Por que problemas financeiros afetam o sono?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Por que problemas financeiros afetam o sono - capa

Os problemas financeiros afetam o sono de várias maneiras, desde insônia à noites mal dormidas. O estresse financeiro e a ansiedade também podem afetar muito a qualidade do sono.

Portanto, se você está constantemente preocupado com dinheiro, essa ansiedade provavelmente o acompanharão para a cama.

Além disso, a falta de distrações para desopilar pode realmente amplificar o barulho daquelas vozes irritantes em sua cabeça, resultando em longas noites passadas acordado na cama.

Entenda porque os problemas financeiros afetam o sono

Sentir-se privado de sono durante o dia pode piorar ativamente sua ansiedade, levando a uma qualidade de sono ainda pior na noite seguinte.

Sendo assim, esse ciclo vicioso torna cada vez mais difícil atingir uma calmaria, onde você é capaz de tomar boas decisões e, dessa forma, começar a se ajudar ativamente na recuperação.

Listamos algumas razões pelas quais isso pode acontecer:

Estresse e ansiedade

Preocupações com dinheiro podem levar a altos níveis de estresse e ansiedade, o que pode afetar a qualidade do sono. Quando você está ansioso ou estressado, seu corpo produz hormônios do estresse, como cortisol, que podem mantê-lo acordado contra sua vontade.

Preocupação com o futuro

Se você está enfrentando problemas financeiros, então é natural que se preocupe com o futuro e como você vai pagar suas contas. Essa preocupação também pode mantê-lo acordado à noite.

Mudanças nos hábitos de sono

Quando você está sob estresse financeiro, então é comum que você comece a fazer mudanças em seus hábitos de sono. Mudanças como por exemplo, dormir tarde para trabalhar mais ou acordar cedo para ter mais tempo para se preocupar com suas finanças.

Essas razões estão ficando conhecidas como “estresse financeiro” ou “insônia financeira”.

O que é insônia financeira?

Essa é uma expressão que vem sendo usada para descrever problemas de sono causados ​​por estresse relacionado a dinheiro. O estresse afeta a todas as pessoas, mas de maneiras diferentes.

Algumas pessoas lidam bem com dificuldades financeiras, enquanto outras nem tanto. E para essas, o estresse pode realmente afetar o sono, sendo essas assim as vítimas da insônia financeira.

Como dormir bem é muito importante, então é inegável que esse estresse tem um impacto negativo na saúde física e psicológica dessas pessoas. Além disso, ele afeta suas relações interpessoais.

Será que você corre o risco de sofrer de insônia financeira?

Há algumas perguntas que você pode se fazer para, então, avaliar seu nível de estresse em relação ao dinheiro. Portanto, dedique um tempo para respondê-las.

  • Você está sempre imaginando os piores cenários ou anda em círculos sobre suas finanças?
  • Você já teve ataques de ansiedade ou pânico por causa de sua situação financeira?
  • Você tenta esconder seus problemas financeiros de sua família, afastando-se deles ou até mesmo mentindo?

Se você respondeu sim a essas perguntas, então parece claro que está passando por estresse em relação à sua situação financeira.

Com o passar do tempo esse estresse levará você a desenvolver problemas de concentração ou sono, caso isso ainda não tenha acontecido.

mulher com insônia

Quais são as causas comuns de estresse financeiro?

Praticamente todas as pessoas passam por preocupações financeiras em vários momentos de sua vida. Portanto é bom que você saiba que isso é perfeitamente normal.

No entanto, algumas situações podem afetar mais algumas pessoas e causar um estresse difícil de administrar, por exemplo:

  • Uma separação;
  • A perda de emprego;
  • Sentir-se incapaz de pagar as contas;
  • Assédio de credores ou agentes de cobrança;
  • Incapacidade de sustentar sua família.

Além disso, há preocupações adicionais que podem provocar estresse financeiro, como por exemplo:

  • Receio de ter um empréstimo negado ou de não poder pagá-lo no futuro;
  • Medo de ficar sem crédito;
  • Medo de ser julgado pelas outras pessoas pela sua incapacidade financeira;
  • Sentir-se isolado para lidar com suas dívida.

Existem várias formas disponíveis para verificar se o seu nível de endividamento deve preocupá-lo. Mas, uma coisa é certa, se pensar na sua situação financeira causa ansiedade, então você deve agir.

Quanto mais você espera para agir, mais você pensa no problema e mais estresse e as emoções negativas assumem o controle. Sendo assim, sua saúde física e mental correm riscos.

mulher dormindo bem

Como se livrar do estresse financeiro?

De um modo geral, as dívidas não desaparecem em um passe de mágica, sendo assim, o estresse também não, assim como os problemas financeiros que afetam o sono.

A boa notícia é que se você está lidando com estresse financeiro e ansiedade em função disso, então há saídas.

Para isso, dê um passo de cada vez. Primeiramente reserve algum tempo para se concentrar em si mesmo. Isso começa com passos simples, como fazer refeições nutritivas, fazer exercícios físicos, praticar o autocuidado e passar um tempo com seus entes queridos.

Fazendo isso você estará com um estado de espírito melhor para começar a avaliar se seus problemas financeiros são realmente tão ruins quanto parecem. Se forem, então comece a fazer planos para lidar com sua saúde financeira e emocional em geral.

A forma como você vencerá o estresse financeiro depende das metas financeiras individuais que você definir para si mesmo. Definir metas pode ser fortalecedor e dar a você a sensação de que está no comando. Por exemplo, você pode começar por:

  • Assumir o controle de seus gastos;
  • Encontrar formas de deixar seu orçamento mais ajustado;
  • Definir algumas metas financeiras para reduzir a ansiedade, como por exemplo, economizar para um fundo de emergência.
Procure ajuda profissional

Se você acredita que seja difícil organizar suas finanças sozinho, pode procurar ajuda profissional tanto na área psicológica como financeira.

Um profissional em recuperação financeira e um psicólogo comportamental podem ajudá-lo avaliando sua situação financeira e mental com você. O papel deles é apoiá-lo na tomada de decisões para se livrar do estresse financeiro, sem julgamento e isso é totalmente confidencial.

Depois de ter uma imagem real de sua dívida, você poderá determinar o tipo de atitude que precisa tomar.

Existe uma variedade infinita de soluções a serem tomadas. Portanto fique tranquilo quanto a isso.

Enfim, não haverá mais noites sem dormir por problemas financeiros que afetam o sono quando você estiver com seu orçamento sobre controle e aproveitando as coisas boas da vida.


Leia também:
O que é felicidade?
Como encontrar e ativar o cantinho do dinheiro aplicando o Feng Shui na sua casa
O que significa sonhar com dinheiro?
Aprenda duas simpatias para atrair dinheiro
O que é um sonho lúcido?
Entenda o que é e como fazer um planejamento familiar

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *