Significados espirituais da amora

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

significados espirituais da amora - capa

A amora, além de ser uma fruta saborosa e nutritiva, está associada a diversos significados espirituais em diferentes culturas e tradições ao longo da história.

Portanto, nesse texto vamos explorar o simbolismo da amora em diferentes contextos espirituais e religiosos.

Conheça os significados espirituais mais populares da amora

Entre os possíveis significados espirituais da amora é possível destacar:

Abundância e prosperidade

A amora pode ser vista como um símbolo de abundância e prosperidade. Isso porque é uma fruta que cresce em grande quantidade em épocas específicas do ano. Além disso, sua colheita é abundante.

Se ela aparece em sonhos ou visões, então é um sinal de que, se você está preocupado com questões financeiras, ocorrerão mudanças positivas. Ou seja, sua vitória está mais próxima do que você imagina.

Renovação e transformação

A amora também está ligada à renovação e à transformação, uma vez que suas folhas e frutos passam por diferentes fases de crescimento e mudanças ao longo do tempo.

Essa fruta é um lembrete de que você chegou muito longe. Além disso, lembra o que ainda está por vir e do que já está a caminho.

Enfim, saiba que o seu melhor chegou, seja na forma de oportunidades, abundância, riqueza ou tudo junto. Grandes coisas estão no horizonte.

Supere todos os desafios, sejam eles emocionais ou não, assim como a amora avança, seu avanço já está aqui. Você está recebendo sinais do universo sobre mudanças futuras, portanto não desanime. Se você ainda não viu a bênção desse presságio, ainda tem trabalho a fazer e pode até precisar de uma limpeza para poder abrir a estrada. Portanto, continue fazendo seu trabalho.

Proteção e cura

Em algumas tradições espirituais, a amora é considerada uma planta de proteção e cura, capaz de afastar energias negativas e doenças.

Além disso, a amora pode simbolizar a sabedoria sagrada, manter a sabedoria, medicina, cura e boa sorte.

Conexão com o feminino

Por ser uma planta que produz frutos vermelhos e suculentos, a amora também pode ser vista como um símbolo da energia feminina, associada à fertilidade, à criatividade e à intuição.

Simbolismo religioso

Em algumas religiões, como o cristianismo, a amora está ligada à ressurreição de Jesus Cristo, uma vez que a fruta cresce após o inverno, período em que a natureza parece estar morta.

Significados espirituais da amora em algumas culturas

Benefícios da amora para a saúde - amoras maduras

Como poderemos ver a amora tem diferentes significados espirituais e simbolismos em diferentes culturas.

Celta

Na cultura celta, a amora significa sabedoria, proteção e cura. Diz-se que as árvores de amora eram consideradas sagradas pelos celtas, que acreditavam que elas eram guardiãs dos mistérios da vida e da morte.

A amora também era usada para fins medicinais, como um remédio natural para curar feridas e doenças. Para os celtas, a amora era um símbolo da conexão entre o mundo espiritual e o mundo físico, sendo assim, sua presença era considerada um sinal de que a energia vital estava presente naquele lugar.

Chinesa

Na cultura tradicional chinesa, a amora tem o poder de proteção e purificação. Diz-se que ela ajuda a limpar as energias negativas e atrair a sorte e a prosperidade para aqueles que a consomem ou a mantêm em suas casas.

A amora também é associada ao elemento terra e ao chakra raiz, que está localizado na base da coluna vertebral e está relacionado à nossa conexão com o mundo material e à nossa sobrevivência física.

Cristã

Na tradição cristã, a amora tem um significado simbólico duplo.

Por um lado, está ligada à tentação e ao pecado, uma referência ao fruto proibido que Eva comeu no Jardim do Éden. Por outro lado, a amora também é um símbolo da pureza e da ressurreição, especialmente na tradição ortodoxa.

Os gregos antigos consideravam a amora um símbolo da fertilidade e da paixão, e estava ligada à deusa Afrodite.

Outras culturas

Além das tradições específicas dessas culturas, a amora tem um significado espiritual mais geral que se relaciona com sua própria natureza como fruto.

A amora é uma fruta que cresce em arbustos, em grupos, e sua colheita é feita com as mãos, não com ferramentas. Ela é uma fruta que requer cuidado e paciência para cultivar, mas que recompensa o esforço com um sabor doce e nutritivo.

Essas características fazem da amora um símbolo da comunidade, da cooperação e da paciência. Ela nos lembra que, mesmo quando estamos colhendo sozinhos, estamos sempre conectados a um todo maior, e que precisamos uns dos outros para crescer e prosperar.

Além disso, a amora é uma fruta que tem uma pele dura e espinhos afiados. Ela nos ensina que, por mais doce e suculento que seja o fruto, ele também pode ter seus desafios e dificuldades. Mas, assim como as ameixas, as maçãs e outras frutas, a amora nos mostra que, se estivermos dispostos a lidar com as dificuldades e os obstáculos é possível superá-los.

Usos espirituais da amora

significados espirituais da amora - amoreira

As pessoas que creem em magia, usam as folhas de amora em sachês e potes de feitiços para proteção e prosperidade. As amoras são consideradas sagradas para algumas divindades da Europa, podendo ser utilizadas em oferendas, principalmente à Deusa Brigid (Brígida).

Um arbusto de amora formando um arco natural é considerado um bom presságio e uma grande ajuda para a cura mágica. Ao longo do tempo, assim como a amora, a amoreira adquiriu propriedades mágicas que perduram até hoje. Por exemplo, uma delas consiste em atravessar as silvas para se livrar dos maus espíritos.

Além disso, devido às suas propriedades, as folhas das amoras têm propriedades antidiarreicas e anti-inflamatórias. Usa-se também infusões em casos de irritações catarrais e inflamações do trato gastrointestinal, diarreia, inflamações e períodos prolongados.

Conclusão

Além de serem deliciosas, as amoras têm muitos usos espirituais tradicionais. No entanto, é importante lembrar que os significados espirituais da amora podem variar de acordo com cada cultura, tradição e crença.


Leia também:
Significados espirituais do pentagrama
Benefícios da amora para a saúde
Significado espiritual, simbolismo e mitologia das orquídeas
Comigo-ninguém-pode: significado espiritual
Saúde, quais os benefícios do pepino?
Significado do Ankh (chave da vida)

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *