Significados e simbolismos da Árvore da Vida

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Significados e simbolismos da Árvore da Vida

Um símbolo muito popular que é rico em interpretações e significados é a Árvore da Vida. Esse símbolo tem uma longa e rica história, que abrange muitas culturas e séculos.

Os símbolos consagrados são uma maneira significativa de representar uma ideia em todo o mundo. Há conceitos difíceis de serem expressos profundamente com palavras. Diferentemente desses símbolos que transcendem uma mensagem por conta própria.

Um desses símbolos cheio de significados é a Árvore da Vida, portanto nesse artigo vamos explicar tudo sobre ela.

Árvore da Vida na História da humanidade

O desenho da árvore da vida é uma grande árvore com raízes e galhos fechados em um círculo. As raízes da árvore praticamente espelham os galhos, que se espalham proporcionando equilíbrio e simetria.

Ao longo dos tempos, os simbolismos da Árvore da Vida cresceram e evoluíram, no entanto, os elementos fundamentais permanecem os mesmos. Ou seja, uma árvore florescente com fortes raízes contidas dentro de um círculo (em algumas representações não há o círculo).

Ele é um símbolo muito antigo, pode-se dizer que esse símbolo icônico é quase tão antigo quanto a humanidade.

Por exemplo, a Árvore da Vida tem representação no Cristianismo, no Egito Antigo, bem como nas culturas budista, africana, turca e celta.

Embora essas culturas e teologias reflitam ideais multiculturais, existem elos unificadores. Ou seja, a Árvore da Vida comumente simboliza uma conexão com a vida após a morte, raízes ancestrais e divindade.

O que a Árvore da Vida simboliza?

Como você já pôde ver, a Árvore da Vida é um antigo símbolo místico que aparece em várias culturas, desde os maias aos celtas, do budismo à mitologia nórdica.

Embora as lendas culturais calcadas em torno da sagrada Árvore da Vida possam diferir em alguns detalhes, suas histórias simbolizam conceitos abrangentes semelhantes ligados à religião, filosofia e espiritualidade.

Vamos conhecer então alguns dos significados universais contidos na Árvore da Vida, assim como eles podem guiá-lo na jornada de sua própria vida?

Tudo está conectado

Como já vimos, o símbolo da Árvore da Vida é representado como uma grande árvore com raízes que se estendem para o solo e galhos que se estendem para o céu.

Isso representa a natureza interconectada de todas as coisas do universo, ou ainda, uma ligação eterna do reino físico em que estamos enraizados e o reino espiritual que estamos buscando.

Sendo assim, a Árvore da Vida é um lembrete de nossa conexão universal com a Mãe Terra e nossa dependência dela para crescer e florescer.

O círculo representa conectividade e inclusão. As raízes da árvore penetram fundo na terra, enquanto as abundantes folhas se estendem para fora e para cima.

O tronco da árvore se apresenta como o eixo, conectando a terra e o céu, simbolizando como estamos todos conectados pelo círculo da vida.

Família e ancestralidade

Muitas vezes chamamos de “árvore genealógica” a árvore que contém o histórico de nossos ancestrais. Então, através de seu intrincado desenho de ramos, o símbolo da Árvore da Vida representa uma conexão com a família, essas raízes compartilhadas nos ligando às nossas gerações passadas e futuras.

Assim como, a vida de uma árvore pode ser vista como símbolo do crescimento de uma família. Uma árvore brota de uma semente e, à medida que cresce e se ramifica, dá novos frutos e vida à próxima geração.

jardim do eden

Renascimento

Com a chegada do outono e do inverno, muitas árvores entram em uma fase de hibernação e perdem suas folhas. No entanto, na primavera elas ressurgem lentamente, brotando pequenos botões antes de florescer para a vida mais uma vez.

Da mesma forma que o ciclo de vida das árvores, nossa vida pode experimentar estações de escuridão e luz, morte e renascimento. Portanto, um dos significados da Árvore da Vida é o renascimento, energia positiva e novos começos.

Crescimento pessoal, força e beleza

O símbolo da Árvore da Vida representa nosso desenvolvimento pessoal, singularidade e beleza individual.

Ou seja, assim como os galhos de uma árvore se fortalecem e crescem em direção ao céu, nós também nos tornamos mais fortes, buscando maior conhecimento, sabedoria e novas experiências com o passar do tempo.

Todas as árvores começam a vida da mesma maneira, mas à medida que envelhecem, elas resistem às forças da natureza e se desenvolvem de maneiras únicas e belas.

Se procurarmos na natureza o símbolo perfeito de força, pensamos na qualidade inabalável de uma árvore.

As árvores são pilares de força profundamente enraizados, muitas vezes sobrevivendo a tempestades e desastres naturais.

Em geral é preciso uma força muito profunda para arrancar uma árvore, e é por isso que este símbolo representa força e estabilidade.

Tranquilidade

A natureza é um refúgio tranquilo, quem já não aproveitou a sombra de uma grande árvore? As árvores fornecem abrigo, paz e tranquilidade e evocam sentimentos de calma e serenidade.

Referências à Árvore da Vida na história

Existem múltiplas interpretações do símbolo da árvore da vida, mais popularmente representa conexão e unidade.

No entanto, a evolução e a profundidade de seu formato são multicamadas. Mesmo que com enfoques diferentes, a Árvore da Vida está presente em muitas culturas.

Cristianismo

Segundo a Bíblia, o jardim do Éden tinha uma árvore proibida para Adão e Eva, era a árvore da vida eterna. Sendo assim, a Árvore da Vida também representa a sabedoria e o amor de Deus.

Cultura celta

Os celtas valorizam as árvores por suas conexões espirituais com a família, com ancestrais, assim como com divindades.

Para eles, a Árvore da Vida representa a vida após a morte e a conexão entre a terra e o céu e é vital para sua existência. O vínculo e o afeto pelas árvores são tão profundos que os celtas acreditavam que as árvores reais eram seus ancestrais, guardiões de um outro mundo celta.

Sendo assim, a Árvore da Vida também na cultura celta é sagrada. Na língua irlandesa, ela é chamada de “Crann Bethadh”.

Antigo Egito

No Antigo Egito os ramos da árvore da vida representavam os céus e simbolizavam a abundância. Além disso, as raízes alcançando a terra representavam a morte.

arvore da vida no egito

Cultura africana

Na cultura africana há uma árvore chamada Baobá, que é uma variação da Árvore da Vida. O Baobá dá frutos apesar do clima seco onde está inserido, portanto é tratado com reverência e alta estima como provedor de vida e nutrição.

Budismo

Buda alcançou a iluminação sentado sob a sagrada árvore Bodhi. Sando assim, na cultura budista, a Árvore da Vida simboliza a iluminação e a existência.

Portanto, como você pode ver, existem vários significados para a Árvore da Vida, não é um conceito linear. Os vários significados desse símbolo sagrado são únicos para cada cultura, mas universalmente sagrados.

Curiosidade sobre a Árvore da Vida

Um fato curioso conhecido mundialmente é a Árvore da Vida no Bahrein. Ela é conhecida como a árvore que fica no meio do deserto quente e seco, sem uma fonte de alimentação conhecida.

Isso representa verdadeiramente a magia desse símbolo, o poder em nome da natureza, porque é a única espécime no coração do Bahrein há mais de 400 anos.

Árvore da Vida no Bahrein


Leia também:
Qual o significado do olho grego?
O que é a Flor da Vida?
Qual o significado da flor de lótus?
O que significa Om ou Aum?
Mão de Hamsá (Mão de Fátima)
O que significa bater tambor na religião?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *