O que é a Flor da Vida?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

Flor da Vida

A Flor da Vida pode parecer um símbolo bem simples, no entanto ela possui grande profundidade, detalhes e complexidade na formação das suas pétalas.

O símbolo da Flor da Vida é um dos símbolos geométricos mais fascinantes, conhecidos e reconhecidos dentro do mundo mágico da escola de pensamento Geometria Sagrada. Isso porque ele é uma ilustração bidimensional que contém 19 círculos sobrepostos igualmente proporcionais.

Vamos conhecer então os profundos significados implícitos neste antigo símbolo de acordo com essa escola de pensamento?

O que é a Flor da Vida?

Com já dissemos, esse símbolo é uma ilustração bidimensional que contém 19 círculos sobrepostos igualmente proporcionais. Assim como, a escola de pensamento conhecida como Geometria Sagrada explica os profundos significados implícitos neste antigo símbolo.

Nesse desenho geométrico os 19 círculos do mesmo tamanho estão interligados. A imagem parece um conjunto de flores de proporções iguais. A composição não é apenas bonita, mas tem profundos significados simbólicos para nossa existência, vida na Terra e a formação do Universo.

Esse símbolo é composto de formas ou estruturas simples. O desenho começa com uma vesica piscis, que é uma forma geométrica composta por dois círculos sobrepostos do mesmo tamanho.

Ela também representa o ciclo da vida, portanto acredita-se que esse símbolo contenha o mais significativo e sagrado padrão de nosso universo como um todo. Ele nos conecta a todos os seres vivos por meio dessa bela representação física.

Assim como muitas pessoas acreditam que, se pudermos começar a entender a Flor da Vida, podemos entender o complexo funcionamento interno e externo do Universo. Este antigo símbolo demonstra que toda a consciência surge de uma fonte, que é o primeiro círculo.

Vesica Piscis

Das duas esferas, círculos adicionais são acrescentados, formando assim, um desenho semelhante, mas com apenas sete círculos interconectados, conhecido como Semente da Vida.

Assim como as sementes da vida real são a origem das flores, o símbolo da Semente da Vida é um bloco de construção para o design da Flor da Vida.

A Flor da Vida em Geometria Sagrada

Na teoria da Geometria Sagrada, os padrões geométricos – ou matemáticos – encontrados na natureza são evidências de design inteligente. Embora seja possível explicar esses padrões em termos científicos, os seguidores da Geometria Sagrada acreditam que são evidências da criação ter sido feita por um poder superior.

Um exemplo de geometria sagrada na natureza é a espiral de Fibonacci. A Espiral de Fibonacci é um padrão que se repete em toda a natureza e no Universo. Por exemplo, os girassóis, furacões, galáxias, conchas e até cobras enroladas contêm espirais.

Espirais na Natureza

Algumas espirais encontradas na natureza seguem o padrão matemático da sequência numérica de Fibonacci, que começa com 0 e 1 e depois aumenta com a soma dos dois números anteriores, como 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13 , 21, e assim por diante.

Simbolicamente, uma espiral representa a expansão de uma única fonte, que cresce ou ganha poder. Para a Geometria Sagrada, o fato de encontrarmos esse padrão em uma variedade tão grande de forças vitais demonstra que nossa origem, ou criação, decorre de uma única fonte.

Fibonacci

Espiral de Fibonacci

Qual é o significado da Flor da Vida?

Para as pessoas que acreditam em simbolismos, a Flor da Vida representa um plano divino para a criação. Elas creem que as formas dentro do design da Flor da Vida representam os blocos de construção da vida, ou existência.

No nível espiritual, a Flor da Vida representa que a vida na Terra, no Universo, e a nossa existência fazem parte de um plano divino interligado. Além disso, demonstra evidências de um criador divino.

Os adeptos da Geometria Sagrada acreditam que esses tipos de padrões repetidos demonstram uma interconexão entre a vida na Terra e a existência universal. Assim como, eles acreditam que esses arranjos provém de uma única fonte, que é um criador divino.

Na Geometria Sagrada, símbolos como a vesica piscis, que evoluem para se tornar a Semente da Vida e depois a Flor da Vida, simbolizam os blocos de construção da vida e da existência. Assim, são projetos para a criação do universo.

Mas, mesmo que você não acredite em um criador divino, ainda assim o desenho da Flor da Vida também pode simbolizar a interconectividade da vida na Terra do ponto de vista científico e ecológico.

De qual religião é a Flor da Vida?

Esse é um símbolo anterior às religiões do mundo atual, sendo assim, não pertence nem representa nenhuma religião.

No entanto, seus conceitos existem em muitas religiões. Por exemplo, o símbolo da Flor da Vida aparece em mandalas hindus e budistas, bem como em obras de arte cristãs, judaicas e muçulmanas.

Flor da Vida na História

Você vai identificar esse símbolo em todo o mundo e em diferentes culturas.

O exemplo mais antigo conhecido do símbolo da Flor da Vida remonta ao Egito Antigo, onde foram encontrados relevos de parede no Templo de Osíris. São esculturas de pelo menos 6.000 anos talhadas em uma estrutura de Osirion (Osireion) em Abidos, Egito.

A descoberta aconteceu quando arqueólogos escavaram o templo de Seti, onde o Osorion estava totalmente enterrado sob as areias do tempo.

Os romanos também incorporaram o desenho da Flor da Vida em suas obras de arte, entre elas está um piso de mosaico que foi descoberto na antiga cidade de Pompeia.

Na Ásia, uma esférica Flor da Vida aparece sob a pata de um dos leões que guardam a Cidade Proibida em Pequim, na China. Além disso, no budismo, o significado da flor de lótus é frequentemente visto como sinônimo dela.

Além disso, os fundamentos da Flor da Vida aparecem em contextos religiosos, como o judaísmo e o cristianismo.

No Cristianismo, a Semente da Vida representa a soma da Santíssima Trindade e os quatro cantos do mundo. Juntos, esses elementos constituem os blocos de construção da vida na Terra, assim, a Flor da Vida representa sua expansão e interconexão.

Na mística judaica da Cabala, a Flor da Vida está associada a outro símbolo chamado Sefirot. As Sefirot, também chamadas de Árvore da Vida, representam 10 canais de prática espiritual, bem como a força vital divina neste corpo. Desta forma, as Sefirot funcionam como os chakras.

Enfim, o enfoque comum nesses símbolos espirituais é que toda a vida deriva de uma fonte original.

Leonardo da Vinci e a Flor da Vida

Nascido em 1452, Leonardo da Vinci era tido como obcecado pela geometria e pelas implicações apresentadas pela Geometria Sagrada. Dessa forma, Da Vinci incorporou o que eram consideradas formas sagradas nas composições de sua obra de arte para acrescentar a elas significados mais profundos.

Ele fez isso, por exemplo, no desenho do Homem Vitruviano, que contém um quadrado sobreposto a um círculo. Os historiadores acreditam que esse famoso desenho de Da Vinci foi composto, pelo menos em parte, com base no símbolo da Flor da Vida.

Segundo eles, Da Vinci estava retratando o conceito de que os seres humanos preenchem a lacuna entre o mundo físico ou material – representado pelo quadrado – e o mundo espiritual ou metafísico – representado pelo círculo.

Além disso, o símbolo da Flor da Vida como base para o desenho demonstra que as proporções dos seres humanos estão em harmonia com os blocos de construção do Universo. Em outras palavras, a humanidade também é um produto do design inteligente.

Homem Vitruviano - Flor da Vida

Como usar a Flor da Vida

Um símbolo da Flor da Vida pode, por exemplo, ser um belo desenho para uma tatuagem porque o simbolismo é um aspecto essencial para a arte da tatuagem.

O design bidimensional elegante, mas simples, pode expressar um significado profundo sobre a vida e nossa existência. Seja sozinha ou sobreposta a outro desenho, uma imagem da Flor da Vida pode convidar a algumas discussões fascinantes sobre história, espiritualidade e existência.

Portanto, você pode incorporá-la em quadros, painéis, pisos, enfim, em qualquer espaço que pretenda valorizar.

Os 5 sólidos platônicos são encontrados dentro desse símbolo, assim como muitos outros, incluindo a Semente da Vida, a Árvore da Vida e o Cubo de Metatron, apenas para citar alguns.

Essas formas atuam como blocos de construção para todos os seres vivos, começando com o primeiro círculo. Este padrão incrível é criado por dezenove círculos sobrepostos.

O padrão formado pelos círculos cria uma imagem de flores perfeitamente simétricas.

Variações da Flor da Vida

Existem muitas variações desse símbolo, entre elas algumas com apenas sete círculos.

Muitas pessoas acreditam que o símbolo da Flor da Vida representa o ciclo da criação, do começo ao fim. Que a palavra Flor está presente em seu nome não apenas por se parecer com uma flor, mas pelo ciclo de vida de uma Árvore Frutífera.

É, sem dúvida, um dos símbolos mais poderosos que conhecemos e passamos a respeitar e admirar.

Com suas raízes na matemática, a Flor da Vida, da Geometria Sagrada se expande para a física quântica e é aplicada em cura energética, meditação e misticismo.

Flor da Vida - Tatuagem


Leia também:
Significado da Roda do Dharma
Mão de Hamsá (Mão de Fátima)
Yin e Yang, significado
Como montar um jardim zen
Qual o significado da flor de lótus?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *