Floriografia, o significado da linguagem das flores

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 11 minutos

floriografia capa

Você sabe o que é floriografia? Resumidamente, pode-se dizer que é o significado simbólico e a linguagem das flores, mas vamos entender melhor o que isso significa?

Oferecer ou receber um lindo buquê de flores é quase sempre uma experiência alegre ou de consideração. Mas, você já se perguntou qual é a história e o significado por trás dessas flores ofertadas?

Então, nesse texto vamos ensinar tudo sobre as maravilhas da floriografia moderna e quais são as melhores flores para oferecer em cada situação.

O que é floriografia?

As pessoas apaixonadas pro flores podem ter ouvido essa palavra em algum momento, mas o que exatamente é floriografia? A floriografia é a linguagem das flores. Em outras palavras, floriografia é uma comunicação codificada onde cada flor e cor tem um significado simbólico.

Quando você precisa enviar uma mensagem para alguém, as flores oferecem a maneira perfeita de se comunicar.

Ou seja, todas as flores têm significados diferentes, muitas vezes baseados no tipo da flor, no perfume, na sua cor, ou em todos esses itens. Assim, a floriografia é a arte de se comunicar através de diferentes tipos de flores.

As flores não apenas trazem um toque de cor e perfume, mas elas também vêm com significados simbólicos específicos anexados.

Por milhares de anos, as flores têm sido usadas para que os outros saibam exatamente como você se sente, mesmo que você não diga isso com palavras.

Há referências de flores tanto na bíblia cristã como nos ensinamentos de Buda, assim como, da medicina chinesa ao folclore japonês. Ou seja, as flores têm um significado especial em todas as culturas e épocas.

Mas a prática de usar flores para enviar mensagens codificadas realmente decolou durante os anos 1600 no Império Otomano.

Portanto, depois que uma pessoa entende o significado das flores, dar flores como presentes se torna muito mais atencioso. Isso porque dessa forma, ela vai conseguir transmitir exatamente como se sente com o presente.

Tudo o que você precisa saber sobre floriografia e o significado secreto das flores

Voltando a milhares de anos, a linguagem das flores atingiu o auge da sua popularidade na era vitoriana. Por isso que por vezes ela também é chamada de floriografia vitoriana.

Conheça a história por trás dos significados das flores

Tecnicamente, a floriografia é praticada há milhares de anos em muitas culturas em toda a Europa, Ásia e África. Portanto, muitas flores derivam seu significado e simbolismo de antigos mitos e lendas.

Por exemplo, grande parte do trabalho de Shakespeare também envolvia o simbolismo das flores. Todas essas flores continuam a ter o mesmo significado ligado à sua mitologia hoje.

Um dos mitos mais populares é a história de Narciso. Narciso era um homem extremamente bonito que um dia enxergou seu reflexo na água e se apaixonou por si mesmo.

Ele adorava tanto aquele reflexo que ficou fitando-o para sempre. Dessa forma, ele acabou definhando à beira do lago onde a flor narciso, ou narciso como é mais conhecido, tomou seu lugar. Por esse motivo o narciso até hoje simboliza o amor correspondido, o retorno do afeto, a simpatia e a chegada da primavera.

No entanto, embora a floriografia já exista há muito tempo, ela em geral é mais associada à era vitoriana, pois foi quando aprender o simbolismo único por trás de cada flor se tornou um hobby popular.

Naquela época, flores eram usadas para entregar mensagens secretas. Por exemplo, se você tivesse uma queda por alguém, então você enviaria uma única rosa vermelha. Mas se essa pessoa devolvesse um cravo amarelo, a mensagem seria clara de que ela não estava interessada em um relacionamento.

Até onde as flores recebidas eram usadas tinha significado. Por exemplo, se um pretendente enviasse um ramalhete para uma mulher e ela o segurasse no centro do corpete, isso seria um sinal de que ela só queria uma amizade. No entanto, se ela segurasse as flores sobre o coração, isso significava que o amor era correspondido.

Curiosidades sobre como a linguagem das flores se espalhou

Por exemplo, uma tradição passada de geração em geração afirma que começou como um jogo no qual os trabalhadores do harém de Constantinopla atribuíam significados e rimas às flores.

Essa era uma ótima forma de se comunicar sem a necessidade da palavra escrita, especialmente porque muitos não sabiam ler ou escrever naquela época.

Há depoimentos que se espalhou para a Europa no início de 1700, quando a aristocrata britânica Mary Wortley Montagu – também conhecida por apresentar e defender a inoculação de varíola na Grã-Bretanha após seu retorno da Turquia – se casou com o embaixador na Turquia e se mudou para Constantinopla.

Então, em uma série de cartas, ela escreveu sobre os costumes de sua nova casa, que descrevia: “Não há cor, flor, erva daninha, fruto, erva, seixo ou pena que não tenha um verso que lhe pertença, e você pode brigar, repreender ou enviar cartas de paixão, amizade ou civilidade, ou mesmo de notícias, sem sequer pintar os dedos.”

A botânica era um campo em crescimento na época, e o interesse pela linguagem das flores se espalhou. A floriografia era especialmente popular entre as mulheres da classe alta. Isso porque elas tinham poucas maneiras aprovadas pela sociedade para expressar seus sentimentos.

floriografia buquê de flores

Primeiro dicionário de floriografia

Na França, a obsessão de usar flores para enviar mensagens codificadas decolou no início de 1800. Em 1819, foi publicado o primeiro dicionário de floriografia, Le langage des Fleurs, de Madame Charlotte de la Tour. Então, centenas de dicionários e guias de significados florais logo se seguiram.

A tendência se espalhou pela Europa, e a floriografia tornou-se especialmente popular na Inglaterra da era vitoriana.

Nessa época muitos sentimentos nunca poderiam ser expressos diretamente na sociedade “educada”. Então a linguagem das flores tornou-se uma forma de a classe alta enviar mensagens secretas e codificadas.

Por exemplo, os jovens apaixonados não podiam expressar abertamente seus sentimentos. Em vez disso, presentes de flores em buquês permitiam que eles se comunicassem mais abertamente do que a sociedade permitiria.

Claro, as mensagens nem sempre eram sobre amor e romance. Isso porque as flores também têm significados negativos ou ambíguos, da rejeição à amizade, da dor à devoção, da sorte ao ódio. Assim, misturar flores era uma forma de enviar mensagens complicadas de serem verbalizadas.

Ao receber flores de presente que fazia uma pergunta, estender a mão direita indicava uma resposta “sim”, no entanto, a mão esquerda significava “não”. Além disso, se o destinatário segurasse o buquê de cabeça para baixo, isso significava rejeição.

Floriografia hoje

Hoje, na chamada floriografia moderna, os significados por trás de muitas flores evoluíram, enquanto alguns permaneceram.

Dessa forma, a capacidade de usar a floriografia para enviar mensagens sinceras ainda permanece forte, embora algumas mensagens tenham se tornado mais universais em significado.

Por exemplo, os cravos cor de rosa são um padrão para oferecer no Dia das Mães, enquanto as rosas vermelhas e os cravos são as escolhas perfeitas para o Dia dos Namorados .

Assim como, usar combinações de flores e cores diferentes é uma maneira perfeita de enviar um sentimento a alguém, como boa sorte, simpatia ou amor e carinho.

No entanto, a mão com a qual alguém aceita flores de presente ou como segura o buquê não tem mais o significado que tinha na era vitoriana.

Significados das cores das flores

Por trás de cada cor de flor existe um significado próprio, o que a torna ainda mais especial. Portanto, se você estiver enviando um buquê para alguém e quiser expressar como se sente, descubra quais cores você deve usar em cada situação.

Flores vermelhas

As flores vermelhas são uma das cores de flores mais populares para enviar. Com um significado de paixão, amor e carinho, elas definitivamente devem sempre ser incluídas quando você está enviando um buquê para alguém que você ama profundamente.

As flores vermelhas também são usadas para simbolizar coragem, poder, respeito e desejo. Além disso, na época do Natal são muito usadas ​​para decorar, pois o vermelho é o símbolo universal da alegria natalina.

No Japão, as flores vermelhas representam o amor familiar ou o amor maternal. Além disso, o vermelho é uma cor poderosa ligada à boa sorte e celebração na cultura chinesa.

floriografia rosas vermelhas

Flores amarelas

Se você quiser aumentar o ânimo de uma pessoa, um grande buquê de flores amarelas é o presente perfeito. Isso porque as flores amarelas estão associadas à amizade, alegria, leveza e desejos de boa sorte.

É difícil alguém não sorrir ao receber flores amarelas. Além disso, as flores amarelas são uma ótima opção para iluminar qualquer ambiente e seus significados alegres serão um lindo presente. Elas são incluídas com frequência em buquês de parabéns e agradecimento.

Em algumas culturas o amarelo pode estar associado à homenagem aos mortos, à sacralidade, à beleza, à abundância e à realeza. No entanto, para os vitorianos, enviar algumas flores amarelas significavam ciúme.

Flores cor de rosa

As flores cor de rosa têm muitos significados diferentes em diferentes culturas. No entanto, de uma forma geral elas representam graça, alegria e inocência. Além disso, enviam uma mensagem de carinho, doçura e calor.

Por exemplo, na Tailândia as flores cor de rosa são um símbolo de confiança, na China, representam boa sorte e no Japão, simbolizam boa saúde.

Mas, nas culturas ocidentais, as flores cor de rosa são usadas para representar a feminilidade e a diversão. Portanto, elas são uma ótima escolha para enviar para amigos ou interesses românticos, assim como uma opção para indicar amizade, amor e gratidão.

Flores brancas

Simples, mas bonitas, as flores brancas têm um significado de pureza, honestidade, humildade e inocência na cultura ocidental. Portanto são perfeitas para usar em um casamento ou enviar para alguém que recebeu recentemente um bebê.

Mas tenha cuidado ao enviar flores brancas para pessoas em países asiáticos. Isso porque naquela cultura elas simbolizam morte e luto.

Flores roxas

As flores roxas muitas vezes simbolizam sucesso, admiração e até realeza. Além disso, elas também podem significar elegância e distinção, bem como honra.

Flores azuis

O azul é uma das cores de flores mais raras, as flores azuis são frequentemente associadas a sentimentos de paz, calma e tranquilidade.

Assim, quando oferecidas em um buquê, elas podem simbolizar confiança, abertura, intimidade e até segurança. Em todas as culturas, o gosto das rosas azuis também pode estar ligado ao mistério e às expressões de simpatia.

Flores laranjas

Flores laranjas brilhantes quase sempre representam entusiasmo e excitação. Elas são comumente incluídas em presentes florais que oferecem parabéns ou bom ânimo, assim como oferecem mensagens de calor e felicidade.

No entanto, na era vitoriana, algumas flores laranja tinham conotações negativas, como demonstrar ódio. Mas, hoje, na floriografia moderna, elas enviam uma mensagem otimista.

presente com flores

Flores verdes

Essa é outra cor de flor relativamente rara. As flores verdes, muitas vezes enviam um significado de renascimento, renovação e novos começos.

Elas também podem ter a conotação de boa saúde, prosperidade, sorte e juventude. Por exemplo, flores verdes como os sinos da Irlanda representam boa sorte, enquanto orquídeas cymbidium simbolizam saúde e prosperidade.

Flores que significam amor

De acordo com a floriografia, se você deseja enviar flores românticas à pessoa amada para expressar o quanto você a ama, as flores a seguir são as ideais.

Rosas vermelhas

A rosa vermelha clássica é frequentemente associada ao Dia dos Namorados, pois simboliza a paixão duradoura e o amor sem fim.

Tulipas vermelhas

As tulipas têm um significado de amor perfeito, então enviar tulipas vermelhas indicará que a pessoas que recebe é o seu único amor verdadeiro.

Cravos vermelhos

Os cravos são uma bela flor com um significado de amor e fascínio, assim, enviar cravos vermelhos simbolizará um amor profundo e afetuoso.

Dálias

As dálias são flores marcantes, que têm um significado maravilhoso de vínculo e compromisso duradouros, por isso são perfeitas para oferecer como presente de aniversário.

As dálias transmitem uma mensagem de força e positividade, portanto são uma ótima opção quando você precisa expressar gratidão a um mentor, pai ou alguém em posição de liderança.

Flores que significam amizade e gratidão

Se você estiver enviando flores de aniversário para uma pessoa amiga ou para agradecer a alguém que o tenha ajudado durante um período difícil, assim como flores de desejo de melhoras ou apenas por delicadeza, então conheça as mais significativas.

Rosas amarelas

A rosa amarela é a flor mais conhecida da amizade, isso porque ela simboliza a amizade e a alegria. Portanto ela é perfeita para enviar ao seu melhor amigo.

Frésias

Com um significado de confiança, amizade e consideração, as frésias são ótimas para incluir em um buquê para enviar aos amigos.

Astromélias

As belas flores de astromélia sempre estiveram ligadas à amizade com um significado de apoio mútuo, devoção e força.

Crisântemos

Os crisântemos têm uma enorme variedade de significados em todo o mundo, mas geralmente representam felicidade, longevidade e amor, tornando-os perfeitos para dar ao seu melhor amigo.

Rosas cor de rosa

Oferecer lindas rosas cor de rosa é a maneira perfeita de agradecer e mostrar seu apreço e admiração a alguém que o ajudou em um momento difícil.

As rosas cor de pêssego também têm esse significado, então juntar essas duas cores também pode formar um lindo buquê de agradecimento.

Hortênsias

As hortênsias são flores bonitas e cheias que expressam sentimentos sinceros e verdadeiros e representam gratidão e compreensão.

Íris

Com um significado de esperança e confiança, a flor de íris é ótima para enviar quando você quer agradecer a um amigo.

Ervilhas-de-cheiro

Essa flor perfumada envia uma mensagem específica, que é agradecer por um momento adorável. Por exemplo, essas flores aromáticas são uma excelente escolha como agradecimento após receber um convite para a casa de alguém.

Flores que significam simpatia

Para fazer com que uma pessoa saiba que ela está em seus pensamentos durante um momento difícil, uma boa ideia é enviar flores de simpatia. Então, saiba quais são as flores mais apropriadas para isso.

Lírios

Os lírios são uma flor de pêsames popular, porque têm uma aparência muito elegante e um significado de pureza, inocência e simpatia.

Rosas brancas

As rosas brancas também são muito populares e ficam lindas quando incluídas em um arranjo de flores para desejar pêsames e força.

Assim, com um significado de reverência, humildade e inocência, elas são perfeitas para oferecer condolências para quem perdeu um ente querido.

flores brancas em um funeral

Orquídeas

Orquídeas delicadas e graciosas também são boas opções de condolências. Assim, como também têm um significado de desejar força, são ideais para presentear a pessoa que perdeu alguém especial.

Papoulas

A flor de papoula é a flor de lembrança mais conhecida e é uma ótima maneira de homenagear alguém que faleceu.

Flores para festejar conquistas

Se você conhece alguém que se casou recentemente, mudou de casa, conseguiu o emprego dos sonhos ou tirou notas incríveis, então envie-lhes flores alegres como essas.

Peônias

Praticamente todo mundo adora as lindas flores de peônia. E com um significado de prosperidade, boa sorte e uma vida feliz, elas são ótimos presentes para quem embarca em uma nova e emocionante aventura na vida.

Lisianto

Lindas e delicadas flores de lisianto representam confiança, carisma e charme, por isso são ótimas para enviar a alguém que se saiu bem em uma tarefa ou esteja fazendo sucesso em sua profissão.

Narcisos

Como os narcisos significam novos começos e esperança, então enviá-los a alguém que se mudou recentemente para uma nova casa é uma ótima opção. Eles também vão ajudar a iluminar o lugar.

Lírios de calla

Os lírios de calla são flores maravilhosas para dar a alguém que vai se casar, pois simbolizam beleza, inocência, magnificência e pureza.

Conclusão

Observe que selecionamos apenas algumas opções de cores e flores para explicar seu significado de acordo com a floriografia. Isso porque para explicar de todas as flores seria necessário um livro.

Então, se você estivar em dúvida se é adequado presentear alguém com alguma flor específica, que não citamos acima, informe-se para saber se ela é adequada.

Assim, não importa qual seja a mensagem, você pode se comunicar sem falar uma palavra. Isso porque a floriografia permite que você fale o que pensa de uma maneira bonita.

Portanto, se você está expressando gratidão ou desculpas, parabéns ou simpatia, ou simplesmente quer que um amigo ou ente querido saiba como você se sente, então um buquê de flores bonitas sempre envia uma mensagem significativa.

Há ainda na floriografia flores adequadas para cultos religiosos e outra celebrações, mas, conforme já comentamos é uma matéria muito extensa para abordarmos aqui.


Leia também:
Aspidistra, uma planta fácil de cuidar e que se adapta facilmente em ambientes com pouca luz
Simbolismo das cores
Significados e simbolismos da Árvore da Vida
Saiba quais são os aromas que atraem boas energias
Simbolismo da planta Costela de Adão
Conheça as superstições mais populares
O que é a Flor da Vida?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *