Qual o significado da flor de lótus?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

significado da flor de lótus - capa

Há mais de um significado para flor de lótus! Há ainda quem afirme que não existe nada mais espiritual do que o lótus.

A flor de lótus não é um símbolo muito lembrado, mas é um símbolo significativo em muitas culturas do mundo. Além disso, existem várias maneiras de interpretá-lo.

Não há dúvidas que a simetria e as cores dessa planta são impressionantes. Mas sob o delicado exterior do lótus existe um significado mais profundo, quase tão antigo quanto o tempo.

Essa flor tem grande peso simbólico em muitas culturas orientais e é considerada uma das plantas mais sagradas do mundo. Então, vamos descobrir o que há nessa flor específica que a torna tão especial?

Como é o processo diário da planta lótus?

A planta de lótus é uma planta aquática perene que prospera em condições escuras e ricas em nutrientes. Encontrada na Índia, leste da África, sudeste da Ásia e Austrália, ela desfruta de um ciclo de vida diário ativo e interessante.

Os lótus se enraízam na lama, com seus longos caules subindo para encontrar o topo da água. Então, suas flores exuberantes crescem e, à medida que o lótus floresce, as flores desabrocham uma a uma.

Pétala por pétala, cada uma emerge intocada da água suja graças a um revestimento externo protetor que repele a sujeira e a água.

Essas plantas que florescem durante o dia, então submergem e fecham à noite, para despertarem novamente sobre a água todas as manhãs. No entanto, suas pétalas duram apenas alguns dias antes de cair.

Esse processo diário de, com suas raízes presas na lama, submergir todas as noites na água do rio e, milagrosamente, renascer na manhã seguinte, brilhantemente limpa é que a torna diferente de qualquer outra planta.

Portanto, em muitas culturas, esse processo associa a flor ao renascimento e à iluminação espiritual. Com seu processo diário de vida, morte e ressurgimento, não é de admirar que o lótus tenha tanto simbolismo.

flor de lótus

Significado da flor de lótus em diferentes culturas

O lótus aparece em textos sagrados e imagens espirituais desde o antigo Egito até alguns dos primeiros textos budistas.

Por causa de seus significados, a flor de lótus costuma ser vista ao lado de figuras divinas em várias culturas.

Por exemplo, para os egípcios, a flor representa o universo, enquanto na cultura hindu, diz-se que deuses e deusas se sentavam em tronos de lótus.

Além disso, uma longa história budista afirma que o Buda apareceu no topo de um lótus flutuante, e seus primeiros passos na Terra deixaram flores de lótus.

Tão divina quanto os deuses, acreditava-se que a flor do renascimento também continha propriedades mágicas. Os antigos egípcios acreditavam que os lótus tinham a capacidade de ressuscitar os mortos. Isso pode ser constatado em feitiços de transformação do Livro dos Mortos.

significado da flor de lótus - branca

Significado das cores da flor de lótus

Além disso, cada cor de flor também tem seu próprio simbolismo para os praticantes do budismo.

Um lótus branco simboliza a pureza.

Uma flor de lótus amarela está associada à ascensão espiritual.

A flor de lótus azul significa sabedoria e conhecimento.

A flor de lótus vermelha significa amor e compaixão.

Por fim, a flor de lótus rosa no budismo representa o próprio Buda. Sendo assim, ela se tornou a cor de flor mais significativa dessa religião.

O hinduísmo encontra um rico significado na flor de lótus, referenciada em textos védicos que datam de 1400 aC.

Como a flor nacional da Índia , o lótus há muito serve como um símbolo nas artes, cultura, filosofia e religiões do país.

No entanto ainda assim, permanece a questão de como a flor adquiriu um significado espiritual tão abrangente?

Qual o segredo escondido na flor de lótus?

A ressurreição diária da flor de lótus é certamente interessante e seguramente um símbolo de renascimento. Portanto isso a torna o presente perfeito para quem está se recuperando de uma enfermidade, lesão ou experiência traumática.

Mas há também tem uma fascinante vontade de viver nessa planta. Uma semente de lótus pode suportar milhares de anos sem água, podendo germinar mais de dois séculos depois.

Além disso, a flor também floresce nos lugares mais improváveis, como a lama da água turva de um rio na Austrália ou no sul da Ásia.

E ela não apenas encontra refúgio na lama, mas devido à camada protetora de cera em suas pétalas, sua beleza não é afetada quando floresce novamente todas as manhãs.

Assim, continua a ressuscitar, voltando tão bonita quanto foi vista pela última vez. Com tamanha recusa em aceitar a derrota, é quase impossível não associar esta flor a uma fé inabalável.

É particularmente o que o provérbio budista visa edificar, ou seja, viver a vida com fé inabalável, como faz o lótus, garante os mais belos momentos.

flor de lótus rosa

Conclusão

O significado da flor de lótus varia de cultura para cultura, no entanto, de um modo geral é sagrada e significa pureza, renascimento e força.

Como os lótus surgem da lama sem manchas eles são vistos como um símbolo de pureza. Como elas retornam à água turva todas as noites e abrem suas flores ao raiar do dia, as flores de lótus também são símbolos de força, resiliência e renascimento.

Além disso, outro significado da flor de lótus é a transcendência, representa a transcendência do espírito do homem sobre a matéria mundana, uma vez que floresce do submundo para a luz.

Com isso, não é surpresa que a flor de lótus frequentemente simbolize o Divino. Várias divindades hindus são frequentemente representadas com flores de lótus.


Leia também:
O que é a Flor da Vida?
Por que ser otimista?
Significados e simbolismos da Árvore da Vida
O que significa Om ou Aum?
Significado da Roda do Dharma
Qual o significado do olho grego?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *