Prós e contras de ter um animal de estimação

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

Prós e contras de ter um animal de estimação

Conheça os prós e contras de ter um animal de estimação. O que você deve considerar antes de entrar nessa aventura e assumir uma responsabilidade tão grande?

Se você está pensando em adotar um cachorro, gato ou qualquer outro bichinho de estimação, então é de bom tom primeiro pesar os custos e benefícios de fazer isso.

Muitas vezes ficamos tão entusiasmados com a perspectiva de adotar um animal de estimação que nos esquecemos dos fatores importantes a considerar antes de fazê-lo.

Portanto, se você está pensando nisso, pode ser útil primeiro ler a a lista de prós e contras de adotar um animal de estimação que preparamos a seguir.

Descubra os prós e contras de ter um animal de estimação mais comuns

Nesse texto não temos a intenção nem de estimular nem de desestimular a adoção de um animal de estimação, mas sim oferecer mais subsídios para sua decisão.

Além disso, um pet não deve ser escolhido por modismo, como demonstra uma pesquisa feita na UFLA, mas por afinidade e identificação.

Por que não ter um animal de estimação?
Aumento das despesas

Como um novo dependente seu, um animal de estimação aumentará suas despesas.

Antes de receber um novo animal de estimação em sua casa, você também pode precisar gastar algum dinheiro para tornar sua casa adequada para ele. Isso pode incluir a compra de portões, cercas ou caixas para armazenar itens tóxicos com segurança.

No entanto, mesmo com essas ações, é quase inevitável que alguns de seus pertences acabem mastigados ou arranhados. Este é um custo adicional que muitos donos de animais podem não esperar inicialmente.

Ao assumir um animal de estimação, independente de qual seja, sempre existem ainda outros custos iniciais. Por exemplo, dependendo de que animal seja, poderá haver cama, caixote, itens de higiene, coleira, caixa de areia, arranhador, entre outras coisas.

Depois, sempre haverá despesas recorrentes, como comida, petiscos, brinquedos, vacinas e outras que dependerão do animal escolhido.

Cuidados na sua ausência

Se você se ausentar por um longo período de tempo, será necessário encontrar alguém para tomar conta de seu pet ou um local onde possa deixá-lo. Então, qualquer que seja sua decisão, é provável que haja uma despesa adicional.

Ter um animal de estimação também pode restringir o tempo de seus passeios, porque você precisará voltar para casa para garantir que seu amigo seja alimentado, sair com ele para fazer necessidades (se for o caso) e oferecer-lhe atenção.

No estilo de vida de muitas pessoas não cabe um animal de estimação, portanto pode ser necessário fazer uma mudança no estilo de vida. Por exemplo, se você mora sozinho e passa muitas horas do dia fora de casa, pode não ser o momento ideal para receber um animal em sua casa.

Também é importante considerar com que frequência você viaja, frequenta restaurantes, bares, vai a shows, cinema, entre outras atividades externas.

Nesse caso é essencial você se perguntar se realmente está disposto a mudar seu estilo de vida ou começar a a ter atividades externas, passeios e férias que seu pet possa participar.

Custos com saúde

É certo que durante sua vida seu animal de estimação se machucar ou ficar doente em algum momento, e o tratamento veterinário, medicamentos  e exames podem ser caros.

Além disso, também existe a chance de você ter que pagar por atendimentos de emergência em algum momento da vida de seu animal de estimação. Esses custos inesperados geralmente tendem a ser os mais caros. Portanto, é essencial estar preparado financeiramente para isso, ou ter um plano de saúde para seu pet.

Outro custo a considerar é o custo adicional que surgirá se seu animal tiver uma doença crônica. Por exemplo, se o seu pet for diagnosticado com diabetes em tenra idade, será necessário pagar pela medicação e tratamento para o resto da sua vida.

pets no veterinário

Tempo de envolvimento

Alguns animais de estimação, como por exemplo os gatos, podem ser mais independentes. Mas ainda precisam de seu tempo para alimentação, treinamento, exercícios e higiene.

Uma raça mais dependente ou um animal de estimação fortemente apegado pode exigir ainda mais de sua atenção. Portanto, ao adotá-lo é quase como ter uma criança para cuidar e dar atenção.

Sendo assim, é essencial fazer pesquisa sobre o pet que você deseja antes de adotá-lo. Isso permitirá que você tenha uma melhor compreensão de quanto seu novo animal de estimação precisa de atenção.

Também é preciso considerar a idade de seu novo pet. Embora muitas pessoas possam pensar que desejam adotar um filhote de cachorro ou gato, por exemplo, elas podem não estar preparadas para o quanto um animal jovem pode dar de trabalho.

Limpar a sujeira do seu animal de estimação e manter sua casa arrumada com um animal por perto pode consumir muito tempo. Seja na grama ou na caixa de areia, os dejetos de animais de estimação são uma tarefa necessária com a qual todos os donos de animais de estimação devem lidar.

Um pet dentro de casa bagunça mais ou igual a uma criança

Além disso, alguns pets inevitavelmente farão bagunça dentro de casa e aumentarão a sujeira, especialmente se você escolher um que solta muito pelo. Assim, tendo um animal de estimação, a manutenção de sua casa pode incluir varrer, esfregar e tirar o pó com mais frequência e rigor.

Embora não ocorra com tanta frequência, você também pode precisar dedicar um tempo para cuidar de seu animal de estimação quando ele estiver doente, ferido ou precisar visitar o veterinário.

Embora alguns dos compromissos de curto prazo de ter um pet possam ser visíveis, algumas pessoas podem não estar preparadas para os compromissos de longo prazo associados a ele.

Muitos animais de estimação têm uma expectativa de vida de 10 a 18 anos (ou até mais que isso). Isso significa que sempre que você adotar um ser vivo, você concorda e se compromete com um compromisso de vários anos.

Por que ter um animal de estimação?
Amor Incondicional e Companheirismo

A maioria dos animais de estimação nos amam incondicionalmente, e isso não tem preço. Há poucas coisas mais gratificantes na vida do que voltar para casa e ser recebido com festa por um pet.

Também é difícil avaliar a importância de sua companhia constante. Um animal de estimação é alguém para se aconchegar, passear, brincar ou mesmo ficar no sofá sem fazer nada. Sem mencionar que a companhia de um animal de estimação pode melhorar sua saúde mental e bem-estar geral.

Quem tem um pet sabe que é comum ao ter um animal de estimação por perto, diminuir os níveis de estresse, depressão e ansiedade. Os pets não apenas ajudam na nossa saúde mental, mas também podem nos ajudar a melhorar nossa saúde física.

Por exemplo, quando se trata de proporcionar exercícios diários para nossos animais de estimação, nós também podemos nos exercitar ao lado de nossos amigos.

Além de fornecer amor e companheirismo incondicionais, os animais de estimação também podem dar às pessoas um senso de propósito e responsabilidade. Sendo assim, eles podem até ajudar pessoas a aprender lições valiosas de paciência e compreensão.

cão com idosa

Segurança

Animais de estimação vocais podem alertar sobre estranhos ou possíveis atividades suspeitas fora de casa, fornecendo segurança adicional. Se você mora sozinho, ter a companhia de um pet também é um conforto a mais. Ao fazer alguma pesquisa com antecedência, você pode até selecionar um pet com base em suas habilidades de observação, guarda e alerta.

Por exemplo, há cães e gatos que são capazes de detectar incêndios e vazamentos de gás em uma casa.

Novas amizades

Assim como muitas pessoas são tímidas, muitos animais de estimação tem uma enorme capacidade de quebrar-o-gelo.

Alguns pets em geral não têm medo de serem os primeiros a dizer olá para alguém em um parque. Isso pode ser uma vantagem se iniciar uma conversa não for um de seus pontos fortes. Portanto, estar fora de casa com seu animal de estimação pode tornar mais fácil conhecer seus vizinhos e outras pessoas novas.

Mesmo quando seu animal de estimação não está por perto, ele ainda pode ser um excelente início de conversa ou tópico em geral. O tema “animais de estimação” é quase universal e é algo com o qual muitas pessoas podem se identificar. Além disso, é um dos poucos assuntos que as pessoas se sentem à vontade para discutir com outras pessoas.

casal com animal de estimação

Aprender a ser responsável

É bom retribuir o amor incondicional que os pets dão, e muitos donos de animais de estimação realmente gostam de poder cuidar e mimar seus amigos em troca. Se você não tem filhos humanos, mas está pensando em tê-los um dia, adicionar um pet à sua família pode até fornecer alguma prática em cuidar de um dependente. Além disso, cuidar de animais de estimação pode ser gratificante e agradável também para quem não pretende ter filhos.

Se você tem filhos, um animal de estimação pode ser um excelente complemento para sua família. Isso porque é provável que seus filhos e seus animais de estimação se tornem melhores amigos.

Um benefício adicional de criar um pet junto com filhos é que isso oferece uma grande oportunidade para eles aprenderem sobre as responsabilidades e recompensas de ter um animal de estimação.

Conclusão

Enfim, diante desses argumentos fica mais fácil decidir se um animal de estimação pode entrar em sua vida, não é mesmo?

Pensando ainda nos prós e contras de ter um animal de estimação, outro benefício adicional é que, quando você escolhe resgatar animal que precisa de um lar, também está oferecendo um lar amoroso para um ser vivo em situação de abandono.


Leia também:
Quais os prós e contras de ter um gato?
A importância de adotar um animal de estimação em vez de comprar
Truques simples e caseiros para solucionar algumas situações com seus animais de estimação
Você pretende ter um animal de estimação?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *