Entenda o que é e como fazer um planejamento familiar

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Entenda o que é e como fazer um planejamento familiar - Capa

Certamente umas das maiores dificuldades ao constituir uma família é organizar as finanças para que os pequenos cresçam com conforto e qualidade. Assim, saber como fazer um planejamento familiar é fundamental para proporcionar viagens, saúde e educação.

Para conhecer o destino dos sonhos é muito importante a contratação de um seguro viagem, assim como é importante uma estabilidade financeira para alcançar objetivos. Desse modo, o conhecimento total sobre gastos e receitas se torna essencial.

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre como fazer um planejamento familiar. Com isso, entenda o que é, a sua importância e os 5 passos principais para colocá-lo em prática.

O que é planejamento familiar?

De modo geral, o planejamento familiar é a organização das finanças de todos os integrantes da casa. Assim, é o controle de todos os gastos e receitas mensais desenvolvidos pelos pais e filhos.

Sendo assim, são colocados em um planejamento familiar gastos fixos como conta de luz, internet, água, alimentação, educação, saúde e muito mais. Além disso, despesas variáveis como restaurantes, lazer, compras e outros possíveis gastos.

Por fim, para um bom planejamento familiar é preciso anotar também os rendimentos de cada membro, ou seja, os salários e possíveis receitas. Desse modo, é possível ter uma visão clara sobre as possibilidades financeiras de toda a família.

Ou seja, essencial para auxiliar nas tomadas de decisões de curto e longo prazo, seja para a compra de novos produtos para casa ou para uma viagem.

Afinal, por que saber como fazer um planejamento familiar é importante?

Depois de entender o que é um planejamento familiar é possível entender a importância de fazê-lo. De modo geral, essa iniciativa é fundamental para apresentar a todos os membros a entrada e saída de todo o dinheiro, apresentando as possibilidades reais a cada mês.

Assim, uma importante alternativa para auxiliar no controle de gastos e unir a família em torno de um objetivo em comum, seja a economia para a compra de um eletrodoméstico até a realização de uma viagem com todos juntos para o destino dos sonhos.

Além disso, o planejamento familiar é fundamental para ajudar a encontrar e diminuir possíveis gastos desnecessários. Desse modo, auxilia no pagamento de dívidas e reduz as chances de novos atrasos.

5 passos de como fazer um planejamento familiar

Agora que você já sabe tudo sobre um planejamento familiar, vamos conhecer algumas dicas e passos de como colocá-lo em prática.

1 – Busque a participação de todos os membros da família

Busque a participação de todos os membros da família

Certamente o primeiro passo de como fazer um planejamento familiar é unir toda a família e fazer com que todos participem. Vale destacar que essa participação não necessariamente é através de aporte de dinheiro, mas sim de corte de gastos e responsabilidade coletiva.

Assim, é uma dica importante para que todos os membros tenham conhecimento sobre as possibilidades de gastos e a situação financeira da família. A partir disso, é importante que as tomadas de decisões passem a ser feitas em conjunto.

Ou seja, desde a aquisição de um novo eletrodoméstico até a assinatura de uma internet de maior qualidade, buscando sempre apresentar prós e contras de cada ação. Essa iniciativa é essencial para que desde cedo, todos os membros desenvolvam a educação financeira.

Com isso, à medida que forem crescendo e adquirindo seus próprios vencimentos, poderão ter uma maior possibilidade de gestão financeira. Desse modo, ajuda a diminuir as chances de gastos desnecessários e alto número de dívidas.

2 – Anote todos os gastos e receitas

Depois de atrair todos os membros da casa para o planejamento familiar, o segundo passo é dar início ao controle e plano financeiro. Ou seja, comece a anotar os gastos e receitas mensais.

Para isso, comece determinando os gastos fixos da família, como aluguel, condomínio, contas de luz, água, educação, planos de saúde e outros. Assim como, gastos variáveis como restaurantes, compras e lazer.

Posteriormente, anote as receitas da família, logo, o dinheiro que entra mensalmente para a família. Portanto, some os valores de recebíveis de cada familiar e tenha o conhecimento do orçamento total da família.

Vale ressaltar que os valores de rendimentos geralmente são distintos, sendo os mais altos destinados aos provedores da família, com pai, mãe ou outro responsável.

3 – Defina objetivos para o curto, médio e longo prazo

Com o orçamento familiar desenvolvido é possível traçar junto de todos os membros o planejamento ideal. Para isso, procure desenvolver diferentes objetivos ou metas, determinando de acordo com prazos.

Essa iniciativa é importante para estimular que todos os membros se mantenham focados no desenvolvimento, controlando os gastos e buscando novas fontes de renda. Além disso, os objetivos podem ter relação direta entre eles.

Com isso, a longo prazo pode ser uma viagem a um destino específico, já em curto prazo, adquirir o valor necessário para a compra das passagens. Desse modo, a família consegue repartir um objetivo em pequenas etapas, facilitando a conclusão.

4 – Invista dinheiro e crie novas receitas

Invista dinheiro e crie novas receitas

O quarto passo de como fazer um planejamento familiar é procurar a todo instante incrementar o orçamento. Desse modo, as melhores estratégias são investir o dinheiro que sobra mensalmente e criar novas fontes de renda.

Assim, é possível ganhar mais dinheiro de forma ativa e passiva, conquistando mais rapidamente os objetivos traçados. Entre as principais maneiras estão os trabalhos extras, freelancers e investimentos como fundos imobiliários e criptomoedas.

5 – Crie uma reserva de emergência

Por fim, para um bom planejamento familiar é essencial a criação de uma reserva de emergência. Ou seja, o investimento mensal em um determinado investimento capaz de suprir as necessidades da família durante alguns meses.

De modo geral, a reserva de emergência ideal é aquela capaz de suprir as necessidades em torno de 3 a 6 meses. Logo, uma importante alternativa para enfrentar imprevistos como desemprego, problemas de saúde e gastos inesperados como conserto de carro ou moradia.

Conclusão

Com todas as informações apresentadas no texto é possível entender como fazer um planejamento familiar. Desse modo, fica evidente a sua importância para a conclusão de objetivos e metas traçados por todos os membros da família.

Assim, o ponto crucial do planejamento familiar é o envolvimento de todos os membros, até mesmo os mais novos. Portanto, vai muito além da atuação de apenas os provedores, mas sim da responsabilidade coletiva sobre gastos necessários e desnecessários de todos.


Leia também:
12 dicas para você economizar no preparo das refeições
Adotando essas práticas você poderá economizar muito dinheiro
Como encontrar e ativar o cantinho do dinheiro aplicando o Feng Shui na sua casa
Como proteger seus filhos nas redes sociais
Mitos que atrapalham investimentos financeiros
Dicas para levar uma vida frugal

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *