Qual o significado do olho grego?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

Qual o significado do olho grego - capa

Você já deve ter visto muitos itens com o olho grego, mas já se perguntou qual o seu significado?

O olho grego é um amuleto muito popular em todo o mundo. Ele tem origem na cultura grega antiga e é amplamente usado como um símbolo de proteção contra o mal e a inveja.

Também conhecido como “olho turco” ou “nazar boncuk”, o olho grego é composto por círculos azuis e brancos com um ponto preto no centro.

Acredita-se que o olho grego tenha o poder de desviar a energia negativa e o mau-olhado, protegendo assim quem possui esse amuleto.

Em função de sua popularidade e significado, o olho grego pode ser encontrado em casas, carros, prédios, itens pessoais e escritórios. São inúmeros itens, como por exemplo, roupas, joias, adereços, capachos, chaveiros e quadros, entre outros, como uma forma de afastar o mal.

Além disso, o olho grego é considerado um símbolo de boa sorte e prosperidade, trazendo equilíbrio e harmonia para quem o carrega consigo.

Qual a história e o significado do olho grego através do tempo?

O olho grego é o amuleto mais difundido na forma usada hoje na Grécia, mas também nos países onde se espalhou é muito popular com suas três cores, azul, branco e preto.

O original tem seu lado circular externo tem uma tonalidade azul cobalto, com a parte concêntrica com a mesma espessura em branco, enquanto seu centro consiste em um pequeno círculo preto representando a pupila do olho.

Mas do que esse olho nos protege? A interpretação dada é que nos protege ao repelir a energia negativa maliciosa emitida por terceiros. O ódio ou simplesmente a inveja têm a capacidade de nos causar muitos males, pequenos ou grandes.

No entanto, é possível que uma pessoa emita energia negativa, sem admitir isso para si mesma, ou seja, que nutre um sentimento negativo em relação a outra pessoa.

Por exemplo, até a admiração pode causar uma energia negativa. Afinal, quantas vezes não nos pegamos percebendo que dentro da nossa admiração por alguém existem, inconscientemente, algumas pitadas, ainda que ínfimas, de ciúmes?

Qual o significado do olho grego - amuleto

Primeiras manifestações contra mau-olhado encontradas na civilização humana

As investigações espeleológicas feitas na Península Ibérica revelaram representações esculpidas, com cerca de 10.000 anos, desenhadas pelos antepassados ​​paleolíticos, que indicam a sua crença nos poderes do mau-olhado.

Essas escavações arqueológicas também revelaram que a crença na visão já existia há 5.000 anos, na civilização suméria, ou seja, no vale do rio Eufrates. Assim como na Síria foram escavados amuletos contra o mau-olhado que datam de mais de 3.000 anos.

Os antigos gregos, no entanto, foram os primeiros que reproduziram toda a teoria do mau-olhado, combatendo-o ao longo do tempo também nos antídotos que inventaram para isso.

Por exemplo, na Grécia, se alguém disser “que criança linda”, é possível que isso seja seguido pela reação da mãe a essas palavras de admiração. Ou seja, é possível que ela cuspa 3 vezes e ainda faça uma exclamação.

Portanto, de acordo com a lógica da cultura grega, se alguém blasfema, diz palavras sobre alguém que podem indicar ódio ou inveja ou mesmo admiração, então deve-se evitar um possível mau-olhado.

Além disso, o envio do mau-olhado também pode acontecer sem que nenhuma palavra seja dita. Isso porque alguém pode emitir uma energia malévola apenas através de seu olhar, principalmente se ele tiver olhos azuis.

Porque o olho grego é azul?

Existem várias práticas para lidar com o mau-olhado. Por exemplo, carregar o olho grego conosco na forma de um talismã ou adereço, ou ainda colocá-lo em áreas de nossa casa ou trabalho.

Ao mesmo tempo, o cuspir três vezes, ou exclamações como “Droga, droga, droga!” representam um tratamento emergencial para alguma adversidade inesperada que pode advir ou de palavras de admiração de terceiros ou, como muitos acreditam, de autoadmiração espontânea, ou narcisismo.

Alguma ações mudaram, como por exemplo, na Grécia antiga, a palma da mão aberta, voltada para o rosto daquele que enviava energias negativas tinha um significado de repelir essa energia e impingi-la de volta ao gerador.

Hoje, esse movimento se tornou símbolo de um gesto depreciativo, algo como um insulto dirigido à pessoa com quem temos algum confronto.

Então surgiram os amuletos como o olho grego e seu significado. A razão pela qual ele é originalmente azul se deve ao fato de que nas regiões da Jônia, nas ilhas do mar Egeu e na península grega, pessoas com olhos azuis eram relativamente poucas.

Então, uma vez que a energia negativa seria naturalmente atribuída à minoria de pessoas, foi estabelecido na consciência geral que as de olhos azuis eram as que tinham o poder de enviar o mau-olhado.

Assim, esse conceito se espalhou para os povos do Mediterrâneo Oriental, do Oriente Médio e do Norte da África.

Qual o significado do olho grego

E por que esse amuleto é um olho?

Platão sempre defendeu que o homem tem uma chama dentro dele. Segundo ele, os olhos é que enviam essa chama para fora do corpo. Com a terminologia científica moderna, poderíamos descrever o mesmo fenômeno como a emissão de ondas eletromagnéticas. A ativação dessas ondas acontece através por nosso próprio poder interno e usamos nossos olhos como meio de enviar esse fluxo de energia.

Sendo assim, Platão escreveu algo como, “não precisa falar alto porque você pode olhar para eles”. Plutarco, Pitágoras e Zenão tinham uma visão semelhante e a atribuíam à força negativa emitida pelo olhar das pessoas.

Mas os pesquisadores atuais também justificam a fé humana no contato visual, identificando-se com a teoria de Platão. Ou seja atribuindo-a ao poder ativado pela emissão de energia eletromagnética do olhar de uma pessoa para outra.

Que essa energia é emitida através dos olhos também é demonstrada pelo fato de que muitas pessoas têm a capacidade de perceber os olhares intensos sobre elas.

Inclusive foi mais aprofundado e estudado que a reação mais comum de quem, estando de costas para aquele que o mira com seu olhar persistente, é que repentina e completamente inconscientemente, o alvo de seu olhar, volta sua cabeça para trás.

Os mesmos pesquisadores concluem que é possível através do olhar de uma pessoa influenciar outra, de uma forma boa ou má. Isso é completamente de acordo com o conceito abraçado pelos gregos e outros povos.

Surgimento e significado do olho grego

Portanto, como contramedida ao olhar, escolheu-se como amuleto o olho grego. Em suma, acredita-se que ele repele todo o mal.

A despeito de suas cores e sua forma original, em sua forma atual o olho grego possui uma variedade de cores e formatos. Outra peculiaridade de sua evolução atual é que uma infinidade de objetos pessoais, utilitários ou decorativos representam o olho grego.

Ainda sobre as pesquisas científicas que estudam o poder eletromagnético do olhar e a influência que ele exerce sobre as outras pessoas. Elas também concluíram que existem pessoas mais receptivas à má influência de outras. Assim como também existem pessoas menos receptivas, ou seja, aquelas que essa influência não afetada.

Sendo assim, essas pessoas mais receptivas usam antídotos como o olho grego, acreditando que dessa forma estão protegidas do mau-olhado. E o olho grego consegue sua proteção, não apenas de acordo com sua própria crença, mas literalmente e na realidade.

A razão para isso, de acordo com os mesmos pesquisadores, é que quando acreditamos profundamente que garantimos nossa proteção usando um amuleto, nós mesmos nos tornamos um mau receptor de qualquer influência maliciosa.

Da mesma forma, ou seja, fixando um amuleto sobre nossa casa e nossa família podemos evitar a maldade contra eles. Nossa crença de que uma pessoa está protegida por este amuleto também tem efeito sobre ela, tornando-a também um mau receptor de más influências.

Qual o significado do olho grego- adornos de parede


Leia também:
Mão de Hamsá (Mão de Fátima)
Significado do Olho de Hórus
Significados e simbolismos da Árvore da Vida
O que significa Om ou Aum?
Floriografia, o significado da linguagem das flores
Significados espirituais da mandala

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *