Cacto Pedra (Lithops), como cultivar

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

Cacto Pedra (Lithops) como cultivar

Saiba como cultivar cacto pedra de uma forma fácil e que explora definitivamente toda a sua beleza!

Mas, se você ainda não conhece cacto pedra e chegou nesse texto por acaso, então tenha certeza que vai se apaixonar por ele e vai querer descobrir como cultivar.

Ele possui características incríveis e são bem diferentes das outras suculentas e cactos mais populares. Além disso, existem muitas variações, sendo que todas elas são fascinantes.

Os cactos pedra, ou pedras vivas pertencem ao gênero Lithops, da família Aizoaceae. É um gênero de suculentas nativas da área desértica do sul da África.

Em algumas regiões ela também é chamada de planta de seixos ou pedras vivas africanas e é uma suculenta que cresce extremamente devagar e raramente fica com mais de 3 centímetros acima do solo.

Costuma ainda ter apenas um par de folhas, que mais parecem pedras do que folhas e com uma fissura que as separa e janelas epidérmicas – pequenos orifícios no topo das folhas.

As pedras vivas mais antigas formam aglomerados de seixos coloridos, o que as torna ideais como uma peça de destaque em qualquer jardim ou ambiente interno.

Como plantas pequenas e de crescimento lento, elas são relativamente fáceis de cuidar, ainda mais depois você pega o jeito de fazer isso.

Portanto, nesse texto você encontrará algumas dicas básicas para cuidar bem do seu Lithops.

Descubra como plantar e cultivar o cacto pedra

O Lithops pode viver muito tempo, sua longevidade permite ter a planta no mesmo vaso, por cerca de 10 ou 20 anos, desde que mantidas as condições básicas.

Luminosidade

O Lithops se adaptou para suportar a luz solar severa em seu ambiente nativo, o deserto africano. Assim, a melhor maneira de cuidar dele é fornecer cerca de 4 horas de luz solar matinal e sombra parcial à tarde.

Para cultivar o cacto pedra em vaso e dentro de casa, uma janela sul ou leste com luz direta é o local ideal.

A luz solar insuficiente pode causar folhas alongadas em busca de luminosidade e, dessa forma, padrões perdidos.

Embora seja amante do sol, o calor intenso pode danificar sua folhagem e causar queimaduras solares. Portanto, colocá-lo em um local menos ensolarado ou protegê-lo da luz solar direta nas tardes mais quentes do verão é o mais recomendado.

Cacto pedra florido

Temperatura

Como você já viu, os Lithops são suculentas do deserto, portanto podem tolerar temperaturas de até 38 graus centígrados. No entanto, eles prosperam e crescem melhor quando cultivados em condições entre 18 e 27 graus centígrados.

Além disso, como é uma planta que pode facilmente desenvolver podridão das raízes, deve ser protegida de temperaturas muito baixas. Portanto, se você mora em uma região de inverno rigoroso, o ideal é protegê-la em um local fechado quando a temperatura cair abaixo de 5 graus centígrados.

Regas

Como os Lithops têm a capacidade de armazenar água por meses em suas folhas, então regar essa planta em demasia em seu ciclo de crescimento pode levar ao seu desaparecimento.

Portanto, regue seu Lithops, no máximo, uma vez a cada 2 semanas, começando no final do verão, onde ele está crescendo ativamente.

Mas quando chegarem as estações mais frias e menos ensolaradas, é melhor suspender as regas, pois é quando suas folhas velhas começarão a morrer e as novas começarão a crescer por dentro. Dessa forma, regá-lo durante esta época do ano pode ter um efeito negativo no seu crescimento.

Além das condições de rega acima, outra maneira de determinar se o seu Lithops precisa ser regado é observando atentamente sua condição. Ou seja, se você perceber que a planta começa a enrugar, ou parece estar afundando mais no vaso e mais macia do que o normal quando apertada suavemente, então é hora de dar um pouco de água.

Solo

A melhor opção de solo para o plantio do cacto pedra é uma mistura para cactos e suculentas ou qualquer mistura de drenagem rápida. Assim como, areia, seixos ou outros materiais arenosos também podem ser adicionados para ajudar na drenagem do solo.

Fertilização

Em geral, a planta pedra viva não requer fertilização para prosperar. No entanto, você pode fertilizá-la antes de sua estação de floração para estimulá-la a produzir mais flores.

Para fazer isso, simplesmente alimente seus Lithops com uma pequena quantidade de fertilizante de cacto conforme a instrução da embalagem. Mas certifique-se de não aplicar o fertilizante diretamente nas folhas da planta, pois isso pode queimá-la ou danificá-la.

Replantio

O cacto pedra, assim como os outros cactos e suculentas, só deve ser replantado se houver problemas como solo encharcado ou se as plantas crescerem demais em seu vaso.

Como ela é uma planta de crescimento lento, então a mudança para vasos maiores dificilmente será necessária entes de pelo menos uns 2 anos ou , talvez, nunca.

Cacto Pedra - Variados

Propagação

A propagação do Lithops é feita a partir de sementes ou divisão de plantas existentes.

No entanto, é uma planta de crescimento lento, é provável que as divisões não ocorram por vários anos. Portanto o cacto pedra geralmente é cultivado a partir de sementes, que levam meses para se estabelecer e anos para crescer completamente.

Para usar a forma mais comum de cultivar cacto pedra, que é por sementes, prepare um vaso com solo conforme ensinamos acima. Ou seja, solo com drenagem rápida misturada com materiais arenosos. Então polvilhe levemente as sementes sobre a superfície do solo e cubra com uma camada fina de areia

Mantenha essa camada levemente úmida até que ocorra a germinação e, em seguida, reduza gradualmente a rega para evitar o apodrecimento.

Para propagar por divisão, você precisará observar se existe uma divisão visível na própria planta. Então, retire cuidadosamente o Lithops do vaso e remova a poeira do solo ao redor das raízes. Em seguida, examine as raízes e os pares de folhas para decidir se é possível fazer um corte. Para isso, certifique-se de que cada folha tenha uma quantidade suficiente de raiz principal anexada.

Por fim, replante cada um deles em um vaso fundo o suficiente para que a raiz principal tenha espaço para crescer com a mesma mistura de solo.

Como nascem novas folhas no cacto pedra?

O Lithops desenvolve um novo par de folhas a cada ano, como ele tem apenas um par de folhas por vez, então as folhas velhas morrerão para as novos surgirem.

O mais comum é que esse crescimento aconteça após o período de floração. Depois de florescer, o Lithops entrará em dormência por um tempo para se preparar para o novo crescimento. Então, as plantas absorverão os nutrientes das folhas velhas e, eventualmente, os novos pares de folhas abrirão caminho pela fissura das velhas.

Em alguns casos, seu Lithops pode desenvolver novas folhas sem florescer. É difícil identificar o motivo exato porque isso acontece, mas pode ser em parte porque os Lithops estão nos primeiros anos de seu ciclo de crescimento.

Uma maneira de saber se o seu Lithops está criando novas folhas é verificar suas folhas atuais. Se elas estiverem moles e macias ao toque, é provável que as folhas externas estejam em fase de substituição.

Sendo assim, após alguns dias, você perceberá novas folhas surgindo. Caso contrário, ele poderia estar apenas com excesso de umidade. Durante este período, não regue seu Lithops até que as folhas velhas murchem completamente.

Cacto Pedra - Lithops

Problemas mais comuns das pedras vivas africanas

Como você já pôde observar, o cacto pedra é muito fácil de cuidar, no entanto, mesmo assim alguns problemas podem ocorrer quando você for cultivar. Vamos então conhecer os mais comuns.

Excesso de água

Folhas amarelas e com aspecto mole geralmente é o primeiro indicador de que eles estão recebendo muita água.

Manchas marrons ou também chamadas de edemas, aparecerão quando o sistema radicular da planta absorver mais água do que pode suportar.

A folha do seu Lithops se ajustará e se abrirá em duas, pois o excesso de água não tem para onde ir.

Pode ocorrer também a podridão da raiz. Isso pode ser identificado se o solo parecer úmido e encharcado e as raízes parecerem marrons e pastosas.

Se você perceber esses sinais, então examine com cuidado seu Lithops para identificar o problema, então, se for o caso, remova as raízes danificadas e limpe-as com água corrente.

Em seguida, certifique-se de deixar secar e desinfetar a parte saudável das raízes antes de reenvasar sua planta em uma nova mistura de solo mais seca.

Depois disso, é melhor mudar sua rotina de rega para garantir que o excesso de água não ocorra novamente.

Alongamento

Assim como com qualquer outra suculenta, a falta de exposição à luz pode fazer com que o Lithops se estique ou fique estiolado (enfraquecido) por buscar luz. Portanto, se você perceber que a planta parece esticada, aumente sua exposição à luz.

Mas esteja ciente que depois que isso acontece, então levará cerca de alguns ciclos de crescimento para que seu cacto pedra retorne ao seu tamanho normal.

Pragas e doenças

Mais uma vez, o excesso de água no Lithops pode levá-lo a sofrer com pragas como ácaros, cochonilhas, pulgões, caracóis e lesmas, entre outros parasitas. Além disso, camundongos e outros pequenos roedores podem tentar comer sua planta em função de conter água.

O cacto pedra é tóxico?

Os Lithops são considerados não tóxicos para humanos e animais de estimação. Inclusive há relatos de que as crianças africanas ingerem essas plantas como forma de matar a sede.

No entanto, eles podem se tornar venenosos se produtos químicos, como pesticidas, forem pulverizados sobre eles.


Leia também:
Como cultivar lavanda em vaso
Caladium, como cultivar
As joaninhas são boas para o jardim?
Como cultivar hosta (funquia)
Como cultivar alocasia

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *