Significado do Ankh (chave da vida)

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Significado do Ankh - capa

Ankh, também referido como de chave da vida, é um símbolo antigo egípcio com um significado original profundo, representa a vida e a imortalidade.

Juntamente com a Mão de Hamsá, o Ankh é um dos símbolos mais antigos, mais conhecidos e mais poderosos do mundo.

O Ankh é um dos símbolos mais reconhecidos da antiga cultura egípcia e foi usado pelos antigos egípcios em suas práticas religiosas e funerárias.

Significado espiritual do Ankh

O Ankh é formado por uma cruz com um laço oval na parte superior, que representa o útero e a fertilidade feminina. A cruz em si representa a terra, enquanto o laço oval representa o céu. A combinação dos dois simboliza a vida eterna e a conexão entre o céu e a terra.

O símbolo Ankh (chave da vida) representava a vida eterna no Egito Antigo. Criado pelos africanos há muito tempo, o Ankh é considerado a primeira cruz.

Ele é encontrado com frequência nas mãos de importantes figuras egípcias, como faraós e reis, para, dessa forma, preservar sua imortalidade.

Além disso, também é comum encontrar o Ankh em templos e nas mãos dos principais deuses egípcios, como Osíris, Ísis e Ra.

Seu simbolismo também tem uma conotação mais física, ou seja, o Ankh pode representar a água, o ar e o sol, que forneciam e preservavam a vida na cultura egípcia antiga.

Mas embora o Ankh seja um hieróglifo amplamente conhecido, suas origens não são claras. Isso porque ele mostra semelhanças com o Nó de Isis (Tyet). Alguns historiadores especulam que o Ankh e o Nó de Ísis representam a mesma coisa, um arco intrincado.

Outras teorias afirmam ainda que o Ankh poderia significar a coesão do céu e da terra, interligando símbolos masculinos e femininos, ou cintos cerimoniais.

História conhecida do Ankh

Embora sua origem não seja clara, acredita-se que o Ankh tenha sido usado pelos antigos egípcios desde o início da civilização egípcia, há mais de 5.000 anos. O Ankh era frequentemente representado nas paredes dos templos e tumbas egípcias, e também era usado em amuletos e joias.

A crença na vida após a morte era uma parte fundamental da religião egípcia, e o Ankh desempenhava um papel importante nessa crença.

Acreditava-se que, quando uma pessoa morria, sua alma continuava a existir no mundo dos mortos. No entanto, a alma precisava de alimento, água e abrigo, assim como no mundo dos vivos. O Ankh, como símbolo da vida, era visto como um meio de fornecer essas necessidades à alma do falecido.

Os egípcios também colocavam essa cruz nos lábios de reis mortos. De acordo com a mentalidade do antigo Egito, a morte não significava o fim, mas era apenas uma transição para a vida após a morte, para a vida eterna.

Usava-se o Ankh também com frequência como um amuleto de proteção. Acreditava-se que o símbolo protegia a pessoa que o usava de doenças e outras calamidades. Além disso, faraós e outras figuras importantes na antiga sociedade egípcia, o usavam como um símbolo de seu poder e status.

Além disso, usava-se o Ankh também como um símbolo de unidade e equilíbrio. Acredita-se que a combinação da cruz e do laço oval representava a união do masculino e do feminino, do céu e da terra, e da vida e da morte. Essa união representava a harmonia e o equilíbrio do universo.

Significado atual do Ankh

Significado do Ankh - joia

Hoje, o Ankh ainda é um símbolo poderoso e popular. Seu uso é frequente em joias e tatuagens, e é um símbolo popular na cultura pop, especialmente em jogos de videogame e na moda.

O Ankh também também tem associação com a espiritualidade e com o ocultismo. Portanto, muitos praticantes de religiões pagãs e místicas o usam em seus rituais.

Outros possíveis significados

Como é comum em muitos símbolos de origem religiosa ou espiritual, não há um significado único para o Ankh. Ao longo da história, usou-se esse símbolo e suas variações por diferentes culturas e religiões que lhe deram diferentes significados.

O símbolo do Ankh também foi interpretado como um significado de equilíbrio entre forças opostas, por exemplo, entre masculinidade e feminilidade. Assim como, ele também pode representar alegria, energia e fertilidade.

Uma das interpretações do significado deste símbolo relaciona-o com a união sexual e, portanto, com a fertilidade e a vida. Isso nos permite entender esse símbolo não apenas como um símbolo da vida presente, mas também como um símbolo da vida futura e da imortalidade.

Existe outra teoria, que relaciona o T da parte inferior da cruz com atributos sexuais masculinos, enquanto a parte superior, o cabo da cruz, o útero ou o púbis da mulher, simbolizava a reconciliação dos opostos, a unidade entre ambos os sexos e, acima de tudo, a reprodução e, portanto, o ciclo da vida.

Ankh como espelho

Significado do Ankh - egito

A deusa Neith – deusa da guerra e da tecelagem – também está ligada ao símbolo egípcio Ankh. Nos festivais de Neith, os egípcios queimavam lamparinas a óleo para refletir as estrelas e fazer uma imagem espelhada da terra e do céu. Isso se conecta ao Ankh (que Neith é retratada segurando) porque o Ankh é frequentemente visto como um espelho.

Lembre-se, ele liga a vida na terra com a vida após a morte, e os egípcios pensavam na vida após a morte como uma imagem espelhada da vida terrena. Na verdade, quando os antigos egípcios faziam espelhos reais, eles os faziam na forma de Ankhs.

Além disso, há registros da antiga rainha Nefertiti recebendo um símbolo Ankh de Ísis. Depois disso, muitos outros reis o receberam como um símbolo de vida longa para eles.

Conclusão

Em resumo, o Ankh é um símbolo antigo egípcio que representa a vida, a imortalidade, a fertilidade, a proteção, a unidade e o equilíbrio.

Sendo assim, os antigos egípcios o usaram em suas práticas religiosas e funerárias, onde ainda é um símbolo popular hoje.

O Ankh continua a inspirar e fascinar pessoas em todo o mundo, como um lembrete da rica história e cultura do antigo Egito e como um símbolo poderoso de vida e proteção.

Significado do Ankh - deuses


Leia também:
Significados espirituais da amora
Significado do Olho de Hórus
Pessoas tóxicas, aprenda como lidar e afastar
Yin e Yang, significado
O que é a Flor da Vida?
Significados espirituais da mandala

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *