Simbolismos da flor do antúrio

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

Significados e simbolismos da flor do antúrio

A flor do antúrio é uma das mais marcantes, apresenta formato diferenciado de coração e cores vivas, levando um toque tropical para dentro de casa, mas você sabia que ela também é repleta de simbolismos?

Mas saiba que, ao contrário do que parece, a flor do antúrio não é o coração, ele é uma bráctea, a flor, como já explicamos nesse texto, é o seu espádice central.

De qualquer forma, independente do que seja flor o bráctea, sua beleza exótica é ímpar. E quando você conhecer os significados espirituais e os simbolismos da flor do antúrio, temos certeza que passará a apreciá-la ainda mais.

Você provavelmente já deve ter visto o antúrio em muitos lugares. Ele tem presença marcante em muitos vasos e jardins como planta ornamental. É uma planta exótica e duradoura que remete à imponência, autoridade e luxo.

Como já dissemos, a estrutura em forma de coração da planta não é realmente uma flor, mas uma espata, que é uma bráctea ou folha modificada. Suas flores são as pequenas protuberâncias na espádice, aquela ponta carnuda em forma de dedo no centro da espata.

O antúrio tem aspecto brilhante ou mesmo laqueado e pode ser visto nas cores vermelho, roxo, rosa, branco, verde e laranja, e em geral sua haste floral é amarela e branca, podendo ser de outras cores.

São flores duradouras, mesmo depois de cortadas e colocadas em vasos com água. Mas, você chegou até aqui em busca dos significados espirituais e simbolismos da flor do antúrio, não é mesmo? Então, vamos descobrir quais são?

Significados espirituais e simbolismos da flor do antúrio

Quando nos referirmos à flor de antúrio nesse texto, na verdade estaremos nos referindo ao conjunto bráctea e espádice, porque é esse conjunto que inspirou os simbolismos dessa planta.

A flor do antúrio tem vários significados espirituais e simbolismos diferentes, em diferentes culturas. A seguir vamos conhecer alguns deles:

Amor e romance

A flor do antúrio nos lembra amor e adoração com seu formato de coração. Para o Feng Shui, os antúrios trazem sorte para os relacionamentos

No mitologia grega, elas são consideradas as flechas de Cupido, o deus do amor e da atração, que poderia fazer as pessoas se apaixonarem.

antúrio na natureza

Um símbolo de sensualidade

A flor de antúrio é referida em algumas culturas como flor de menino e língua pintada. Sendo assim, os antúrios acabaram associados ao amor luxurioso, à sexualidade ou mesmo ao sexo, provavelmente por causa de sua aparência exótica.

Hospitalidade

Universalmente, o significado simbólico do Anthurium andraeanum é a hospitalidade. Sua beleza exótica floresce em qualquer lugar, em espaços abertos e fechados. As cores brilhantes da flor do antúrio iluminam qualquer lugar e exigem poucos cuidados para permanecer assim.

Com sua flor aberta em forma de coração, o antúrio simboliza a hospitalidade, talvez isso se deva também porque torna qualquer ambiente mais aconchegante e acolhedor com sua presença.

Mesmo depois de cortadas, as flores ficam lindas em buquês de flores e mantêm sua beleza por muito tempo em vasos com água. Elas ainda podem ser vistas em festas de casamento, formaturas e em buquês de noivas.

Além disso, essa planta também é um presente maravilhoso para uma anfitriã ou como um presente de boas-vindas.

Felicidade e abundância

Os antúrios possuem cores ousadas, fortes e brilhantes, dessa forma emitem boas vibrações. Sua aparência única não apenas adiciona um toque de luxo às casas, mas também atrai positividade e abundância.

Em alguns contextos, a flor também representa beleza exótica com seu visual único, cores intensas e padrões diferentes.

A planta antúrio se adapta a diversos ambientes e é considerada uma planta da felicidade porque espalha a alegria entre as pessoas. A folhagem em forma de coração lembra o amor e atrai vibrações positivas para uma casa.

Além disso, as flores do antúrio têm entre seus simbolismos a abundância, pois atraem tudo para o seu espaço. Elas atraem positividade e tornam-se o ponto focal em um espaço vital.

Por fim, elas trazem hospitalidade porque são flores é convidativas, chamando todos para dentro.

cultivando antúrio na janela

Usos da flor de antúrio ao longo da história

Durante séculos, os antúrios foram valorizados por sua beleza exótica e cultivados como plantas ornamentais. Desde então eles também eram valorizados por suas propriedades de purificação do ar.

Vamos conhecer então alguns usos ao longo da história?

Antúrios como plantas ornamentais

Há centenas de anos atrás, os antúrios eram plantas intocadas nas florestas tropicais da América, mas ao final de 1800 foram introduzidos no Havaí.

Em seguida, os antúrios foram sendo cultivados para produzir variedades de flores coloridas. Dessa forma, elas se tornaram uma das flores mais populares do país e acabaram se espalhando para outros países.

Hoje, a NASA reconhece o antúrio como uma planta purificadora de ar. Acredita-se que suas folhas podem remover toxinas do ar, incluindo amônia, formaldeído, xileno e tolueno. Portanto, isso os torna uma decoração de planta ideal para casas e escritórios.

Antúrios para uso medicinal

Antigamente, a flor era usada em forma de vaporização para, assim, aliviar artrites e reumatismos. Além disso, era usada como um cataplasma para cãibras e dores musculares.

No entanto, todas as partes da planta contêm cristais de oxalato de cálcio, que são venenosos e irritantes para a pele e a ciência não comprovou nenhum desses benefícios.

Quando e por que oferecer flores do antúrio de presente

Se você quiser transmitir uma mensagem de amor, então ofereça um buquê ou um vaso com antúrio plantado para seus amigos e entes queridos.

Por terem um formato de coração, os antúrios vermelhos são perfeitos para o dia dos namorados , aniversários de casamento ou outra ocasião romântica.

Embora presentear com buquês de flores cortadas seja tradicional no dia das mães , você também pode optar por oferecer uma planta com flor que sua mãe pode cultivar durante todo o ano.

Os antúrios são um presente decorativo perfeito, mas também podem ser uma maneira delicada de expressar as mais profundas condolências .

Por estarem associados à felicidade e abundância, os antúrios podem ser um presente de felicitações perfeito para formandos e aqueles que estão iniciando um novo negócio ou carreira.

Além disso, eles são um presente de aniversário não tradicional para aqueles que adoram ser não convencionais e ir contra as normas rígidas.

simbolismos da flor do antúrio como presente

Significados e simbolismos de cada cor da flor do antúrio

Conforme já comentamos, a partir de vários cultivares é possível encontrar a flor de antúrio em diversas cores, e cada cor tem um significado dependendo da tonalidade quando oferecida como presente.

A flor do antúrio branco significa é inocência e pureza. Portanto, é um presente perfeito para batismos e para mostrar o amor maternal em arranjos florais de casamento. A razão é que as flores brancas sempre representaram a pureza de uma criança.

Vermelho é admiração, paixão e amor, sendo perfeito para o romance, mostrando à pessoa que ela é especial. Como acontece com a maioria das flores, a cor vermelha também demonstra afeto.

As flores de antúrio rosa também simbolizam feminilidade e amor não romântico. Além disso, uma flor rosa é perfeita para presentear alguém quando a visita pela primeira vez.

O antúrio roxo exibe realeza e é uma cor atraente que também mostra paixão. O roxo está no topo da lista para amantes de flores montarem um design de decoração moderno em casa.

As plantas de antúrio verde são robustas e crescem com esperança e frescor, dessa forma ela pode ser presenteada para qualquer pessoa.

Conclusão

O antúrio é uma flor tropical, exótica e atraente com uma variedade de usos e simbolismos.

Seu simbolismo e beleza os tornam altamente versáteis para uma variedade de ocasiões e você pode usá-los em buquês, cultivá-los, como presentes ou como uma maneira de adicionar uma explosão de cor à sua decoração.


Leia também:
Simbolismo da planta Costela de Adão
Como encontrar e ativar o cantinho do dinheiro aplicando o Feng Shui na sua casa
Como cultivar antúrio
Significados e simbolismos da Árvore da Vida
Simbolismo da buganvília
Significados espirituais da amora

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *