Caladium, como cultivar

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

Caladium como cultivar

Cultivar caladium (também conhecido como caládio ou tinhorão) é relativamente fácil, isso porque, com poucos cuidados você poderá ter uma planta linda.

Essas plantas tropicais são muito apreciadas por sua folhagem multicolorida, que pode ser verde, branca, vermelha ou rosa.

O caladium pode ser cultivado em um vaso ou agrupado, formando touceiras em canteiros, ou ainda como borda de calçadas. Existem inúmeras variedades de Caladium encontrados tanto com folhas extravagantes quanto com folhas mais simples e lisas.

Saiba tudo sobre Caladium e como cultivar

Caladium é uma planta ornamental frondosa com folhagem variegada e padronizada. Seu tamanho depende da variedade cultivada.

Existem inúmeras variedades de Caladium, cada uma com diferentes folhas coloridas, não é uma planta de cor única e facilmente reconhecível, porque tem inúmeras versões em uma variedade de cores.

Quem quer cultivar Caladium muitas vezes quer fazer uma declaração extravagante na paisagem ou dentro de sua casa.

Na maioria das variedades de Caladium, cada tubérculo tem um botão grande, que geralmente é cercado por botões menores. Então, para facilitar o crescimento desses botões menores após o plantio, muitos jardineiros retiram o botão grande. Mas isso é uma questão de preferência e não afetará o crescimento geral da planta.

Características, origem e propriedades do Caladium

Caladium é uma planta perene do gênero de plantas da família Araceae, que inclui 14 espécies, é nativo da América Central e do Sul, onde cresce em regiões tropicais.

As variedades cultivadas em casa mais populares em geral são híbridas de diferentes espécies, os chamados cultivares. A sua maioria tem folhas em forma de coração ou flecha e pode ser verde, vermelha, rosa ou prateada, além disso, pode ser manchada ou lisa.

As folhas crescem até 20 cm e, às vezes, tornam-se tão pesadas que os longos pecíolos se quebram. As hastes finas sobem diretamente de um tubérculo subterrâneo.

Este tubérculo de broto serve como um órgão de sobrevivência, no inverno, todas as folhas morrem e apenas o tubérculo passa o inverno, para que no próximo ano possa brotar suas folhas novamente.

A planta herbácea perene geralmente cresce até cerca de 60 cm de altura. Na natureza, o Caladium forma uma flor de espiga, que é cercada por brácteas, mas as plantas domésticas geralmente não florescem.

As plantas de caládio requerem um certo nível de umidade para se manterem saudáveis.

caladium - variados

Como plantar o Caladium

Antes de escolher o melhor local para plantar um Caladium você precisa saber sobre a variedade que está plantando.

Ou seja, quanto mais clara a cor da folha, mais claro deve ser o local escolhido. Por outro lado, a luz solar direta não é adequada para nenhuma das variedades. Isso porque ela pode causar queimaduras e também o esverdeamento das folhas, sendo assim você perderá o padrão da sua planta. Portanto, em geral, o local ideal é com sombra parcial.

A temperatura adequada durante a época de crescimento é de 18 a 25 °C. Além disso, você deve proporcionar à planta uma alta umidade. Para isso, você pode encher o prato que fica sob o vaso do Caladium com pedras e água.

Um substrato adequado deve ser solto porque retém a umidade, mas drena bem o excesso de água. Além disso, ele fornece ao tubérculo uma faixa de pH levemente ácida, ideal para o Caladium.

Portanto, certifique-se de colocar uma camada de drenagem sob o substrato, no fundo do vaso. Isso pode ser feito com pedras, cacos de telhas ou argila expandida.

Dessa forma você vai garantir que a água da rega escoe bem do vaso para que não ocorra encharcamento do solo. Caso contrário, o alagamento fará com que o bulbo apodreça rapidamente e prejudique o tubérculo.

Plantar bulbos de Caladium exige pouco esforço, você pode plantá-los diretamente no jardim durante a primavera ou dentro de casa em qualquer estação.

Você pode começar a cultivar o Caladium a partir de uma muda ou de um tubérculo

Dependendo se você escolher uma planta germinada (muda) ou um tubérculo, o processo de plantio será diferente.

Você pode colocar as mudas em um vaso com uma camada de drenagem e solo de alta qualidade em um local com sombra parcial ou diretamente no solo, nas mesma condições.

Por outro lado, se você quiser plantar um tubérculo de Caladium, proceda da seguinte forma:

  • Prefira o início da primavera se for plantar ao ar livre;
  • Então remova a terra velha do tubérculo;
  • Em seguida, deixe-o de molho em água morna por 1 a 2 horas;
  • Posicione o tubérculo da maneira certa. A parte de baixo é plana e lisa, enquanto a de cima é mais estruturada e rugosa;
  • Para plantar em vaso, prepare o vaso com orifícios de drenagem e uma camada de drenagem;
  • Então, encha dois terços com terra;
  • Coloque o tubérculo com o lado certo para cima;
  • Em seguida cubra com substrato;
  • Para finalizar, regue abundantemente.

Você também pode plantar o tubérculo um pouco mais plano, mas de cabeça para baixo. Dessa forma, os pecíolos ficam mais curtos e uma planta mais espessa e compacta se desenvolverá.

Ao plantar Caladium diretamente no jardim, você deve fazer com cerca de 2,5 a 5 cm de profundidade e 10 a 15 cm de distância entre eles.

caladium em vaso

Cuidados com o Caladium

Os fatores mais importantes no cuidado do caládio são umidade e a fertilização. Isso porque o fertilizante ajudará a fortalecer as plantas para produzir tubérculos adequados para a estação de crescimento seguinte.

O Caladium precisa ser regado regularmente, especialmente durante as épocas de seca, assim, o ideal é regá-los semanalmente.

O Caladium em vaso deve ser verificado diariamente e então, se a terra estiver seca, ser regado. Além disso, a aplicação de cobertura morta ao redor da planta ajudará a conservar e manter a umidade, mesmo em vasos.

Se você mora em uma região de clima frio, com geadas, e quer ter a planta o ano inteiro, então o ideal é proteger o Caladium dentro de casa. Os bulbos de Caladium são a única parte da planta que sobrevive ao inverno rigoroso.

Se suas folhas começarem a amarelar, então pare com as regas e coloque seu Caladium em um local seco e quente por pelo menos algumas semanas para secar.

Em seguida, corte toda a folhagem e replante os tubérculos para obter uma nova planta.

Quanto mais colorido o Caladium, mais ele prefere locais iluminados.

Por que as folhas de Caladium caem?

Se as folhas do caládio caírem, isso pode ser por falta de água, portanto, verifique se o substrato está seco. Nesse caso, mergulhe o todo o vaso de Caladium em água morna até que pare de produzir bolhas de ar.

Em seguida deixe o solo drenar bem, com isso você garante um abastecimento de água emergencial. A partir de então, procure fazer regas mais regulares.

Mas se o solo não estiver seco, outra causa possível são as correntes de ar frias. Por exemplo, se o Caladium estiver em uma janela com corrente de ar, então é melhor levá-lo para um local mais protegido.

Propagação do Caladium

Como já comentamos, o ideal é replantar o Caladium na primavera. Então para propagá-lo, quando o tubérculo for grande o suficiente, divida-o em vários tubérculos pequenos. Cada seção deve ter pelo menos um olho dormente, ou seja, uma planta em botão.

Primeiramente corte cuidadosamente o bulbo-mãe com uma faca afiada. Então, para evitar o crescimento de mofo nas superfícies cortadas, cubra-as com carvão e deixe secar por uma semana em temperatura ambiente. Em seguida, faça o replantio conforme ensinamos acima.

Tubérculos muito vigorosos também formam tubérculos secundários que você pode remover quando estiverem suficientemente grandes.

caladium em jardineira

O Caladium é venenoso?

Como muitas outras plantas domésticas da família Araceae, o Caladium contém cristais de oxalato de cálcio que podem causar irritação e inchaço se entrarem em contato com a pele.

A ingestão de partes de plantas também causa diarreia e vômito, portanto ela é tóxica para animais domésticos. Sendo assim, você deve descartar as folhas caídas rapidamente.

Conclusão

Por tudo isso que mostramos você deve ter concluído que cultivar Caladium é muito fácil, tanto por ser perene como por seus tubérculos serem muito resistente.

Mas é importante que, antes de decidir pelas variedades que pretende plantar, você observe quais os mais adequados para sua região. Além disso, é importante saber se você vai cultivar seu Caladium dentro de casa ou no jardim.


Leia também:
Como cultivar antúrio
Como plantar e como cuidar da planta-aranha
Quais as plantas mais fáceis de cultivar dentro de casa?
Floriografia, o significado da linguagem das flores
Cacto Pedra (Lithops), como cultivar
Como cultivar amarílis (Amaryllis) e muito mais sobre essa linda flor

Compartilhe...

2 comentários em “Caladium, como cultivar

  1. Rosenéa disse:

    Amei as dicas. Gratidão. O meu, esse com folhas verde, rosa… crescem muito!! O caule cresce tanto que não aguenta o próprio peso. Pq será?? Quero tanto que fiquem como o de suas fotos… vasos cheios, coloridos…

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Rosenéa, pode os caules “pernaltas”, dessa forma ele fecha mais e não verga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *