Pessoas tóxicas, aprenda como lidar e afastar

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 8 minutos

pessoas tóxicas - capa

Ao longo da sua vida é provável que você conviva com muitas pessoas tóxicas. Seja um familiar pessimista, um amigo que tem um comportamento desagradável ou um chefe manipulador, isso é inevitável.

Embora isso possa parecer apenas inconveniente, a verdade é que conviver com essas pessoas pode ser nocivo para sua saúde física, mental e bem-estar.

Isso porque elas tendem a consumir muito do seu tempo e energia. Por exemplo, quando você chega em casa do trabalho e passa a noite se queixando de um colega de trabalho com seu companheiro e isso pode acabar por prejudicar seu relacionamento.

Mas pode ser difícil evitar o convívio com pessoas tóxicas. Sempre podemos decidir quem permitimos que se aproxime de nós, mas nem sempre é tão fácil eliminar de nossa vida alguém que nos prejudica.

Elas podem ser colegas, chefes, familiares, amigos, pessoas que nem sempre conseguiremos afastar completamente, mas que podemos aprender a lidar.

Por que é ruim conviver com pessoas tóxicas

A ciência explica o que todas as pessoas tóxicas têm em comum, os pesquisadores chamam isso de ‘núcleo escuro’ ou ‘fator D’, mas você pode chamar isso de problema.

Pessoas tóxicas sempre enxergam nos outros o que não querem reconhecer sobre si mesmas, isso se chama projeção. Você pode ser gentil, generoso e trabalhador, mas mesmo assim as pessoas tóxicas vão tentar convencê-lo de que você é um mentiroso, injusto, desagradável ou preguiçoso.

Além dos problemas que listamos acima que o convívio com pessoas tóxicas proporciona para você, elas também podem fazer com que você perca a paciência, o que, por sua vez, leva a sentimentos negativos como raiva, ressentimento e até baixa autoestima.

Dessa forma, isso vai criar estresse em sua vida, seus relacionamentos e sua saúde. Por exemplo, a ciência já comprovou que pessoas com relacionamentos mais tóxicos correm maior risco de sofrer doenças cardíacas.

Para piorar ainda mais o quadro, saiba que a toxicidade é contagiosa, isso porque ela é um mecanismo de defesa natural. Ou seja, ao conviver com pessoas tóxicas você também acaba se tornando um pessoa tóxica.

Não espere delas uma mudança de comportamento

É muito difícil mudar uma pessoa que age dessa forma, então é melhor nem tentar, economize sua energia para algo mais edificante.

Argumentar com pessoas tóxicas é difícil porque essa é justamente uma das atitudes que as torna tóxicas. Portanto, defina sua posição e mantenha-se firme, você não precisa fazer mais do que isso para enfrentá-las.

Elas poderão tentar fazer você se dobrar, no entanto, mesmo que você tenha um coração aberto, ou pense que alguém pode entendê-lo mal, lembre-se de que você não está lidando com uma pessoa motivada pelo que é bom para você ou seu relacionamento. Ou seja, suas atitudes são sempre sobre eles e sempre será assim.

A melhor coisa a fazer, é identificar os sinais de alerta de que uma pessoa é nociva para você, para então agir. Em geral esses sinais são:

  • Egocentrismo;
  • Manipulação e abusos emocionais;
  • Desonestidade e mentira;
  • Falta de compaixão;
  • Tendência para criar dramas e conflitos.

pessoas tóxicas - duas mulheres

Como eliminar pessoas tóxicas da sua vida

Se você reconhece esses sinais em alguém, então talvez seja interessante aprender a lidar ou remover essa pessoa da sua vida. Pode ser que não seja fácil, mas é um esforço que vale a pena.

Você não precisa da aprovação de pessoas tóxicas, então não procure, você não conseguirá, a menos que ela venha com condições, todas as quais o enfraquecerão.

Você se sentirá constantemente esgotado porque eles vão recorrer ao seu bom coração, à sua generosidade emocional, à sua razoabilidade, à sua compaixão e à sua humanidade. E então não darão absolutamente nada em troca

Dê o que você precisa, mas não dê mais do que isso na esperança de receber algo em troca. Nunca haverá mais do que o mínimo, e mesmo isso virá com condições. Faça o que fizer, saiba por que está fazendo o que está fazendo e certifique-se de que os motivos sejam bons o suficiente.

Coexistir com pessoas tóxicas significa definir suas próprias regras e, então, se elas não respeitarem essas regras o melhor é afastar-se delas. Portanto, veja algumas maneiras práticas para fazer isso e escolha as mais apropriadas para você:

Diga para a pessoa como você se sente em relação à ela

Você não deve explicações para ninguém, então faça isso por você. Afinal, você não deve manter seus sentimentos reprimidos. Portanto, se você sentir vontade de romper o relacionamento, explique com calma e, se a pessoa reagir, não discuta. Se isso deixa você mais confortável, então tenha essa conversa em um espaço público.

Não julgue, seja compreensivo, compassivo, gentil e respeitoso, mas coloque você em primeiro lugar.

Seja claro sobre seus limites. Você pode não agradar a todos, mas as pessoas tóxicas farão você acreditar que não pode agradar a ninguém. Isso se torna cansativo, porque então você se esforça mais, trabalha mais, se compromete mais, e tudo em vão.

Ao saber exatamente o que você vai tolerar a partir de então, você pode decidir até que ponto está disposto a deixar alguém invadir seus limites antes que simplesmente não valha mais a pena.

Coloque distância entre você e pessoas tóxicas

Se você pretende acabar completamente com o relacionamento, então uma opção é simplesmente cortar todo o contato.

Mas se você não quer chegar a esse extremo, especialmente se for um membro da família, tente colocar algum espaço entre você e a pessoa tóxica.

Talvez você possa deixar de segui-la nas redes sociais ou procurar vê-la apenas uma ou duas vezes por ano em celebrações. Então, se ela quiser passar um tempo com você, diga que você tem outros planos e terá que deixar para uma outra oportunidade.

Estabeleça limites rígidos

As pessoas tóxicas precisam ser enfrentadas com uma energia forte. É provável que se você explique que prefere se afastar elas não façam isso, ou até mesmo tentem se aproximar mais ainda.

Não deixe que isso o desencoraje a manter seu propósito, portanto seja claro com suas intenções e mantenha os limites que você estabeleceu.

Além disso, mantenha sempre esses limites, sem baixar a guarda, pessoas tóxicas usam de qualquer fraqueza para tentar voltar para sua vida. Então, se por exemplo você disse a si mesmo que não responderia às mensagens nunca mais faça isso.

Não se deixe levar por uma crise

Mesmo se você estiver se mantendo firme em seu propósito, as pessoas tóxicas ainda têm uma maneira de atrai-lo de volta. Por exemplo, podem ligar para você porque estão passando por uma emergência familiar e precisam de você.

Mas há uma boa chance de que isso seja apenas uma tentativa de trazê-lo de volta à vida delas. Pode até doer em você, mas não corra para o lado delas, fique forte e não caia nessa armadilha. Lembre-se que não é sua responsabilidade ser sempre seu estaleiro.

Além disso, a razão pela qual as pessoas tóxicas estão frequentemente em crise é porque elas são magistrais em criá-las, é o que eles fazem. Então deixe claro a elas que você não está disponível, não faça perguntas e não ofereça ajuda. Ou, se você se sentir mais confortável, então inteire-se da situação e, se estiverem realmente necessitadas, encaminhe-as para os recursos adequados sem se envolver.

Passe mais tempo com pessoas positivas

Em vez de gastar seu tempo e energia com pessoas tóxicas, passe mais tempo com pessoas positivas e solidárias. Em suma, elas aceitam você por quem é e não por quem gostariam que fosse, isso faz você se sentir bem consigo mesmo. Além disso, elas devem ser pessoas com quem você realmente gosta de passar o tempo.

Mas isso significa que elas nunca irão criticá-lo? Claro que não, mas críticas construtivas só tendem a fazer bem. Some-se a isso que pessoas positivas não dão tanto retornos positivos quanto negativos de maneira amigável.

Você pode não ter tanta liberdade em certas situações de sua vida para decidir quem entra e quem sai dela, mas quando se trata daquelas para os quais você prefere conviver mais, certamente tem opção.

Então, escolha sabiamente com quem passar a maior parte do seu tempo e não tenha medo de deixá-las saber o que significam para você.

homem gritando com mulher

Não se vitimize

As pessoas podem ser dignas de pena às vezes, mas você não é uma delas. Portanto, decida que você não será vítima de ninguém. Em vez disso, seja aquele com os limites, a força, a inteligência e o poder de tomar as decisões que o ajudarão a prosperar.

Mesmo que sejam decisões que você preferiria não tomar, reconheça que é um movimento que você fez para conseguir o que deseja, em vez de se curvar à vontade de outra pessoa. Você é forte e poderoso, portanto não se presta para vítima de ninguém.

Perdoe, mas não esqueça

Perdoar é abrir mão de esperar que as coisas sejam diferentes, é deixar o passado para trás e seguir em frente. Você nunca será capaz de controlar o passado, mas pode controlar quanto poder ele tem para impactar seu futuro.

Perdoar não significa aceitar um comportamento ou aprová-lo, mas que você não será mais controlado por ele. É algo feito com força e com muito amor próprio.

Não se esqueça da maneira como as pessoas o tratam, tanto para o bem quanto para o mal, e use isso para ajudá-lo a viver com clareza e determinação.

Mas seja firme e persistente em suas ações

Pense que ao enfrentar pessoas tóxicas elas podem ter acessos de raiva, então, quando você se mantém forte e não desiste, elas se esforçam mais por um tempo.

Aliás, todos nós temos a tendência de fazer isso, quando uma atitude nossa para de funcionar, ainda tentaremos antes de parar, não é mesmo?

Portanto, pessoas tóxicas não são diferentes, se eles encontraram uma maneira de controlar e manipular você e parar de funcionar, eles farão mais do que costumavam antes de recuar e encontrar outro alvo.

Mas não encare essas tentativas delas deles como um sinal de que não está dando certo sua estratégia. Tome isso como um sinal de que o que você está fazendo é ensiná-los que seu antigo comportamento não funcionará mais. Persista e dê-lhes tempo para se convencerem de que você não está abandonando a decisão que tomou de se afastar delas.

pessoas tóxicas

Como funciona o ciclo das pessoas tóxicas

Existe um padrão que a maioria das pessoas tóxicas seguem, primeiramente elas são encantadoras para conquistar você. Portanto serão atenciosas, amorosas e impressionantes, mas fazem isso para colocar você em posição.

Em seguida, quando eles tiverem sua confiança, você começará a perceber o problema. Haverá demandas crescentes e uma atração crescente de seus recursos emocionais. Então começa a crise, você se sentirá preso, atendendo ou não suas demandas, você se sentirá comprometido.

Finalmente, você vai fazer o que elas querem porque não quer causar dramas, então elas voltam para encantá-lo e dar-lhe apenas o suficiente do que você precisa para fazer você continuar.

O problema é que isso nunca dura muito e sempre tem um custo. Esteja ciente do ciclo e use-o para construir seus limites em uma base ainda mais sólida.

Conclusão

O mundo está cheio de pessoas tóxicas, cujo comportamento é muito prejudicial para outras pessoas.

Mas isso não significa que temos que nos expor a esses danos, o segredo para viver bem é viver deliberadamente.

Conhecer os sinais de comportamento tóxico e responder deliberadamente e com total clareza a pessoas tóxicas reduzirá seu impacto e permitirá que você se mantenha inteiro e fortalecido.


Leia também:
Por que é importante ter esperança?
O que é falácia de chegada?
Por que ser otimista?
O que é felicidade?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *