venda, mas é muito popular plantada em quintais por causa de seu sabor doce exótico.

As amoras são ótimas para melhorar a saúde digestiva, regular os níveis de açúcar no sangue, diminuir os níveis de colesterol, entre outros benefícios para a saúde.

Descubra os principais benefícios da amora para a saúde

Por ser uma fruta rica em nutrientes, os principais benefícios da amora para a saúde incluem:

Rica em antioxidantes

A amora é rica em antioxidantes, incluindo antocianinas, que ajudam a proteger as células do corpo contra danos causados pelos radicais livres.

Além disso, as amoras contêm uma alta concentração de um poderoso antioxidante chamado resveratrol. Esse antioxidante é conhecido por ser um antibiótico natural e que também ajuda a reduzir os riscos cardíacos.

Ajuda a melhorar a saúde cardiovascular

A amora é rica em fibras, o que ajuda a reduzir o colesterol e a pressão arterial, além de ajudar a prevenir doenças cardíacas.

Você também pode beber chá de amora e extrato de folhas de amoreira para diminuir o nível de colesterol ruim e, assim, prevenir doenças cardiovasculares.

Além disso, os antioxidantes contidos nas amoras ajudam a melhorar o funcionamento dos vasos sanguíneos, mantendo-os flexíveis e dilatados. Consequentemente, o fluxo sanguíneo não é prejudicado e há um fluxo livre para o coração e outras partes do corpo.

As amoras também são uma excelente fonte de ferro, sendo assim, aumentam a produção de glóbulos vermelhos e ajudam a curar a anemia. Os polifenóis dessas frutas mantêm os vasos sanguíneos saudáveis. Assim como, minerais como o potássio também presentes reduzem a pressão sanguínea.

Aumenta a saúde do cérebro

Os antioxidantes presentes na amora ajudam a proteger o cérebro contra danos causados pelo envelhecimento, portanto podem ajudar a prevenir doenças como Alzheimer e Parkinson.

As necessidades de cálcio do cérebro também são atendidas pelas amoras, mantendo-o saudável.

Reduz o risco de câncer

Estudos em animais indicam que os antioxidantes das amoras são eficazes na redução do estresse oxidativo, diminuindo assim, potencialmente, o risco de câncer.

Melhora o processo de digestão

As fibras presentes na amora ajudam a regular o trato intestinal, prevenindo constipação e melhorando a saúde do sistema digestivo.

Como as amoras contêm fibras dietéticas, elas podem ajudar a melhorar a digestão, aumentando o volume das fezes e facilitando o movimento dos alimentos pelo trato digestivo.

Como consequência, elas ajudam a aliviar a constipação, o inchaço e as cólicas estomacais. A digestão saudável é um requisito necessário para manter o peso ideal. Sendo assim, as amoras são excelentes para dietas de perda de peso.

Melhora a saúde da pele

As vitaminas e antioxidantes presentes na amora ajudam a manter a pele saudável e jovem, prevenindo o envelhecimento precoce e outras condições de pele.

Auxilia no controle do açúcar no sangue

A amora contém compostos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, o que é benéfico para pessoas com diabetes ou risco de diabetes.

As amoras também contêm certos produtos químicos semelhantes aos usados ​​no tratamento do diabetes tipo 2. Esses compostos ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, quebrando o açúcar e permitindo que sejam absorvidos pelo sangue.

Melhora a visão e a saúde dos olhos

As vitaminas e antioxidantes presentes na amora são benéficos para a saúde ocular, portanto podem ajudar a prevenir problemas de visão relacionados à idade.

As amoras contêm zeaxantina, que ajuda a reduzir o estresse oxidativo nas células que formam nossos olhos. Também protege a retina dos raios ultravioletas. Os carotenoides presentes auxiliam na prevenção da catarata e de doenças como a degeneração macular.

Benefícios da amora para a saúde - criança comendo amora

Melhora o sistema imunológico

A amora contém vitamina C e outros nutrientes que fortalecem o sistema imunológico, ajudando a prevenir doenças e infecções.

As amoras também contêm alcaloides que são úteis na ativação de macrófagos que, por sua vez, estimulam o sistema imunológico, mantendo-o alerta contra ameaças à saúde.

Boa para a saúde do fígado

As amoras nutrem e purificam o sangue no fígado. Elas são ricas fontes de ferro, absolutamente necessário para manter a saúde do fígado, portanto têm o potencial de fortalecer o fígado.

Fortalece os pulmões

Amoras são boas para uma infecção pulmonar contraída porque inibe os vírus Influenza e Pneumococos, responsáveis ​​por infecções pulmonares.

A casca da amoreira também contém propriedades antibacterianas, portanto você pode consumi-la na forma de chá.

Valor nutricional da amora

As amoras são pouco calóricas, contém 43 calorias em 100 gramas. Além disso, são compostas de fitonutrientes que melhoram a saúde, que incluem antioxidantes de pigmentos de polifenóis, minerais, vitaminas, lipídios, proteínas, fibras alimentares, alto teor de água, entre outros.

As amoras também são ricas fontes de vitamina K e vitamina C e contêm pequenas quantidades de vitamina A e vitamina E.

Elas também contêm riboflavina e são uma excelente fonte de ferro, assim como são boas fontes de minerais como potássio, manganês, magnésio, fósforo, sódio e zinco.

Por fim, as amoras têm quantidades significativamente elevadas de antocianinas, resveratrol e zeaxantina.

A amora tem contraindicações?

Qualquer tipo de planta pode ter contraindicações, portanto a amora não é uma exceção. Embora seja considerada uma planta segura para consumo em geral, algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas ou efeitos colaterais indesejados.

As pessoas que têm alergia a outras plantas da família Moraceae (como figos e cajus) devem evitar consumi-la, isso porque pode haver uma reação cruzada.

Além disso, mulheres grávidas ou que estejam amamentando devem evitar o consumo de amora em grandes quantidades. Isso porque não há evidências suficientes sobre a segurança do seu uso nessas situações.

Pessoas que fazem uso de medicamentos antidiabéticos, anti-hipertensivos, anti-inflamatórios ou anticoagulantes devem consultar um médico antes de consumir amora, porque ela pode interagir com esses medicamentos.

Por fim, é importante lembrar que a amora não deve ser usada como substituto de um tratamento médico adequado e supervisionado. Sendo assim, quando você tiver dúvidas sobre o uso da amora ou qualquer outra planta, é sempre recomendável consultar um profissional de saúde.

Conclusão

Segundo vários estudos, está provado que as amoras são ótimas para melhorar a saúde digestiva, regular os níveis de açúcar no sangue, fortalecer os pulmões, diminuir os níveis de colesterol, entre outros benefícios.

Portanto, ao adicionar amora à sua dieta você estará colhendo todos esses benefícios para sua saúde.

Benefícios da amora para a saúde - amoras maduras


Leia também:
Conheça alguns benefícios de consumir tapioca
Benefícios da pitaya
Quais os benefícios da banana para a saúde?
Significados espirituais da amora
Saúde, quais os benefícios do pepino?
Beterraba: benefícios para a saúde

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *