Yin e Yang, significado

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 8 minutos

Yin e Yang - significado - capa

Muitas pessoas reconhecem o símbolo Yin e Yang como um desenho icônico e com um significado espiritual que representa equilíbrio e harmonia no universo.

Atualmente, o princípio filosófico do Yin e Yang evoluiu para a ideia de que todas as coisas no universo existem como opostos inseparáveis ​​e contraditórios. Ou ainda, pares de opostos iguais que se atraem e se complementam menos como “forças opostas” e mais como “forças complementares”.

Em suma, o Yin Yang passou a representar simbolicamente o caminho constante de união dos opostos e a busca pelo equilíbrio na vida. Portanto, ao pensar nesse símbolo, pense em equilíbrio e não em conflito.

Mas o que realmente significa o símbolo Yin e Yang e qual seu significado espiritual? De onde veio o símbolo, como ele está conectado ao Yoga e como a compreensão de tudo isso pode nos beneficiar?

Origem do símbolo Yin Yang

Assim como muitos outros símbolos antigos, a origem mais antiga do símbolo Yin e Yang não é 100% conhecida.

Entretanto, os historiadores concordam que os ensinamentos do Yin e Yang remontam a, pelo menos, desde o ano 600 aC na China antiga.

Escritos antigos mencionando Yin e Yang surgiram pela primeira vez na dinastia Yin. Essa dinastia manteve o poder de aproximadamente 1.400 aC a 1.100 aC, fazendo com que o conceito dessas naturezas gêmeas tivesse mais de 3.000 anos.

De acordo com a Dra. Robin R. Wang, autora, professora de filosofia e diretora de estudos asiáticos na Loyola Marymount University da Califórnia, os primeiros caracteres chineses para Yin e Yang foram encontrados inscritos em ossos de animais que datam de 1.300 aC.

Segundo a Dra. Robin, esses caracteres antigos nas esculturas de ossos eram usados ​​para rastrear o sol em relação à sua altura no céu e o tamanho da sombra que lançaria sobre as montanhas próximas. Eventualmente, por volta de 600 aC, Yin e Yang adquiriram um significado espiritual.

O Yin tornou-se conhecido por representar o solstício de verão e simboliza o domínio da escuridão sobre a luz do dia, enquanto Yang representava o solstício de inverno e simboliza o domínio da luz do dia sobre a escuridão.

Na época da Dinastia Han (cerca de 200 aC), ele tornou-se essencial nos ensinamentos tradicionais chineses e começou a se transformar, de uma representação física do equilíbrio entre luz e escuridão, em uma representação metafísica de Qi (o equilíbrio entre a energia boa e a energia negativa no universo).

Sendo assim, essa é a base fundamental que leva o Yin e Yang a simbolizar o equilíbrio entre luz e escuridão, bem e mal, positivo e negativo.

Yin e Yang esculpido

Significado das cores do Yin e Yang

O Yin é preto, enquanto o Yang é branco.

Sendo assim, como Yin é preto, ele simboliza sombra ou escuridão, coisas que são mais silenciosas, distantes, a lua e todas as coisas com energia escura.

Por outro lado, o branco do Yang simboliza o calor, a energia positiva, o movimento ativo e o sol.

Cada metade do símbolo tem um pequeno círculo no centro, que é a cor correspondente do lado oposto. Isso é feito para mostrar que cada lado carrega a semente, ou “essência”, do outro.

Isso nos diz simbolicamente que, para prosperar na vida, essas forças devem coexistir e formar uma união perfeita, assim como também devemos fazer com aqueles que nos rodeiam.

O significado espiritual da forma Yin e Yang

O círculo externo completo do símbolo, como um todo, representa a totalidade do universo, ou seja, circular e sem fim.

Cada metade é dividida, não por uma linha reta, mas por uma curva em “S” parabólica perfeitamente uniforme e côncava (que é diretamente proporcional aos elementos da sequência de Fibonacci e outros elementos da geometria sagrada).

A “curva S” do símbolo significa que o Yin e o Yang estão interconectados e continuamente provocando “fluxo e refluxo” um no outro.

À medida que o Yang aumenta no topo do círculo, o Yin se contrai, assim como, conforme o Yin aumenta na parte inferior do círculo, o Yang se contrai.

As culturas e os costumes dos tempos antigos são sempre fascinantes de aprender, portanto, a história e o significado espiritual por trás do Yin e Yang não é diferente.

Conforme comentamos acima, Yin e Yang são conceitos chineses antigos originários de milhares de anos no passado mas que se desenvolveram e mudaram gradualmente ao longo do tempo.

Por exemplo, a filosofia Yin e Yang acredita que duas divindades cósmicas trabalham em conjunto para governar o universo. Essas duas energias são polos opostos e podem ser observadas na natureza se desacelerarmos e observarmos o que está ao nosso redor.

Yin e Yang - Yoga

Yin e Yang no Yoga

Enquanto a ideia e a filosofia do Yin e Yang estavam sendo desenvolvidas na China antiga em algum lugar entre 1.300 e 200 aC, por volta do mesmo período, o Yoga estava sendo escrito pela primeira vez na Índia antiga.

Embora os dois conceitos ainda não tivessem se encontrado, eles já se baseavam em alguns dos mesmos princípios fundamentais de encontrar equilíbrio e harmonia no universo.

Os primeiros escritos conhecidos sobre Yoga vêm dos antigos textos dos Vedas que datam de 1.500 aC. Quando exatamente a Yoga migrou da Índia para a China ainda está em debate.

É provável que seja depois que Buda recebeu os ensinamentos dos Vedas e deixou a Índia por volta de 500 aC, mas o que está claro é que os conceitos subjacentes de “Yin e Yang” e os conceitos de Yoga atendem a um mesmo princípio.

Ação do Yin e Yang sobre o corpo

Na Medicina Tradicional Chinesa, o Yin representa as forças passivas enquanto o Yang representa as forças ativas. Portanto é esse de Yin(passivo) e Yang (ativo) que gerou as formas Yin e Yang de Yoga.

Na década de 1970, o campeão de artes marciais Paulie Zink recebeu os créditos como fundador do “yin-yang yoga”, combinando elementos do tradicional Hatha Yoga com o Yoga Taoísta.

Esta combinação equilibrou o Yoga tradicional ou “yang yoga” de ritmo mais rápido, com um Yoga Taoísta de ritmo mais lento, ou “yin yoga”.

A Yoga Yin-Yang de Zink é baseada no conceito de que, para criar equilíbrio em sua prática geral de Yoga, você precisa alternar entre se esforçar e se acalmar.

Yin Yoga
  • Devagar;
  • Melhora a flexibilidade e mobilidade articular;
  • Acalma e equilibra a mente e o corpo;
  • Reduz o estresse e a ansiedade;
  • Atua profundamente nos tecidos conjuntivos;
  • Prepara para a meditação.
Yang Yoga
  • Ritmo mais rápido;
  • Fortalece e tonifica o corpo;
  • Aumenta a resistência;
  • Remove tensões e obstáculos no corpo.

Embora originários de culturas diferentes, os antigos princípios filosóficos que o símbolo Yin e Yang e o Yoga representam estão enraizados no mesmo entendimento fundamental de encontrar equilíbrio na vida.

Quer se trate de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, equilíbrio esquerdo-direito do Yoga, equilíbrio família-amigos ou equilíbrio meditação-exercício, todos podemos levar para casa lições valiosas enraizadas na antiga polaridade do símbolo Yin e Yang.

Características Yin

O Yin é tido como energia feminina, ou o lado feminino da dualidade do universo. Assim como, o Yin está associado ao frio e à cor preta. Destina-se a ser uma energia divina e feminina. As características típicas são gentileza, sabedoria, introversão, persistência, relaxamento e paz.

Gentileza

Yin é uma energia gentil, de uma forma que parece um toque reconfortante. As pessoas que adotam um papel gentil de cuidado estão incorporando a energia Yin em si mesmos.

Sabedoria

Yin é um tipo lento de energia que aprecia dedicar tempo para crescer como pessoa, tanto no reino espiritual quanto no físico. Desacelerar para tomar um café e aprender algo novo é uma forma de se sentir mais Yin.

Introversão

Embora a sociedade tenda a valorizar a sonoridade e a extroversão, a energia Yin valoriza as coisas que se destacam de maneira mais silenciosa. A energia feminina é mais silenciosa e introvertida do que a energia Yang masculina, já que o Yin tem a ver com solidão e autorreflexão.

Persistência

O crescimento constante e a estabilidade são marcas da energia Yin. A persistência está ligada a esse crescimento, sendo assim, o Yin está presente quando um projeto é trabalhado por dias ou semanas e é recompensado de acordo.

Relaxamento

Yin não é a energia de fazer tudo, ao contrário, é a energia que nos lembra de equilibrar as coisas e relaxar quando nossos corpos e mentes nos pedem. O doce relaxamento e o carinho materno são duas coisas frequentemente associadas ao Yin.

Paz

Nosso principal objetivo na vida é encontrar a paz, tanto dentro de nós quanto em ralação à sociedade. A energia Yin é calmante e gentil, trazendo uma sensação lenta de paz que é muito arraigada. Portanto, trazer mais energia Yin para nossas casas e vidas pode ajudar a nos acalmar e diminuir os sintomas de ansiedade.

Efeitos negativos da energia Yin

Yin é uma energia calmante e pacífica para incorporar, no entanto, todo o princípio por trás do significado Yin e Yang é o equilíbrio. Sendo assim, se houver muito Yin no corpo em relação ao Yang, você pode experimentar efeitos negativos como:

  • Fadiga;
  • Sentir-se preguiçoso ou lento;
  • Sentir-se triste ou deprimido;
  • Ganho de peso;
  • Pensamentos lentos ou confusos.

Yin e Yang - homem - mulher

Características Yang

O Yang se opõe diretamente ao Yin porque é é considerado o lado masculino da equação. Associado à cor branca e ao calor, o Yang é uma energia ígnea cheia de vida e paixão. Traços de caráter comuns associados à energia Yang incluem coragem, ambição, senso de aventura, ação, excitabilidade e extroversão.

Coragem

A energia Yang não é tímida, ao contrário, incentiva a ir em frente na busca do que se quer, sem hesitação. Saltar de cabeça para o desconhecido é um movimento Yang que pode colher muitos benefícios. O Yang traz a coragem necessária para nos movermos pela vida sempre evoluindo, em vez de permanecermos estagnados.

Ambição

A energia branca quente de Yang provoca muita produtividade e ambição, portanto, nos momentos da sua vida em que você estava super motivado para realizar grandes tarefas, estava funcionando com Yang.

Aventura

Yang é uma energia poderosa que pode nos levar a fazer coisas que, de outra forma, poderiam parecer assustadoras, como por exemplo, partir em uma viagem de aventura.

Tomada de ação

A ação está diretamente ligada à motivação e à ambição. Como a ambição prospera na energia Yang masculina, o mesmo acontece com a adoção de medidas acionáveis ​​que levam à realização de um objetivo.

Excitabilidade

Enquanto o Yin é calmo e reconfortante, o Yang atropela. Muito Yang reprimido pode fazer você se sentir impaciente ou cheio de energia. Isso pode acontecer antes de um grande projeto ou viagem, quando então a emoção transborda de seu ser.

Extroversão

A energia quente e ardente do Yang é muito aberta e franca, portanto, aqueles que carregam muito Yang dentro de si podem ser barulhentos e extrovertidos. Eles são atraídos pelas pessoas e gostam de passar seu tempo ativamente fazendo coisas com aqueles que amam.

Efeitos negativos da energia Yang

Assim como o Yin, o Yang precisa estar devidamente equilibrado no corpo, portanto, estar fora de sintonia pode afetar sua saúde física e mental. Se você tem muito Yang, então pode experimentar uma série de sintomas:

  • Incapacidade de ficar parado, inquietação;
  • Raiva ou irritabilidade inexplicável;
  • Dores de cabeça;
  • Insônia ou má qualidade do sono;
  • Emoções descontroladas que levam à violência;
  • Problemas de controle de impulso ou dependência de substâncias.
Conclusão

O princípio Yin e Yang é uma das ideias filosóficas mais simples e complexas existentes, seu significado é de harmoniza e paz.

Sendo assim, as duas dualidades que esse símbolo representa, residem dentro de todos nós. Ao mantê-los em harmonia, somos mais capazes de levar uma vida feliz e próspera.

Enfim, quando estamos em equilíbrio, podemos trabalhar para equilibrar o resto do mundo.


Leia também:
Mão de Hamsá (Mão de Fátima)
Como encontrar e ativar o cantinho do dinheiro aplicando o Feng Shui na sua casa
O que são mudras, seus benefícios e significados
O que significa Om ou Aum?
Qual o significado do olho grego?
Lavanda, simbolismos e significados espirituais

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *